Ovos de páscoa podem sair ainda mais caros para os consumidores este ano

Diferença dos preços entre as lojas pode ultrapassar R$10
terça-feira, 15 de abril de 2014
por Karine Knust
Ovos de páscoa podem sair ainda mais caros para os consumidores este ano
Ovos de páscoa podem sair ainda mais caros para os consumidores este ano

Todo mundo já sabe que, além de ser uma data muito significativa para os cristãos por representar a morte e a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa também se tornou sinônimo de chocolate. Bombons, barras e, principalmente, os ovos de páscoa tomam conta das lojas, supermercados e até mesmo magazines, que resolvem investir na data por prometer lucros altíssimos. Mas, ao que tudo indica, este ano os doces de Páscoa também foram contaminados pela inflação. De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Getulio Vargas (FGV), em dois anos (março de 2011 a fevereiro de 2013) o preço dos ovos de páscoa subiu, em média, 19,78%, índice que representa 7,78 pontos percentuais acima da inflação do mesmo período. Também segundo a pesquisa, o Rio de Janeiro está em quarto lugar entre as capitais com o maior aumento nos preços, com 6,06% comparado a 2012. 

Em Nova Friburgo, o teto e as prateleiras das lojas e supermercados também estão completamente decorados pelos tradicionais ovos de Páscoa. Alguns estabelecimentos têm oferecido descontos para quem resolver pagar à vista. As principais fabricantes de chocolate lançaram mais de 100 ovos este ano, o que pode incrementar ainda mais as vendas. Mas, de acordo com pesquisas, os ovos de páscoa têm perdido espaço na escolha dos consumidores. O motivo? O aumento dos preços. As barras de chocolate, por exemplo, tem em média 150g e chegam a custar menos de R$ 5. Diferente dos ovos de páscoa, que com a mesma gramatura (150g) não saem por menos de R$ 25. Uma diferença que pode chegar a ser maior do que 500%. Para os adultos, essa troca é válida e racional, mas para as crianças a lógica é outra. E assim, a grande questão do mercado é conseguir chamar a atenção delas — marketing para crianças. 

Aí é que mora o problema: quanto mais artifícios para despertar o interesse da criançada, mais caro custa o ovo de páscoa. O ovo de 150g Tortuguita, por exemplo, chega a custar R$ 49,99, enquanto outro ovo deste mesmo personagem e com a mesma gramatura custa, em média, R$ 26,99. E essa diferença nos preços se deve ao brinde que vem acompanhado do chocolate. O que custa R$ 49,99 vem com fone de ouvido da famosa tartaruguinha, enquanto o outro, que custa R$ 26,99, vem com uma modesta pelúcia do mesmo simpático animal. O investimento em apelo emocional tem sido cada vez maior e cabe aos pais tentar administrar a situação no momento da escolha.

Além de correr em busca de um ovo de páscoa que consiga agradar a criança e o bolso, também é preciso pesquisar os preços entre os estabelecimentos. Apesar de parecer tabelado, o valor dos ovos de páscoa pode variar mais de dez reais de uma loja para outra. Comparamos em três estabelecimentos diferentes o valor dos ovos infantis e o ovo de páscoa da Barbie, por exemplo, apresentou três valores diferentes com uma variação de até 14 reais. No primeiro estabelecimento visitado, o ovo, que tem 100gr e vem com uma bolsa de plástico da personagem, custava R$ 28,90; no segundo, R$ 36,99 e no terceiro estabelecimento o ovo da Barbie valia R$ 42,99. 

Os preços dos ovos de páscoa aumentaram, mas, em relação ao seu peso, o efeito foi inverso. O número indicado na embalagem corresponde ao tamanho da fôrma utilizada para produzir o ovo, ou seja, o ovo de número 20, por exemplo, deve ter também 20 centímetros de altura. Mas, de acordo com um levantamento realizado pelo Procon, se o consumidor levar em conta o tamanho do ovo de páscoa pode acabar comprando uma quantidade menor do produto em relação ao que comprou no ano passado. Algumas marcas mantiveram o mesmo tamanho dos ovos, mas diminuíram o peso do produto ou ainda indicam um tamanho diferente da realidade. Então, fique atento. Na hora de escolher qual ovo de páscoa vai levar para casa ou dar de presente, leve em consideração o peso e não o tamanho do produto. 

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