P2 faz a maior apreensão de drogas do ano: quase 23 quilos de uma só vez

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra
P2 faz a maior apreensão de drogas do ano: quase 23 quilos de uma só vez
P2 faz a maior apreensão de drogas do ano: quase 23 quilos de uma só vez

Uma denúncia anônima passada aos policiais da Agência de Inteligência (P2) do 11ºBPM na tarde da última segunda-feira, 2, resultou na maior apreensão de drogas já realizada pelo batalhão este ano em toda a sua área de cobertura. De uma só vez, foram retirados de circulação em uma operação no Loteamento Belmonte, distrito de Conselheiro Paulino, quase 23 quilos de cocaína e maconha. A grande quantidade de entorpecentes era escondida em sacos plásticos e tabletes prensados na casa de Francisco Jorge Silveira, o Chiquinho, 57 anos, que segundo os agentes da P2 assumiu a propriedade de toda a droga (10,12 quilos de cocaína e 12,4 quilos de maconha).

Na casa dele também foram apreendidas dez ampolas da substância química conhecida como adren, utilizada para misturar a cocaína. De acordo com peritos da Polícia Civil, o adren aplicado à cocaína com alto grau de pureza é capaz de fazer aumentar a quantidade do entorpecente para revenda em até seis vezes. A substância já tem sido muito utilizada pelo tráfico do Rio de Janeiro para "batizar” grandes cargas de drogas e até então não havia sido apreendida em operações de repressão ao comércio ilícito de drogas em Nova Friburgo. Na incursão de segunda-feira, além da grande quantidade de drogas, os agentes da P2 recolheram na casa de Chiquinho uma balança de precisão e R$ 122.

Quando os agentes da P2 chegaram ao local apontado na denúncia que dava conta de uma casa no loteamento servir como depósito de drogas, promoveram um cerco ao imóvel após confirmarem que Chiquinho não estava lá. A equipe de PMs se dividiu e momentos depois flagrou quando um homem de 46 anos avisou Chiquinho que a casa estava cercada. Os agentes, no entanto, logo os abordaram e, diante da denúncia, ele confessou que escondia drogas no imóvel, entregando-as em seguida à polícia. 

Conduzido à 151ªDP, ele foi autuado pelo delegado de plantão por tráfico (artigo 33 da lei de drogas) e encaminhado à sala de custódia para depois ser transferido para uma unidade carcerária do estado. A Polícia Civil não informou se Chiquinho prestou depoimento ou se preferiu só fazer declarações posteriormente à Justiça. Com essa apreensão, o 11ºBPM acredita ter dado uma importante baixa no tráfico de drogas em Nova Friburgo com o impedimento dos quase 23 quilos apreendidos abastecerem diversas bocas de fumo de loteamentos e bairros do distrito de Conselheiro Paulino. 

Com a grande apreensão de segunda-feira somam-se quase 50 quilos de entorpecentes já retirados de circulação só este ano no município. O comandante do batalhão, tenente-coronel Carlos Hespanha, continua apostando na colaboração da comunidade com informações anônimas ao disque-denúncia, o 2523-4590. Através das denúncias, a repressão ao tráfico tem obtido resultados satisfatórios. Conforme divulgado por A VOZ DA SERRA na edição do último fim de semana, por exemplo, de janeiro a abril 92 pessoas foram presas por envolvimento com o tráfico. No mesmo período, foram recolhidos 7,71 quilos de cocaína e 3,50 quilos de maconha. 


Guarda Municipal resgata criança de sete meses em acidente

Uma equipe da Guarda Municipal de Nova Friburgo salvou uma menina de apenas sete meses que havia se ferido em um acidente de trânsito entre dois veículos na altura do quilômetro 49 da RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), em Conquista, distrito de Campo do Coelho, no acesso à estrada de São Lourenço, no início da noite do último domingo, 1º. A criança viajava no Fusca branco KQJ 0364 (Teresópolis) com a mãe e o padrasto, que dirigia o carro. O casal também se feriu e precisou ser socorrido por bombeiros. O Fusca colidiu com o Santana cinza KTW 9500. Segundo o apurado com testemunhas, o motorista do Fusca seguia na pista de sentido a Teresópolis e dobrou à esquerda para acessar a estrada de São Lourenço, chocando-se com o Santana, que seguia no sentido Nova Friburgo. Acidentes no local são comuns, segundo moradores. 

Os guardas municipais Cunha e Bastos retornavam para Nova Friburgo, quando se depararam com o acidente e as vítimas ainda sem socorro nos dois veículos. Enquanto uma equipe de salvamento do Corpo de Bombeiros distante quase 20 quilômetros dali era acionad,a os dois guardas resgataram a menina e a levaram para socorro na urgência do Hospital Municipal Raul Sertã. O local do acidente foi isolado até a chegada de uma equipe da PM por causa da grande quantidade de óleo na pista. O movimento de veículos na região era grande devido à realização de um campeonato de motocross em Conquista. 

Com a chegada dos bombeiros, a mãe da criança e o padrasto foram socorridos, assim como o carona do Santana que também teve escoriações. A rodovia só foi totalmente liberada cerca de quatro horas após o ocorrido, depois que os veículos foram retirados da pista. O acidente voltou a chamar a atenção para o perigo do acesso de veículos na estrada de São Lourenço e Barracão dos Mendes. 

 Os motoristas oriundos da pista de sentido a Teresópolis são obrigados a cruzar a rodovia à esquerda para acessar a estrada secundária, o que é proibido pelo Código de Trânsito, mas devido à falta de um trevo no local ou de algum retorno próximo, a infração se torna obrigatória. Moradores e comerciantes das imediações sugerem a instalação de radares eletrônicos ou quebra-molas no local.  

 

Com o forte impacto, os dois veículos ficaram bastante danificados. Pelo menos quatro pessoas se feriram, precisando de socorros médicos, entre elas uma menina de sete meses (Foto cedida pela Guarda Municipal de Nova Friburgo) 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade