Padre Fábio de Melo se apresenta hoje na Praça Dermeval

Show é em comemoração ao dia de São João Batista, padroeiro de Nova Friburgo
segunda-feira, 23 de junho de 2014
por Felipe Basilio
Padre Fábio de Melo se apresenta hoje na Praça Dermeval
Padre Fábio de Melo se apresenta hoje na Praça Dermeval

A comunidade católica de Nova Friburgo está em festa. Hoje, 24, é o dia do padroeiro da cidade, São João Batista, e para comemorar, uma atração nacional. O padre, cantor e escritor Fábio de Melo se apresentará a partir das 21h na Praça Dermeval Barbosa Moreira. A expectativa é de que 20 mil pessoas assistam ao show. Além dos católicos de Friburgo, caravanas das dezenove cidades da Diocese confirmaram presença. 

Além do dia de São João Batista, a comemoração também lembra os 145 anos de fundação da Catedral. Foram 40 anos de construção, encerrada em dezembro de 1869. A festa do padroeiro e o show do Padre Fábio de Melo fazem parte das festividades. O pároco da Catedral, padre Marcos Vinícius Brito de Macedo, falou sobre a tradição da festa junina no município, além de comentar sobre a importância da comemoração dos 145 da igreja. "A festividade de São João Batista, além de representar a tradicional festa junina do centro de Nova Friburgo, sendo a festa para todos os friburguenses, este ano marca o início das comemorações dos 145 anos de nossa paróquia, que terá seu ponto culminante no dia oito de dezembro, data de sua inauguração”, frisou.

Padre Fábio de Melo foi ordenado em 2001 e atua na Diocese de Taubaté, em São Paulo. Como cantor, já gravou 16 álbuns e quatro DVDs. Além da carreira musical, o padre também é escritor, autor de 12 obras. Em 2010, foi vencedor do Troféu Melhores do Ano, do programa Domingão do Faustão, da Rede Globo, na categoria Melhor Cantor. 

Esquema para o show do Padre Fábio de Melo

Para atender a demanda do show, os agentes públicos de Nova Friburgo se prepararam e estão organizando um esquema especial para esta terça-feira. A Prefeitura realizará mudanças no trânsito da cidade. De acordo com o Executivo, a Rodoviária Urbana será fechada a partir das 16h e o acesso dos veículos ao bairro das Braunes será feito através da Rua Marques Braga, via Rua Augusto Spinelli, já que o entorno da Praça Dermeval Barbosa Moreira e a Avenida Alberto Braune estarão interditados. O lado direito da Avenida Euterpe Friburguense será exclusivo para o estacionamento dos ônibus que trarão fiéis de todos os municípios do Centro-Norte fluminense. Haverá pontos de desembarque na Rua Sete de Setembro, Avenida José Boleia e Paissandu. 

A Polícia Militar será responsável pela segurança do show. Segundo o comandante do 11ºBPM, tenente-coronel Carlos Hespanha, cerca de 60 policiais e 7 viaturas ficarão à disposição do evento. O comandante afirmou ainda que está preparado para uma mobilização maior, caso a presença do público supere as expectativas.

Show na Praça causa transtornos, segundo friburguenses

Apesar da mobilização e do apelo para a fé católica do show desta terça-feira, os transtornos causados pela realização do evento desagradam alguns friburguenses. O caos no trânsito e o receio de tumultos por causa do espaço reduzido e da grande expectativa de público preocupam moradores. É o caso do taxista Jorge Fernando. Ele mostra indignação pelo que  chama de "irresponsabilidade” do poder público. "É inadmissível um evento deste porte no centro da cidade. Friburgo não comporta mais este tipo de show neste espaço. Não existem mais condições. Se fechar apenas um lado da Praça, perto do Ienf, o fluxo para. Imagina fechando a Alberto Braune às duas da tarde, em um dia que não é feriado. É uma grande irresponsabilidade”, protestou o taxista, ressaltando ainda que deve ter prejuízos de quase R$ 100 por conta da interdição do ponto.

O aposentado Antônio Peixoto, 68 anos, fez coro aos questionamentos e destacou a necessidade de um escoamento rápido do público. "Imagina se acontece algum tumulto e as pessoas precisam sair rápido da praça? E todas as ruas estão fechadas? É preciso planejar melhor, não decidir tudo em cima da hora”, ponderou.

Em resposta, a Prefeitura ressaltou que dez agentes vão estar posicionados em pontos estratégicos nas imediações da Praça Dermeval. Além disso, afirmou que os taxistas poderão ficar na Praça Getúlio Vargas, do lado par, ou na Rua Farinha Filho. A Secretaria de Saúde informou ainda que duas ambulâncias estarão de sobreaviso na Praça Dermeval, atrás do palco, junto ao Centro de Turismo, sendo uma UTI e outra convencional, com equipe formada por dois médicos, enfermeira, técnico de enfermagem e maqueiro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade