Paixões na folia: carnaval e futebol

Blocos retratam amor por Vasco, Fla e Flu. Torcedores alvinegros se planejam para 2020
sábado, 02 de março de 2019
por Vinicius Gastin
Bloco Máquina Tricolor volta a reunir torcedores do Fluminense, com direito a homenagem para Romerito
Bloco Máquina Tricolor volta a reunir torcedores do Fluminense, com direito a homenagem para Romerito

Duas das maiores paixões do brasileiro, o carnaval e o futebol, serão somente uma por mais um ano em Nova Friburgo. As torcidas de Vasco, Fluminense e Flamengo organizam os blocos para reunir torcedores, amigos e homenagear grandes ídolos da história desses clubes. Todos os celebrados, inclusive, confirmaram presença nos eventos promovidos pelas agremiações. Ainda sem um bloco carnavalesco no município, os botafoguenses planejam participar da folia friburguense a partir de 2020.

Gigantes da Serra

O Bloco Gigantes da Serra é uma das atrações da próxima terça-feira (5), reunindo foliões e apaixonados pelo Vasco da Gama. O desfile acontece por volta das 18h, na Avenida Alberto Braune, mas a concentração terá início duas horas antes, às 16h, em frente à Prefeitura.

Para este ano, a grande atração é a presença do ex-jogador Sorato, autor do gol do Bi-Campeonato Brasileiro cruzmaltino contra o São Paulo, no Morumbi, que em 2019 completa 30 anos. O atacante homenageado também já foi técnico da divisão de base do Vasco, e possui bastante identificação com os torcedores do clube.

De acordo com os organizadores, na compra da camiseta do bloco, os desfilantes ganham uma caneca de brinde para consumir as bebidas, que são liberadas (cerveja, corote, água e refrigerante). A concentração começa às 16h, em frente à Prefeitura, com direito a trio elétrico, bateria e DJ. Para 2019 foram confeccionados 400 abadás, incluindo os de tamanho infantil, e a previsão é que todos se esgotem até o momento do desfile.

Para participar da concentração e consumir as bebidas é necessário adquirir o abadá, mas para desfilar basta apenas se juntar aos foliões no horário da apresentação com alguma camisa do Vasco.

A ideia do bloco surgiu através do presidente da agremiação, Thiago Cardoso, após passar um dia no carnaval de 2012, em Itaocara. O bloco carnavalesco Itaocalhau, dedicado ao Vasco da Gama, foi a inspiração para criar o Gigantes da Serra. Em 11 de abril de 2012, a agremiação foi extra oficialmente fundada, mas a ideia esfriou devido a falta de tempo para os encontros entre os amigos que planejavam os desfiles.

No carnaval de 2015, um dos diretores ficou sabendo que em pouco mais de um mês havia sido montado outro bloco, que mesmo em um curto espaço de tempo  conseguiu desfilar. O “exemplo” foi suficiente para empolgá-lo novamente e procurar os dois antigos entusiastas, propondo tirar a ideia do papel.

O Gigantes da Serra sempre leva para a avenida um tema relacionado ao Vasco, e desde 2017, conta com um samba próprio, composto por Lucas Alvim, de Miracema. Além dos desfiles no carnaval, o grupo também promove uma festa para comemorar o aniversário do Vasco em agosto, e ajuda na organização de carreatas quando o time é campeão.

“O foco do nosso bloco é fazer uma festa de vascaínos no carnaval em Nova Friburgo, respeitando os outros blocos e sem nenhum tipo de violência. Por isso deixamos bem claro que não temos nenhuma ligação direta com Torcidas Organizadas. Além do desfile do Bloco, nós também já ajudamos na organização de carreatas e eventos”, finaliza Thiago.

Máquina Tricolor

Outro bloco de embalo já tradicional em Nova Friburgo é o Máquina Tricolor, formado por torcedores do Fluminense de Nova Friburgo e região. Se ano passado o grupo prestou homenagem à dupla Washington e Assis, o famoso Casal 20, multicampeões pelo clube na década de 80, em 2019 a agremiação vai homenagear o ex-jogador Romerito, um dos ídolos da história do clube das Laranjeiras. Os abadás são vendidos em vários pontos da cidade, a exemplo de bancas de jornal. A expectativa, segundo os organizadores, é que mais de 400 tricolores participem este ano.

O bloco desfila no sábado de carnaval, dia 2, e se concentra ao lado da Prefeitura, a partir das 13h. A compra do abadá, no valor de R$ 50, dá direito a cerveja, vodka, energético, corote, água, suco e refrigerantes, de acordo com os responsáveis pela agremiação.

O Bloco Máquina Tricolor surgiu em 2007, quando o torcedor tricolor Higor Linhares, junto com seus amigos Rodrigo Lopes Gripp e Maycon Torres, tiveram a ideia de criar o grupo. De lá pra cá já é mais de uma década na avenida, inclusive com diversos títulos conquistados na categoria resistência (quando havia disputa para blocos de embalo no carnaval friburguense).

Romerito, homenageado deste ano, já esteve em outro desfile da agremiação, em 2017, quando mais de 300 torcedores do Fluminense coloriram a Avenida Alberto Braune de verde, branco e grená.

União Rubro-negra

Uma das novidades para este ano na folia friburguense é o Bloco União Rubro-Negra. Fundado por torcedores do Flamengo, a agremiação conta com um samba próprio, interpretado por Cezinha Simpatia Queiróz, personagem conhecido do carnaval friburguense.

Em 2019, o bloco presta uma homenagem ao ídolo Adílio, um dos principais nomes da geração vitoriosa da década de 80, e inclusive com passagem pelo Friburguense, em 1994. O evento “Boteco do Adílio”, com a presença do jogador, acontece neste sábado, 2, de 12h às 16h, na Avenida Alberto Braune, em frente a Caixa Econômica.

Com a ajuda de algumas empresas foram confeccionadas camisetas e canecas. De acordo com os organizadores, as pessoas que estiverem vestindo abadás terão desconto na compra de cerveja, refrigerante, água e energético. Estão programados pagode, batuque, concursos e outras atrações.

“Nosso projeto não visa desfilar pela avenida, e sim juntar amigos para pular o carnaval ao som de marchinhas, em meio a amizade e festividades em família. Como uma festa cultural, o carnaval é ótima para todas as cidades do país, pois incentiva a cultura, a economia e acima de tudo leva turismo a todas as regiões. O Bloco União Rubro--Negra quer trazer para a avenida o espírito de união, realizando um carnaval para família e para todas as torcidas. Fugindo da rivalidade e realizando um evento para um bom bate-papo sobre futebol”, explicam os responsáveis pelo bloco.

3 fotos – legendas:

1- 

2- 

3- 

  • Gigantes da Serra sempre arrasta centenas de vascaínos durante o desfile de carnaval

    Gigantes da Serra sempre arrasta centenas de vascaínos durante o desfile de carnaval

  • Caneca e abadá para os integrantes do União Rubro-Negra: ideia é reunir amigos durante os dias de folia

    Caneca e abadá para os integrantes do União Rubro-Negra: ideia é reunir amigos durante os dias de folia

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade