Duzentos empresários compareceram à palestra Ferramentas do empreendedor, realizada na noite da última terça-feira, 22, no Salão Social do Nova Friburgo Country Clube, pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio) de Nova Friburgo. O presidente do IDE, Elton Lívio Petterle, mostrou na palestra os principais motivos que levam as pequenas e microempresas a encerrarem suas atividades nos cinco primeiros anos de vida e as providências que devem ser tomadas para evitar este desfecho, com base no conhecimento e na gestão dos negócios. No evento, que teve ainda coquetel e lançamento do Programa de Capacitação em Gestão, foram arrecadados 13 pacotes e 62 latas de leite em pó, dois litros de leite, quatro quilos de alimentos não perecíveis e R$ 125,00 em dinheiro, doados pelas entidades organizadoras para o Dispensário de Santo Antônio dos Pobres.
Elton Lívio Petterle dividiu as pequenas e microempresas em três categorias: de acordo com ele, 69 por cento nascem imaturas, sem planos de gestão; 30 por cento, consideradas normais, têm planos malfeitos; e apenas um por cento, as especiais, possui planos bem estruturados. Ele revelou que praticamente cem por cento das imaturas e 70 por cento das normais morrem do primeiro ao quinto ano de vida, enquanto 90 por cento das especiais permanecem no mercado. Entre as principais causas da mortalidade, o presidente do IDE ressaltou os custos invisíveis, sem vencimento imediato, que não são contabilizados por 84 por cento das pequenas empresas.
“Dinheiro no caixa não diz nada, é preciso conhecer o lucro mensal real, ter certeza dos números. Esta é a lógica das grandes redes, que sabem o impacto dos custos financeiros e ganham competitividade no mercado. Para vencer, não bastam a emoção e a vontade, é preciso conhecimento”, assinalou ele, que é consultor, pesquisador, administrador de empresas com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná.
O presidente do IDE citou exemplos de falhas rotineiras que causam dificuldades às empresas, como a falta de relações sólidas entre as pessoas, de sistema e método de organização, de planejamento, de sintonia com o cliente e de gestão de estoque. Ele apresentou o modelo desenvolvido pelo instituto, chamado Teoria do Esforço Eficaz, que foi testado no município de Teixeira de Freitas, na Bahia, com 60 empresas, bastante heterogêneas e escolhidas de maneira aleatória. Segundo o consultor, o método hoje é aplicado em 17 estados do país, totaliza mais de nove mil parceiros e deve seu sucesso ao fato de utilizar linguagem simples e direta, equilibrar tempo e valor e priorizar a praticidade, a velocidade e o resultado.
“Com todo respeito às universidades, se fossem seguir as teorias acadêmicas tradicionais, os pequenos empresários nunca teriam tempo de obter resultados, pois eles necessitariam de 40 horas de trabalho por dia para gerir suas empresas. A diferença do nosso modelo são as ferramentas de conhecimento, que fazem com que pequenos esforços gerem grandes resultados. O empresário é um empreendedor que materializa seus sonhos. Ser empreendedor é ser somente aspirante a isso”, afirmou.
Elton Lívio Petterle pediu para a plateia pensar seriamente sobre os desperdícios que reduzem o faturamento, cujos valores, se multiplicados, poderiam não apenas aumentar os lucros das empresas, mas melhorar as lojas e as cidades. Na exibição do Programa de Capacitação em Gestão, que é dividido em seis módulos: ‘Custos’, ‘Finanças’, ‘Empresa’, ‘Negociação, compras e estoque’, ‘Marketing’ e ‘Administração estratégica’. O presidente do IDE comentou que as pessoas costumam atribuir a fatores externos a responsabilidade por tudo de ruim que acontece com elas, esquecendo-se de que são, elas próprias, os heróis, os atores transformadores de suas vidas. Ao ler um texto de Albert Einstein sobre o papel das crises nas histórias individuais e da humanidade, Elton Lívio Petterle perguntou aos empresários se eles reconhecem a hora de mudar.
“Qual a hora de sair da zona de conforto? Devemos perceber os sinais, pois existem sinais evidentes de que está se formando uma crise. A crise, quando se instala, é uma dica. Ela nos leva ao despertar, acende em nós algo novo, nos mostra que chegou a hora de fazer algo diferente”, observou.
O presidente da CDL e do SinComércio, Braulio Rezende, destacou a expressiva participação dos empresários no evento, lembrando que a qualificação profissional tornou-se indispensável depois da estabilização da moeda e das profundas mudanças ocorridas na economia, nos últimos anos. Por isso, ele acentuou, as duas entidades investem sempre em cursos e palestras visando à atualização e à reciclagem dos empresários e funcionários do comércio da cidade.
Após a palestra, foi promovido sorteio entre os participantes, e o empresário Jamil Brum Kazan ganhou do IDE um aparelho de MP4. As inscrições para o Programa de Capacitação em Gestão, que será ministrado no Centro de Estudos e Qualificação Profissional do Comércio Lojista, no prédio da CDL, já estão abertas. Mais informações pelos telefones 2525-2031, da CDL, (24) 8137 8677 e (24) 9825 8005, do instituto, com Robésio Guimarães Neto.
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