Discurso de formatura
Eu sei, eu sei que você já vai dizer que formatura só é boa para quem está se formando. Discursos e mais discursos, intermináveis... Por mais brilhantes que sejam sempre serão discursos! Discurso de aluno? Esperança, agradecimentos e o prato principal: as intimidades dos amigos em sala de aula! O carinho pelo passado que termina e os olhos atentos ao futuro! E quando tem professor de literatura como paraninfo? Aquele texto imenso, cheia de citações de poemas. Ou aquele professor de história que conta toda a trajetória da humanidade até chegar aos dias de hoje para finalizar que o mundo ao longo dos tempos está repleto de exemplos de quem nada tinha a não ser idéias e sonhos e tudo conquistou. Últimas lições. Lições que se deve levar!
Formatura é acima de tudo um rito de passagem. Está acima dos discursos e das gafes e da impaciência da platéia. É um momento de desfecho e todo, especialmente quando vitorioso, deve ser celebrado com orgulho por quem o conquista e por todos aqueles que presenciaram e confirmam a culminância de tal esforço.
Eu adoro formaturas, porque não há lugar melhor para ver o ser - humano tão desprovido de vestimentas que escondam sua alma. Não há óculos que possam ocultar o brilho no olhar que é reflexo da percepção de que aquele momento representa o passo final de uma jornada, às vezes, angustiante, e, sempre dolorosa e prazerosa. Brilho inundado de lágrimas por, acima de tudo, sentir intensamente no peito aquele intervalo entre saborear a vitória da batalha e olhar para frente.
É o coração de estudante evoluindo! É a despedida de um grupo de amigos, mas a certeza que os bons e verdadeiros ficarão para sempre! É a previsão acertada de que a saudade vai vir, mas também a confirmação de que só tem saudade quem viveu algo grandioso! É o momento de agradecer. E dizer obrigado é tão bonito! Não há homenagem mais perfeita que a resumida em um “muito obrigado por fazer parte da minha trajetória, da minha vida!” É o instante de descoberta em que se encontra consigo mesmo para revelar a si mesmo que tudo se pode ser!
Todos nós estamos num curso: o curso da vida. E a formatura da vida é uma corrida inusitada em que cada um escolhe onde é a linha de chegada e a quantas quer chegar. Não é preciso chegar à frente de ninguém, só é preciso saber aonde se quer chegar e chegar.
Quando o curso da vida vai se desprendendo do seu destino e se sente que é hora da formatura, você também fará discurso. E vai ter uma platéia grande ou pequena aguardando por ele. E tenha certeza: você fará discurso, mesmo que silenciosamente nos segredos de seu quarto. E você falará exatamente como o professor de literatura com sua coleção de poemas ou o de história com toda a trajetória e o desenrolar do mundo ou como o aluno que brinca com as atitudes dos amigos na sagrada sala das intimidades.
Nesse discurso você falará de alegrias e tristezas, de arrependimentos e expectativas frustradas, de fotos que conservou e cartas que guardou, de gente que amou e despercebeu. Agradecerá pelos momentos que teve e a todos aqueles que lhe estenderam a mão. E terminará repleto de esperança de subir ao céu como um Sputnik e com as estrelas de vizinhas observará atento ao curso da vida que apesar de inúmeras formaturas já realizadas terá mais um trilhão de discursos para ouvir. E em todos eles, exatamente como no seu e de todos os anteriores, o enredo será parecido, porém sempre diferente. Será dito que o futuro começa agora e que o futuro é esse estranho que chega no depois.
Deixe o seu comentário