A manhã do último domingo de maio, 30, encerrando os tradicionais festejos de aniversário da cidade, foi marcada pela apresentação dos alunos da Escola de Música Maestro Samuel Antônio dos Santos, fez sua estreia no palco do recital reunindo familiares, professores, diretoria da agremiação e demais convidados na sede da Sociedade Musical Euterpe Friburguense.
Sob condução do maestro titular da Euterpe, Nelson José da Silva Neto, também diretor artístico da Escola de Música, o recital foi aberto com o quinteto de metais Arte Itinerante, composto pelos jovens Kelvin Torres e Francisco Duarte (trompete), Tiago Silva (trompa), Lucas Coutinho (trombone) e Guilherme Tardin (tuba), que executaram um programa de cinco números, de Wagner e Brahms a Roupa Nova e Ary Barroso. Além das apresentações de flautas com a professora Nayara Boy, também estiveram no palco a classe de clarinetas e saxofones com o professor Marco Antônio Conceição, e alunos do próprio professor e maestro Nelson José, na classe de trompas e trompetes.
A apresentação foi encerrada com a apresentação geral da banda-escola, sob regência do maestro Gilney Oliveira, com a execução de cinco números.
Emoção e profissionalização
Como sempre a emoção dominou a cena. Principalmente por parte dos parentes dos jovens músicos estreantes, ao constatarem o resultado positivo do trabalho educacional, cultural e de inclusão social — um curso profissionalizante pioneiro no município, uma vez que foi criado em 1863 pelo próprio maestro fundador da banda Euterpe, e até hoje vem preparando músicos para renovação constante da agremiação musical e, ainda, dando oportunidade ao jovens de ingressarem em uma carreira promissora principalmente através das bandas militares.
“O exemplo mais recente é o da nossa primeira-clarinetista e também professora da prática desse instrumento, Luanna Luciano, que foi aprovada com aplausos e nota máxima para a Escola de Formação de Sargentos do Exército”, disse o maestro Nelson José.
Deixe o seu comentário