Painel vai controlar presença de vereadores durante sessões

Aparelho vai entrar em operação no início de março
terça-feira, 02 de fevereiro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
(Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo voltou do recesso parlamentar nesta terça-feira, 2. E uma das novidades para este ano será um novo painel eletrônico, que monitorará a presença dos vereadores durante as sessões.

O aparelho é capaz de registrar, por exemplo, se um vereador esteve presente somente no início de uma sessão para “marcar presença” ou se ele se ausentou durante uma votação. Nas palavras d‭o presidente da Casa, vereador Marcio Damazio: “Alguns vereadores‭ ‬têm por hábito chegar no início da sessão,‭ ‬mas assim que vão começar as votações eles abandonam o plenário.‭ ‬Eu entendo que isso não pode acontecer.‭ ‬Cada vereador precisa manter o seu posicionamento na hora da decisão.‭ ‬O período regimental das reuniões é de três horas e meia”‬.   

O painel também estabelecerá um tempo determinado para que os parlamentares façam seus pronunciamentos e declarações de voto. Terminado o tempo, o microfone será automaticamente cortado.

O aparelho já está instalado, mas devido ao necessário treinamento operacional, só passará a ser utilizado no início de março, de acordo com Marcio Damazio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: transparência | Câmara Municipal de Nova Friburgo
Publicidade