Em seu segundo dia, a Satélite Fevest apresentou, durante a programação noturna, mais um desfile coletivo das confecções que, desta vez, levou à passarela tons claros, com predomínio do branco. Modelos shapewear, boneca, dentre outros, que fazem parte das principais tendências de moda para as próximas estações, encheram os olhos do público.
Após o desfile, foi a vez da palestra com Simone Terra, que desenvolve pesquisas de mercado sobre comportamento de compra e influências culturais no modo de consumo. Simone tem 17 anos de mercado e já auxiliou grandes marcas, como Coca-Cola, L’Oréal, Procter&Gamble e Unilever. É coordenadora de pós-graduação, professora da ESPM-Rio e realiza palestras nas áreas Comercial e de Trade Marketing.
“É um prazer enorme estar aqui. Venho estudando comportamento de moda há muito tempo. Além disso, é muito bom vir falar na minha casa. Tenho um sítio em Galdinópolis e o meu sonho é vir morar em Nova Friburgo, definitivamente, e como uma pessoa que corre atrás dos próprios sonhos, garanto a vocês que, em breve, estarei aqui”, declarou a palestrante.
Simone Terra explicou que faz muita etnografia e pesquisas de mercado sobre as tendências de consumo. “Façam, constantemente as seguintes perguntas: o que eu posso fazer no meu negócio que se encaixe nas tendências de consumo? O que o consumidor quer através da moda?”
Atualmente, muitas pessoas não apresentam um único estilo, o tempo todo. Tudo vai depender do momento, da situação, e, por isso, o empresário de moda deve procurar oferecer ao consumidor produtos variados, “ecléticos”, que respondam às ânsias diversas do comprador.
“Não se pode deixar de lado que as pessoas buscam, através da moda, prazer e também vínculo afetivo. As experiências sensoriais agregam valor emocional, por isso a necessidade de se provocar sensações”, explicou.
Individualização:
Essa é uma das tendências em alta e que não pode ser ignorada. A individualização é igual à customização que, por sua vez, pede pelo design. “Criar uma forma de impactar o consumidor, em qualquer área, é fundamental. A moda está ligada a toda área cultural e, por isso, é muito valorizada. Uma marca pode interagir com vários estilos e momentos, e fornecer ao consumidor uma identidade própria”.
Varejo multifunção:
Várias marcas já apostam na variedade de produtos. Há cafés, por exemplo, que vendem roupas, aparelhos eletrônicos, dentre outras coisas. “A improvisação faz parte desse processo em que a interação com o público é cada vez mais importante. Disponibilizar ao cliente produtos diversificados já é uma das principais tendências de mercado. Buscar parcerias é uma boa medida”.
A projeção através do outro, com inspiração nos famosos, a personificação da compra, que tem o papel de incluir e autenticar, também são tendências de mercado. O “universo masculino” cresce a cada dia, devido à nova posição dos homens no mercado. “Eles se cuidam mais e, respectivamente, consomem muito mais. Investir também neste público é uma pedida”.
Busca pela Informação:
O consumidor busca o domínio da própria existência e, cada vez mais, procura estar informado sobre os mais diferentes assuntos, o que inclui produtos e serviços que utiliza. “Gerar impacto visual apenas não basta. Informar e formar o consumidor vai além disso, e gera mais resultado. Quem consome quer saber tudo sobre aquilo que adquire”.
Afirmação de Identidade:
Essa tendência está relacionada com a sensação de pertencimento. A criação de produtos que remetem a uma localidade, nacionalidade, que provocam nas pessoas um sentimento de inclusão, identificação. Os rituais de consumo são outra tendência. “Eu acho que a lingerie é um ritual e pode expandir fronteiras, mas precisa sair do lugar comum e procurar novas possibilidades. O chá, por exemplo, está em todos os lugares, é um ritual”.
Tendências de Trend Marketing:
Como ampliar a presença? De que maneira funciona o consumidor? Muita coisa pode acontecer quando se está em um ponto de venda. Moda é beleza, estilo, projeção, sonho, fantasia. “Os pontos focais têm papel importante na conquista do consumidor. Além disso, deve-se imprimir um diferencial no produto, oferecer algo a mais. O atendimento também faz toda a diferença, ajuda, informa e propõe outras possibilidades”.
Merchandising:
Cada coleção é única. “É preciso organizar e ambientar sua loja para cada estação. Dar visibilidade aos produtos e expô-los de forma destacada, diferente e atraente. Criar circulação, ou seja, dispor os produtos de forma que o consumidor circule dentro do ponto de venda. A vitrine deve ser criativa, chamar a atenção, convidar as pessoas para o interior do estabelecimento”.
A Busca do Prazer:
Atender de forma diferenciada, criar curiosidade, despertar interesse, estimular, inovar e atrair fazem parte do conjunto de ações que desencadearão o que o consumidor tanto procura: o prazer.
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