Por todo o mundo, diversas instituições de divulgação científica realizam eventos comemorando o primeiro pouso lunar, ocorrido em 20 de julho de 1969 — há 45 anos. E o Planetário de Nova Friburgo (anexo ao Ciep Licínio Teixeira, na Via Expressa, Olaria) não ficará fora dessa. Neste domingo, 20, a partir das 18h, será realizada palestra sobre as missões espaciais do Programa Apollo, coordenado pela Nasa, que levou o homem à Lua com sucesso em sua quinta missão tripulada: a Apollo 11. Estará à disposição dos frequentadores também a exposição "História do Programa Espacial”, com clipes da história do programa espacial, réplicas dos foguetes e naves, um simulador do LEM (abreviatura em inglês de módulo de excursão lunar) e uma réplica em tamanho natural do traje lunar usado pelos astronautas da Apollo. O professor e diretor Reinaldo Kiss Ivanicska Júnior salienta que é uma boa oportunidade para pessoas de todas as idades conhecerem este espaço cultural destinado à divulgação de astronomia e ciências afins.
Reinaldo comenta que nem parece que já se passaram 45 anos desde que o americano Neil Armstrong e seu companheiro Edwin "Buzz” Audrin pisaram na superfície lunar e entraram para a história. Em 20 de julho de 1969, mais de 400 milhões de pessoas acompanharam, ao vivo, pela TV ou pelo rádio, as primeiras palavras humanas ditas por um ser humano na superfície de outro corpo celeste: "É um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para humanidade”.
"Mais de quatro décadas depois, ainda podemos encontrar pessoas que duvidam do fantástico feito. Mesmo na internet é comum encontrar sites dedicados a ‘revelar’ a conspiração por trás da incrível aventura”, observa Reinaldo, que sinaliza a palestra com entrada franca. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.
Curso de astronomia em agosto
O planetário tem se destacado como uma ótima opção educacional, cultural e de entretenimento em Nova Friburgo, com exibição de filmes e documentários, palestras, exposições e eventos como o Piquenique no Sistema Solar.
A partir do início de agosto, o espaço estará aberto para um curso básico de astronomia e astronáutica, o "Astronomia para Poetas... ou não”. A duração é de dez semanas e o curso é gratuito. O objetivo é ensinar astronomia e ciências afins para iniciantes.
Mais informações sobre o Planetário de Nova Friburgo e o Clube de Astronomia de Nova Friburgo (mantenedora do espaço) com o professor Reinaldo Ivanicska, pelo telefone (22) 98111-9788 ou pelo e-mail ivanicskajr@yahoo.com.br.
Deixe o seu comentário