Ovos de Páscoa já começam a chegar ao mercado

Apesar dos altos preços, a expectativa do comércio é de que as vendas aumentem em relação a 2014
quarta-feira, 04 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Ovos de Páscoa já começam a chegar ao mercado
Ovos de Páscoa já começam a chegar ao mercado

Faltando exatamente um mês para a Páscoa, os comerciantes de Nova Friburgo já estão se organizando para incrementar a venda dos tradicionais ovos de chocolate. Conhecido como o símbolo comercial da Páscoa, os ovos de chocolate tornaram-se uma opção de presente para pessoas queridas, apesar de serem as crianças as mais atraídas pela variedade de opções, principalmente os ovos que trazem brinquedos no lugar do recheio. Diante do aumento relativo dos preços, para chamar atenção também dos adultos, os grandes fabricantes investem na qualidade do serviço e na durabilidade dos brindes.

Neste ano, a indústria do chocolate prevê 10% de aumento no preço dos ovos de páscoa. A principal justificativa é a cotação elevada do dólar, que encareceu a mercadoria. As lojas responsáveis pela venda dos chocolates em Nova Friburgo já têm preços que variam de R$ 5,99 a R$ 79,99, e mesmo com o acréscimo nos valores a expectativa dos comerciantes é de que as vendas aumentem em 2015.

Segundo o empresário Mário Sérgio Abreu Santos, da Doce Mania, a loja tem grande perspectiva de vendas para esse ano. O dono do estabelecimento conta que diminuiu em torno de 30% a compra dos ovos de chocolate, mas, em compensação, aumentou a quantidade de caixas de bombom e barras de chocolate no estoque. O preço dos ovos de chocolate foi mantido em relação ao ano passado devido à redução na margem de lucros. "Nós reduzimos a margem de lucro em torno de 10% para que o preço do ano passado seja mantido e os nossos clientes não se assustem na hora das compras”, disse. A loja optou pela compra dos ovos temáticos — os preferidos das crianças — e também os tradicionais que ganham destaque pelas embalagens.

Ovos de Páscoa artesanais ganham espaço

Enquanto os grandes fabricantes se esforçam para vender produtos de maior valor agregado, os ovos fabricados em casa ganham espaço entre os consumidores. Os produtos se destacam por serem confeccionados de maneira exclusiva. 

A inflação nos preços invade todos os setores e para atrair o comprador as doceiras apostam nos mais variados sabores e usam a criatividade na hora de produzir os chocolates. Giovana Quintella, de 22 anos, confeiteira há quatro, começou aprendendo o básico com a mãe e se apaixonou pela profissão. É a terceira Páscoa que ela se prepara para as vendas e espera alcançar o dobro da quantidade vendida no ano passado. 

Giovana produz os chocolates por encomenda e em quantidade para venda externa. Após fazer uma série de cursos onde aperfeiçoou seu trabalho, pretende trazer esse ano muitas novidades para os clientes. O ovo de colher — tendência no ano passado — permanecerá, além de outros atrativos como placas de Feliz Páscoa, cenouras com recheio de brigadeiro e brownie em formatos de cenouras e coelhinhos. Fabricados em duas linhas de chocolate — tradicional e belga — os ovos artesanais são diferenciados pela produção. Segundo Giovana, para chamar atenção dos consumidores é preciso inovar. As cenouras, por exemplo, são tingidas de outras cores e não são produzidas somente na cor do chocolate preto ou branco. 

"Eu tenho uma placa que é uma família de coelho, a vovó coelha, por exemplo, está costurando, uso então uma cor para a linha dela, outra para a roupa, outra para o laço do cabelo, buscando trabalhar os detalhes para chamar atenção dos clientes", explica. Os variados sabores na hora da criação e a opção da escolha do consumidor também são os diferenciais dos ovos caseiros. "Se o cliente quiser algum sabor diferente, que eu não tenha pronto, é só falar que a gente da um jeito e faz, como já foi o caso”, afirmou a confeiteira. 

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