Os focas - 8 a 10 de outubro 2011

Por Amine Silvares, Priscilla Franco e Leonardo Lima
sexta-feira, 07 de outubro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Então é mesmo tudo ao mesmo tempo agora?

Por que deixaram todos os festivais de música para o fim do ano? Rock in Rio, Planeta Terra e SWU—um atrás do outro. Haja tempo/dinheiro pra dar conta de tantas atrações internacionais. Falta saber que dia Nova Friburgo receberá bons shows. Ainda dá tempo de doar um dinheirinho pra gente e nos ajudar a comprar os ingressos pros festivais. Mande um e-mail para osfocas@avozdaserra.com.br e mandaremos todos os dados para a sua preciosa colaboração.

Precoces: adolescentes que amadureceram cedo demais

Priscilla Franco

Dayra Laís tem 15 anos e um pequeno tesouro chamado Cauã. O menino, fruto de um namoro adolescente, fez com que a mãe tivesse que deixar de lado as coisas próprias da idade para experimentar as responsabilidades e preocupações da vida adulta. Ela saiu da casa dos pais para morar com o namorado, Rudhy, de 17 anos. O namoro era recente quando a gravidez aconteceu. “Ele mantinha relações com a ex-namorada, mas ela não engravidou. Por isso achamos que ele não poderia ter filhos”, justifica.

Nas redes sociais, as fotos de Dayra revelam a menina que ela ainda é. Antes de engravidar, a jovem não conversava sobre seus relacionamentos em casa. “Eu tinha vergonha”, diz. O psicólogo Armando Correa de Siqueira Neto acredita que o diálogo entre pais e filhos é fundamental para evitar uma gravidez precoce. “Não basta apenas dizer ao adolescente para que use preservativo, mas também esclarecer sobre as decorrências possíveis”, argumenta.

Para a doutora em medicina Maria Sylvia de Souza Vitall, quando a atividade sexual na adolescência resulta em gravidez, as consequências para a saúde da mãe são muitas. “A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento emocionais e comportamentais, educacionais e de aprendizado, além de complicações durante o parto”, explica.

Se uma gravidez inesperada precipitou o casamento de Dayra, Nathalia Silva, hoje com 30 anos, garante que a decisão de se unir a um homem dezesseis anos mais velho foi tomada por amor. Ela recebeu o incentivo da família religiosa para o casamento com o primeiro namorado, e esta era a condição para que o casal pudesse ter intimidade. Apesar de apaixonada, Nathalia admite ter precipitado as coisas. “Eu não me sentia plenamente feliz. A vida de casada me trouxe mais responsabilidades do que alegrias”, diz.

Estudos mostram que o casamento entre adolescentes é duas ou três vezes mais propenso a terminar em divórcio do que entre pessoas acima dos 25 anos. Um dos mais abrangentes estudos a respeito foi publicado pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção em 2001, com dados de 1995, e concluiu que 48% daqueles que se casaram antes dos 18 estavam divorciados ou enfrentavam crises conjugais, enquanto entre casais mais velhos a porcentagem era de 24%.

Hoje no segundo casamento, Nathalia se arrepende de ter se casado muito nova e abandonado os estudos por isso. “Apesar de tudo, eu acredito que a experiência contribuiu para o meu aprendizado. Hoje me sinto uma mulher mais bonita, mais escolada, calejada e sabendo um pouco mais da vida do que quando casei morrendo de amores”, finaliza.

FRASE DA SEMANA

“Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida”

Mahatma Gandhi

LEMBRA DISSO?

Leonardo Lima

Em 1995, no ano de seu centenário, o Flamengo anunciava a contratação do melhor jogador de futebol do mundo: o baixinho Romário, que no anterior havia comandado a Seleção Brasileira na conquista do Tetra. Junto a eles, chegavam ao clube o polêmico atacante Edmundo e o técnico Wanderley Luxemburgo (na época ainda ele ainda escrevia o nome dele com “w” e “y”), recém-campeões brasileiros pelo Palmeiras. No comando de frente do rubro-negro tinha ainda o “anjo-loiro” Sávio, uma promessa de craque vinda das divisões de base.

Pelas contratações o Flamengo era apontado pela crítica desportiva como o grande favorito em todas as competições que iria disputar no ano. O slogan “O melhor ataque do mundo: Romário, Sávio e Edmundo” fazia sucesso e deixava a torcida eufórica. E mesmo em meio a algumas brigas, o favoritismo se confirmou na Taça Guanabara. Flamengo campeão em cima do Botafogo, 3 a 2, com três gols de Romário. Na comemoração, aliás, o jogador não fez questão nenhuma de esconder sua má relação com Luxemburgo e tampouco sua prepotência. “Rei aqui tem muitos. Têm dois, três, quatro, cinco. Mas Deus agora eles sabem quem é. Eu sou o Romário, eu sou o Deus e eles sabem disso, eles tem que me respeitar”, esbravejou.

Porém o sonho rubro-negro logo se tornou pesadelo. Na final do Campeonato Carioca contra o Fluminense o favoritismo não valeu de nada. O Flu terminou o 1º tempo vencendo por 2 a 0. O Fla reagiu na etapa final, empatou e com a igualdade se sagraria campeão. Aos 42 minutos, a torcida já comemorava quando o tricolor Aílton recebeu um lançamento pela direita passou pelo marcou e chutou de fora da área. A trajetória mostrava que a bola iria para fora, mas eis que de repente Renato Gaúcho estica a barriga e marca o gol o título que está na memória dos tricolores até hoje.

Curiosamente o famoso gol de barriga, de fato, não existe. Na súmula, o árbitro deu o gol para Aílton. Mas para os tricolores isso pouco importa. Até uma paródia a uma propaganda de televisão era cantada pelos torcedores rivais: “Pior ataque do mundo, pior ataque do mundo, para um pouquinho, descansa um pouquinho, Romário, Sávio e Edmundo”. Uma lembrança que os flamenguistas, como eu, certamente gostariam de esquecer.

LI, VI E OUVI

Amine Silvares

Li: Filosofia é um assunto complicado pra muita gente. No livro “O Porco Filósofo”, o autor Julian Baggini propõe uma série de jogos filosóficos que colocam o leitor para pensar. A edição original poderia ser traduzida como “O porco que quer ser comido” e se refere a um dos cem jogos de pensamentos. Utilizando grandes filósofos e suas teorias, como o paradoxo de Zenão, teoria de Nietzsche do eterno retorno, paradoxo do restaurante indiano e a caverna de Platão, além de filmes como Laranja Mecânica e Minority Report, televisão, literatura e clássicos da filosofia, a obra faz com que a filosofia também seja divertida.

Vi: A segunda temporada de Boarwalk Empire começou no último dia 25 e promete ser ainda melhor do que a primeira. A série se passa em 1920, época de lei seca nos Estados Unidos, o que levou a um enorme contrabando e produção ilegal de bebidas alcoólicas por todo o país. O personagem principal é Nucky Thompson, interpretado pelo incrível Steve Buscemi, um político cheio de contatos e envolvidos em esquemas de corrupção. Produzida e roteirizada por Terence Winter, que também fez “Os Sopranos”.

Ouvi: Dia 28 deste mês tem show do The Kills no Rio e ainda não sei se vou. A banda, formada por Hotel (James Hince, marido da Kate Moss), vocal, guitarra e bateria, e VV (Alison Mosshart) vocal e guitarra, já lançou quatro CDs. O último, Blood Pressures, saiu em abril deste ano e o single “Satellite” está disponível para download. Pra quem não conhece a banda, recomendo começar pelo segundo CD, meu favorito, o No Wow, de 2005.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade