O desafio foi lançado e ela me perguntou: “Em uma palavra, o que é Jesus para você?” Tantas respostas prontas, tantas frases para se dizer. “O caminho, a verdade e a vida”. “Aquele que deu a sua vida por nós”. “Luz”! Tantas respostas...
Mas a resposta não podia ser pronta. Não me permiti responder por repetição, consciente coletivo, educação, esperteza ou firmeza. Resposta só da língua? Não! Todo o meu ser procurava por uma resposta de alma e coração. Não respondi, ainda que não tenha titubeado. Prometi responder um dia, em um tempo em que estivesse preparado...
O que é Jesus para mim? Perguntei uma, duas, três vezes. Por um, dois, três dias. Por algumas semanas. O caminho, a verdade e a vida... Também! Poderia estabelecer minha resposta na história do homem que modificou o mundo inteiro. Do homem que atravessa os tempos e as fronteiras. Mas isso não me satisfazia. Nem respostas baseadas no homem, no santo, no espírito iluminado, no Deus na terra... Buscava respostas mais no que ele transforma em mim.
Eis que descobri na simplicidade das cores do dia, nos olhares finitos daqueles que amo, no vento que varre as folhas do jardim e tremula as águas, no ar que respiro e no milagre de ouvir o silêncio: nem sempre é preciso responder quando se sente. Sentir é mais importante do que responder. Pois quando o sentimento existe, este torna as respostas imutáveis e permanentes. Jesus é espelho!
Espelho que aniquila as ansiedades e as dúvidas. Espelho que me faz olhar para dentro e me questionar se tenho dado orgulho a Deus. O que agradaria a Jesus em cada decisão que tomo na minha caminhada? Tenho sido um bom espelho do céu na terra? Tenho sido bom exemplo.
Precisamos ser extensões de Jesus. Longe de sermos perfeitos, mas precisamos ser persistentes nessa busca que é cheia de percalços e tentações – provações.
Por isso, quando olho para esse espelho de mais de dois mil anos, percebo que preciso ser mais como Jesus. Que não podem me importar os desafios ou as dificuldades em ser cristão. Ser perseguido por buscar a luz? Quando Jesus é espelho, nada pode deter a determinação em fazer o que é certo, em rechear a vida de verdade feliz!
Existem muitas verdades passageiras. Mas só é feliz aquela verdade que preenche os vazios permanentemente. Essa verdade só se reflete quando olhamos para dentro de nós mesmos e encontramos lá no reflexo de nossa consciência Jesus – forte, iluminado, iluminando tudo à volta. Isso nos dá o dom de amar, a fidelidade a nós mesmos e ao próximo. Quando esse espelho reflete em nossas vidas, não há o que se temer aqui.
Se eu quero iluminar uma cidade inteira, não há outro modo, outra forma que se não refletindo esse espelho inquebrantável e inabalável. E para refleti-lo, eu preciso dele em meus olhos, em meus pensamentos e nas atitudes que meus pensamentos me fazem ter.
Por isso, Jesus é espelho que com sua gloriosa luz me faz querer ser melhor do que sou. Cega o mal, ilumina os caminhos, norteia com sua sonda a biografia dos meus dias não para o meu orgulho ou para colher admiração alheia, mas para que esse espelho permaneça nascendo e ressuscitando como o reflexo, o exemplo que transforma.
Nesses tempos de natal, pergunto: e para você, em uma palavra, o que é Jesus?
Deixe o seu comentário