Começar
omeçar. Do zero. Indiferente ao pleonasmo, começar do início. Todos nós, em vários momentos de nossas vidas nos vemos perante o desafio de começar. Seja algo grande ou pequeno, começar sempre requer coragem, determinação, foco e boas doses de audácia e prudência. Mas antes de tudo começar advém de um sonho.
Sem ter com o que sonhar a vida perde o seu sentido. Todo homem necessita de algo que lhe dê motivos para acordar, se levantar e lutar. Abraçado à esperança de que no fim aquele sonho se torne realidade. Mesmo que o dia acabe e a conquista não venha, você vai pelo destino tentando fazer com que o vento lhe seja favorável, mesmo que para tal, vez ou outra, você tenha que mudar o sentido do vento. A esperança é o que há de mais nobre no ser humano. Não há garantia alguma de que amanhã você estará aqui para prosseguir na sua batalha ou para colher os frutos germinados de suas sementes. Mas, ainda assim, você acorda, levanta e luta. Acredita.
Um soldado pode querer terminar uma guerra, mas às vezes é tirado dela antes do fim. Nem por isso lhe é furtado o reconhecimento de que o tempo em que ele esteve ali, lado a lado de seus iguais, buscando ver tremular a bandeira de sua vitória fez diferença e colaborou para a conquista. Assim, nunca tenha medo de começar algo, achando que não vai poder terminar, pois o mais difícil de uma empreitada é começar. Quem começa algo quer atingir o objetivo que se impõe, porém, ao longo do caminho, muitas pedras vão fazer você tropeçar, muitas flores vão animá-lo, mas seus espinhos também vão feri-lo. Muita gente vai abraçar você, algumas outras vão empurrá-lo precipício abaixo, mas lá seus sonhos vão fazer nascer asas em sua alma e seu voo vai se realizar. Na estrada haverá propostas tentadoras para que você desista, mas quando a gente tem um sonho a gente muda o mundo e com esforço vence o medo e a aparente limitação momentânea. É assim em toda a batalha, seja ela pequena ou grande. Então, por mais que digam: “Seu sonho é inalcançável”, não dê ouvidos ou dê ouvidos e prove que quando há um sonho dentro do seu coração, lá nas entranhas de sua alma existe também a capacidade para torná-lo realidade. O seu talento é fazer essa força estranha sair, transbordar do seu mais íntimo ser e conhecer-se de verdade. Essa experiência pode ser assustadora, tanto quanto satisfatória.
Começar é para os corajosos que ainda creem ser possível ver além do horizonte, pra lá das altas montanhas, além, muito além do sem-fim das estrelas e do último planeta da última galáxia. Começar é para os que ainda têm o que admirar desse mundo caótico, mas fabuloso. Começar é para os que querem preservar a mágica que faz o coração comprimir e exprimir. O desfecho pouco importa, se você perceber que a alegria não mora no fim, mas, sim, em cada passo da jornada. E o primeiro passo é sempre o mais difícil, mas também o mais otimista, o mais confiante e o que vai determinar como os demais serão.
Podem dizer que você é louco e espero que o digam, pois isso vai colocar você no grupo daqueles que começam e quem começa tem em si uma canção mais forte que os lamentos daqueles que nada fazem e ficam apenas nas bordas do campo de luta sugando, mas invejando aqueles que colocam a cara na reta.
E aí, o que você vai começar hoje? A você toda a sorte do mundo e meus felizes parabéns!
Deixe o seu comentário