As lojas podem abrir suas portas em Nova Friburgo nos últimos cinco feriados do ano, graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo. A permissão já vale para domingo, 7, data em que se comemora a Independência do Brasil. Os outros feriados cairão em 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, domingo; 2 de novembro, Finados, domingo; 15 de novembro, Proclamação da República, sábado; e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, feriado estadual em homenagem a Zumbi dos Palmares, quinta-feira.
O presidente do Sincomércio e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio Rezende, explica que a cláusula 18ª da convenção coletiva de trabalho autoriza o funcionamento do comércio nos feriados, mas a abertura ou não das lojas nessas datas fica a critério dos empresários. "Nosso acordo não obriga ninguém a abrir ou fechar sua loja; ao contrário, ele dá liberdade para o lojista”, argumenta o presidente. Rezende acentua que a convenção coletiva cria condições iguais para as empresas do comércio, sejam elas pequenas, médias ou grandes. E ainda garante o funcionamento nos feriados de setores que prestam serviços essenciais para a população, como farmácias e supermercados.
"Antes de incluirmos essa cláusula no nosso acordo, as grandes redes obtinham na Justiça permissão para funcionar, enquanto as pequenas lojas ficavam impedidas de abrir e acabavam sofrendo prejuízos. Agora, todas ganharam poder de decisão e avaliam se querem abrir”, acrescenta o presidente da CDL e do Sincomércio, ressaltando ainda que a convenção coletiva preserva integralmente os direitos trabalhistas dos funcionários.
Deixe o seu comentário