Palavreando - 31 de dezembro

Por Wanderson Nogueira
sexta-feira, 01 de janeiro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Tocando em frente

Seguir adiante. De uma forma ou de outra sempre se segue adiante. A vida é um eterno seguir adiante. Quer queira ou não, você suportará as dores e partidas, as perdas e perdas dos dias e seguirá em frente.

As feridas cicatrizam ainda que marquem a pele como tatuagem. As lágrimas secam ainda que seus resíduos fiquem na alma como um rio que por ali abriu fissuras. O mundo continua a girar e não para ainda que seu corpo esteja cansado e sua alma perdida. E o mundo não é ingrato a seus filhos, apenas tem uma regra clara: não para para ninguém, seja quem quer que seja e por isso é uma escola que forma fortes, sobreviventes.

E você sobreviverá a amores eternos que acabam, a paixões vorazes que devoram, a amizades sem fim que findam, a dias longos que não terminam, a noites mágicas que se imortalizam em memórias que não passam, mas de momentos que se esvaem. E apesar de tudo, seja boa ou ruim, na vida é preciso prosseguir com as histórias, seguir adiante, para um novo capítulo, pois o tempo é imparável e o futuro indeterminável.

E você ficará mais forte ao viver novos amores quando achou que aquele seria o único, ao se curar de paixões exageradas que se equilibram, ao recobrar a fé na amizade após ser esquecido, ao atravessar fortalezas em si mesmo e nas tantas vias vermelhas pelas quais caminhará.

É preciso seguir adiante, e, ainda na existência do direito ao livre arbítrio, a escolha final sempre será seguir adiante. Pode-se protelar, adiar, recusar, renegar, mas a natureza orienta e a abnegação por viver sugere forçadamente seguir adiante. E seguir adiante é belo, pois por mais medo que se tenha, cheio de medo você seguirá e descobrirá uma coragem que jamais soube existir.

E seguir adiante não significa que você esquecerá aquela pele e aquele beijo, tampouco deixará de lembrar daquela conversa ou daquele abraço. Não se desvencilhará da história que escreveu, nem dos aprendizados que colheu ou das flores e tapas que recebeu. Tudo estará na sua biografia. Ela não é passível de cortes ou ocultações, está lá marcada nas suas entranhas e assegurada no seu mais profundo ser. Você pode até esquecê-las momentaneamente, mas tudo que passou e fez estará gravado na sua alma. Mas seguir adiante significa que você ultrapassa as tempestades naturais que antecedem a bonança e encara mais experiente as novidades que se apresentarão após as curvas, o que não quer dizer que encara mais sábio as novidades que se apresentarão nos novos dias, o que não quer dizer que não cairá mais nas mesmas armadilhas de ontem. O coração é incerto e há certos motivos na vida que nos levam a coincidências sem fim. Apaixonamos-nos e nos desapaixonamos, cremos e nos tornamos descrentes, pendemos para a emoção e logo nos declinamos para a razão, vivemos num repetitivo ciclo de ir e vir com motivações diferentes, mas sempre no afã de um único desejo: ser feliz, escapar da solidão, fugir da tristeza, impedir a melancolia... E é preciso ir tocando em frente. Seguir adiante por que somos cavaleiros da esperança, guerreiros em fuga, humanos em busca e que pelo caminho sabe, vão se perder coisas valiosas e outras nem tanto, é preciso aliviar a carga para chegar ao destino que é sempre uma promessa passível de não ser cumprida, mas que ainda assim, com tudo e ademais, é preciso seguir. Pelo caminho coisas também serão conquistadas ainda que passíveis de serem roubadas pelo tempo e pela vida. Coisas que estarão mais no baú das memórias do que no cofre de jóias. Mas seguimos adiante, porque o que mais satisfaz não é o que se perde e o eventual desgosto em perder ou o que se ganha e se colhe daquilo que se planta. O que mais satisfaz é a possibilidade de caminhar por essa estrada de aventuras que é a vida. Sem garantias e certezas de que será feliz aqui e triste ali e que ao saber o mapa da trajetória da vida é possível pular aqui para chegar logo ali. Não! É preciso caminhar por todos os lados da história, sem saber o que se espera adiante, e, ao se deparar com esse adiante, ser grato. E seja bom ou ruim, é imprescindível saber que é preciso seguir em frente escolhendo aquilo que se tem que levar, esforçando-se para levar pelo maior tempo possível aquilo que importa até aportar no instante que não se poderá mais seguir adiante com tudo que se tem. Mas até lá é tocando em frente para ser feliz sempre consciente de que felicidade não é promessa, mas algo que se realiza enquanto se caminha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade