Outubro Rosa faz aumentar a procura por exames e orientações

Mês de conscientização é considerado o ponto alto do ano para o diagnóstico e a prevenção do câncer de mama
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Outubro Rosa faz aumentar a procura por exames e orientações

 

O Outubro Rosa, mês de conscientização das mulheres e estímulo à prevenção do câncer de mama está chegando ao final. O décimo mês do ano é o período, onde o movimento ganha forças, com o envolvimento de diversas organizações para destacar a importância da prevenção e de luta pela realização de pesquisas sobre a doença. É também a época de maior procura por informações. Em Nova Friburgo, a Associação da Mulher Mastectomizada (Amma) e a Secretaria Municipal de Saúde percebem anualmente esse aumento.

No Brasil, o Outubro Rosa ganhou força na década de 1990, com a adesão de instituições, empresas e órgãos públicos. Desde então, as ações vem se ampliando a cada ano, muitas empresas inclusive destacam a cor do movimento durante o mês. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o país. Segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), somente no estado do Rio de Janeiro, a estimativa para este ano é de 8.050 novos casos de câncer para cada 100 mil mulheres.

Segundo a vice-presidente da Amma, Aldaleia Ribeiro Martins, esse é o período do ano em que há aumento na procura pela instituição, o que é positivo, mas ela destaca que a prevenção deve ser buscada o ano inteiro, pois a melhor forma de combater o câncer é através do diagnóstico precoce.

“Percebemos um aumento da procura neste período do ano, tanto na questão de agendamento de palestras, quando de mulheres com câncer de mama ou de pessoas que conhecem alguém com a doença. Recentemente recebemos duas mulheres, de 36 e 42 anos, que estão em tratamento de câncer de mama, e ainda informações sobre um grupo de oito mulheres que contraíram a doença.

Na Secretaria de Saúde, a procura por exames preventivos e de mamografia também é grande. Durante o mês, a pasta realiza uma série de ações preventivas, especialmente nas Unidades Básicas de Saúde. Segundo levantamento da secretaria, de janeiro até este mês, 45 mulheres deram entrada nos serviços de saúde com câncer de mama.

“Todas as unidades fizeram salas de espera e orientações em grupo com mulheres, onde foram explicadas informações importantes, como quem pode fazer o exame de mamografia e como deve proceder. Com essa oferta de serviços, houve, consequentemente, o aumento na procura por exames. Foram realizados muitos exames clínicos e solicitados também um número considerável de mamografias, até o momento 474”, informou a Secretaria de Saúde através de nota.

Homens também podem ter câncer de mama

Apesar de raro, o câncer de mama também pode afetar os homens. Segundo informações da Fundação Laço Rosa, o mesmo tipo de câncer que atinge as mulheres, é também o diagnosticado nos homens, mas os índices chegam a 1% dos casos, em função da glândula mamária masculina ser ser geralmente atrofiada, com baixa produção de hormônios femininos.

Como não existe rastreamento de câncer de mama em homens, o diagnóstico é feito com base na observação da alteração na mama pelo próprio paciente. Segundo a Laço Rosa, por ser pouco comum essa análise, a maioria dos casos diagnosticados são identificados em estágios avançados da doença. O último dado apresentado pela instituição, informa que em 2013, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 181 homens morreram com a doença no Brasil.

Câncer também afeta cães e gatos

Segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o câncer de mama possui uma alta incidência nos animais de estimação domésticos. Em torno de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem algum tumor, sendo que 85% dos casos apresentam caráter maligno. As informações foram compiladas por uma loja de produtos e serviços voltados para o mercado Pet, a HiperZoo, de Curitiba-PR.

De acordo com o médico veterinário e responsável técnico do estabelecimento, Adolfo Sasaki, o aumento da expectativa de vida, anticoncepcionais, obesidade e alimentação inadequada são alguns dos fatores que influenciam para o desenvolvimento de neoplasias nos animais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade