Palavreando: O silêncio

por Wanderson Nogueira
sexta-feira, 20 de junho de 2008
por Jornal A Voz da Serra

O tempo passa e sem que se perceba o silêncio conversa com a gente. A todo momento ele nos aconselha, nos conta sobre as coisas do mundo que não vemos, nos diz mais frases bonitas e feias do que qualquer poema ou canção.

Se nunca ouviu o silêncio eu lhe conto: o silêncio nos fala mais ou menos assim:

Abra os olhos e veja a minha voz neste ar transparente que na verdade é da cor que você escolher. Não deixe de olhar nos olhos daqueles que ama, eles lhe ensinam mais do que os livros e mais do que eu mesmo.

Você sempre pode escolher, então, escolha o abraço ao aperto de mão e numa manhã qualquer prefira uma declaração de amor ao bom-dia. Sinta o seu coração e não pergunte o porquê do comprimir e exprimir. Resolva a questão simplesmente recorrendo à existência do milagre.

Surpreenda alguém com a sua presença e se surpreenderá como você é importante. Pinte. Rabisque folhas em branco. Escreva a sua história em cadernos velhos. Colha flores pelo caminho e semeie girassóis no cimento. Num dia qualquer recuse o espelho, penteie seus cabelos e ajeite seu rosto dormido na poça de água da chuva.

Olhe as belezas da natureza: montanhas, rios, lagos, mares, árvores, insetos, pedras... Mas nunca se esqueça de observar os seres humanos: os sorrisos, as lágrimas, as vozes, os bocejos, as mãos, o fungar dos narizes, as cabeças que se inclinam para a direita ou esquerda indicando direções diferentes que buscam suprir uma mesma necessidade: o outro. Um para o outro é tudo o que você precisa! Não espere o último sopro de vida para descobrir isso.

Ame os à sua volta. Brigue com seus amigos, mas brigue só se for pelo amor que sente e quer preservar. Abrace-os. Beije-os. Diga tudo ou não diga nada, mas se faça entender que a vida não tem graça sem esses amigos que entram, mas nunca saem de nossos dias. A amizade é a maior conquista que alguém pode ter, porque essas pessoas não têm obrigação de se tornarem suas amigas, mas escolhem amá-lo e você as escolhe para amar também, e isso se chama perfeição!

O mesmo vale para seus pais, seus filhos, seu companheiro. Ame-os com devoção. Eles serão responsáveis pelo seu vôo. Eles farão você ler as estrelas. Eles são a conexão que permitem que eu te fale e você possa me ouvir.

Te visitarei no trabalho para que você não se esqueça de que ele não é apenas o seu sustento, mas a raiz que te possibilita crescer e se encontrar consigo mesmo. Lhe farei companhia quando estiver só. E nos seus pensamentos livres estarei refletindo com você, deixando você decidir sempre. Observarei você dormir. Estarei ao seu lado ao acordar. Te acompanharei sempre e ficarei muito feliz se conversar comigo e um dia, saiba: você fará silêncio e de mim fará a sua jornada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade