Paisagens e disposição: grupo prepara travessia entre Murineli e Mariana

Um dos destaques da trilha é o extinto ramal da Estrada de Ferro Leopoldina, passando por três túneis
quarta-feira, 17 de agosto de 2016
por Vinicius Gastin
Túneis compõem o trajeto escolhido pelos aventureiros para este domingo
Túneis compõem o trajeto escolhido pelos aventureiros para este domingo

Através de um grupo criado em uma rede social — que já conta com mais de 800 curtidas — eles preparam as mais diversas aventuras. São passeios, caminhadas, pedaladas e outras atividades que exploram todo o potencial da natureza de Nova Friburgo e região, tendo como alicerce principal a prática do esporte em busca de momentos de lazer e prazer. 

O Grupo Aventureiros – NF organiza para este domingo, 21, seu mais novo evento: a travessia Murineli x Mariana (lugarejo famoso, por exemplo, pela realização da Festa do Caqui). O trajeto não é considerado dos mais difíceis, e por isso, é ideal para quem planeja começar a participar dos circuitos promovidos pelo grupo.

De acordo com os organizadores, a travessia tem a duração de aproximadamente quatros horas (duas horas na ida e outras duas na volta), de orientação fácil e esforço de nível leve a moderado. Durante a caminhada, as paisagens e elementos históricos prometem tornar a missão de completar o percurso ainda mais leve. 

Um dos destaques da trilha é o extinto ramal da Estrada de Ferro Leopoldina, hoje sem os trilhos, passando por três túneis. Neste ponto, é possível observar a cachoeira e uma fazenda dos tempos do café. O ramal citado ligava Nova Friburgo a Porto Novo, atual município mineiro de Além Paraíba. 

O Grupo Aventureiros – NF foi criado por amigos, e não possui nenhum fim lucrativo. Por isso, não é cobrada nenhuma taxa ou valor para participação nesses eventos. Cada aventureiro, no entanto, deve arcar com seus próprios equipamentos, suprimentos e transporte para os locais de concentração. O ponto de encontro é a UPA de Conselheiro Paulino (Avenida Governador Roberto Silveira,  3456), às 7h. Os interessados em participar devem entrar em contato com a página do grupo no Facebook.

“Lembrando que o início da travessia é em um local completamente distante do ponto de encontro, portanto o ideal é ir no próprio carro, ou conseguir uma carona para chegar até lá”, ressaltam os organizadores. O grupo lembra ainda que alguns itens são necessários e/ou fundamentais para a realização do percurso. São eles: bermudas ou calças leves; blusas leves e de secagem rápida; anorack ou blusa de frio; botas ou tênis confortáveis; bonés e protetor solar; alimentação e hidratação (sendo que o trecho dispõe de alguns pontos com água potável, mas o ideal é também levar alguma quantidade); barras de cereais; sanduíches naturais; frutas e/ou comidas de fácil e rápido preparo, que contenham calorias e carboidratos; lanterna (para atravessar os túneis); kit de primeiros socorros (remédios pessoais, especialmente para dores de cabeça, náuseas, vômitos, enjoos e etc); máquina fotográfica ou filmadora.

Foto da galeria
Sem fins lucrativos, grupo friburguense explora o esporte e o potencial natural da região
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade