No próximo dia 22, às 17h30, acontecerá no Centro Administrativo César Guinle palestra sobre o cultivo da planta “vetiver”. Esta gramínea há tempos vem sendo utilizada em áreas degradadas com a finalidade de evitar desmoronamentos. Já nos dias 23 e 24 será ministrado curso, na localidade de Santa Cruz, no terceiro distrito (Campo do Coelho), sobre as formas de plantio e cultivo desta planta. O curso será realizado das 9h às 17h, com intervalo para almoço. O ponto de referência é a sede da Associação de Agricultores de Santa Cruz.
Vetiver é uma planta da família das gramíneas muito resistente a condições adversas e por suas características de enraizamento é capaz de auxiliar na estabilização do solo e também no controle da erosão. Suas raízes podem chegar a cinco metros de profundidade, e a planta é capaz de atingir dois metros de altura.
A palestra e o curso serão ministrados pelo engenheiro agrônomo e extensionista da Emater mineira de Caxambu, André Henriques. Em junho de 2011 técnicos da Autarquia Municipal de Água e Esgoto (Amae), da Embrapa, da Prefeitura de Nova Friburgo, da Secretaria Estadual de Agricultura e da Emater-Rio conheceram o trabalho desenvolvido por André no município mineiro e ficaram entusiasmados com a utilização da planta. André também já esteve em Nova Friburgo em julho de 2010, no 1° Workshop Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambiente de Montanha, quando também apresentou palestra sobre o vetiver. Agora André pretende aprofundar o assunto da utilização da planta em encostas e ensinar como ela pode auxiliar na recuperação de áreas degradadas.
Ao todo serão apenas 30 vagas para o curso, que tem como público-alvo agrônomos, engenheiros florestais, técnicos agrícolas e professores dos colégios agrícolas. Para mais informações os interessados podem ligar para a Secretaria Municipal de Agricultura, pelo telefone 2523-5877, ou ainda pelo telefone da Amae, 2525-9188. A pré-inscrição poderá ser feita pelo e-mail cursovetivernf@gmail.com.
Deixe o seu comentário