Quando esta coluna for publicada, a nossa querida Priscilla Franco será uma mulher casada! AÊEEEEEEE!!! Parabéns, Priscilla! Que seu marido tenha vergonha na cara para comprar e lavar as próprias cuecas, que ele ajude nos afazeres domésticos e que você ganhe massagem nos pés todos os dias pro resto da sua vida. Enquanto ela aproveita pra curtir a lua de mel, a nossa querida Juliana Scarini vai fazer um esforço/favor/sacrifício e participar da coluna. Obrigada, Juli! Enquanto Juliana escreve a sua colaboração para Os Focas da semana que vem, fiquem aí com a última matéria da Priscilla solteira.
Dicas para melhorar a redação
Priscilla Franco
Além de fundamental nos vestibulares, uma boa escrita pode ser o diferencial em concursos públicos, em testes de aptidão para bolsas de estudo ou mesmo na hora de se candidatar a uma vaga de emprego. Na redação, os examinadores verificam se o candidato é capaz de se expressar com clareza, argumentar com segurança e desenvolver um raciocínio coerente. Para fazer um bom texto é necessário, além de muita leitura, treinar bastante. Então, se você necessita melhorar a escrita, pegue lápis, papel e coloque os conselhos a seguir em prática, agora mesmo.
A primeira e principal dica para uma boa redação é estar sempre informado sobre os principais acontecimentos e temas em discussão. Só é possível argumentar sobre algo que se conhece a fundo. Para isso, é recomendável a leitura de jornais, revistas, sites de notícia, e acompanhar debates nas redes sociais. Tente formar uma opinião a respeito, reflita sobre o que é lido, e converse com seus amigos e familiares. Essa é uma maneira de internalizar a informação. Ler também ajuda a ampliar o vocabulário e resolver vícios de linguagem e problemas de ortografia.
Antes de começar a redigir, faça um rascunho sobre o que será falado em cada parágrafo, seguindo uma estrutura. Todo bom texto, necessariamente, tem sua introdução, desenvolvimento e conclusão bem sinalizados. Se o assunto é muito amplo, é fundamental que ele seja delimitado antes mesmo de se escrever a primeira linha. Tenha em mente o que será transmitido e certifique-se de escolher a linha de raciocínio sobre a qual melhor domine.
Por fim, tente estabelecer um diálogo entre os seus parágrafos. Tenha em mente que eles não são independentes, mas complementares. Guie o leitor pelo seu texto utilizando expressões como “por outro lado”, quando for apresentar um argumento contrário ao anterior, ou “além disso”, para um similar. Escrever pode ser um exercício extremamente prazeroso. Arrisque-se!
FRASE DA SEMANA
“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.”
Aristóteles
LEMBRA DISSO?
Leonardo Lima
Sem dúvida, uma das figuras mais folclóricas do esporte brasileiro é Adílson José Rodrigues: o Maguila. Campeão brasileiro, sul-americano, latino-americano e mundial pela (inexpressiva) Federação Mundial de Boxe, ele recebeu este apelido por seu porte físico ser apontado como semelhante ao do personagem Maguilla Gorilla, de Hanna-Barbera.
Em sua primeira parte da carreira, ele teve como principal divulgador o locutor e empresário Luciano do Valle, da Rede Bandeirantes. Esta parceria lhe rendeu algumas críticas e até mesmo piadas. Do Valle era acusado de exagerar nas qualidades do pugilista para promovê-lo. Sua técnica, aliás, era alvo de constantes questionamentos, assim como a qualidade de seus adversários. De fato, quando enfrentou um lutador renomado no mundo todo, como Evander Holyfield, em 1989, foi nocauteado no segundo round.
Neste mesmo ano, sua parceria com a Luqui (empresa de Luciano do Valle) se encerrou, pois o apresentador teria decidido aposentar Maguila sem ao menos comunicá-lo. Em 1990, enfrentou a lenda do boxe George Foreman e o resultado foi uma nova derrota por nocaute. O lutador encerrou sua carreira em 2000, após ser nocauteado pelo argentino Daniel Frank. Em seu cartel, o sergipano de Aracajú possui 85 lutas, 77 vitórias (61 por nocaute), um empate e sete derrotas.
Mas não foi apenas dentro dos ringues que Maguila ganhou destaque. Na TV, chegou a ser comentarista econômico (?!) do programa Aqui Agora, do SBT. Também fez parte do elenco do Show do Tom, na Rede Record. Há três anos, se arriscou na carreira musical, lançando um álbum de samba. Em 2010, sua nova empreitada foi na política. Maguila se candidatou a deputado federal, porém não foi eleito. Ele mantém até hoje uma ONG intitulada Amanhã Melhor, voltada para jovens de comunidades carentes que querem ingressar no boxe. Há 15 anos, o escritor Carlos Alencar lançou o livro “Maguila: a saga de um cabra-macho campeão”, que conta a infância, a juventude e a carreira do lutador.
LI, VI E OUVI
Amine Silvares
Li: A Superinteressante é daquelas revistas que tinha que ter nas salas de espera dos consultórios médicos, mas a gente fica limitada às Caras, Quem e Veja. Trocava todas por uma Super. Mestres em compilar coisas úteis, mas que muitas vezes as pessoas desconhecem, eles têm lançado alguns especiais bem legais. Há algum tempinho eles lançaram o “44 coisas que você pode fazer em casa”, mostrando que várias coisas que consumimos e que a indústria garante que é impossível reproduzir no conforto do seu cafofo, na verdade, são bem fáceis de fazer. Dividido em Clássicos da Infância, Gostoso e Feito em Casa, Improvisos, e Gambiarras e Conectados, o manual vem com dicas para diversas situações, de reutilização da água a carregador de celular, para facilitar o dia-a-dia. O manual “44 coisas que você pode fazer em casa” está à venda no site da revista por R$11,95.
Vi: Já faz um tempinho, eu sei, mas só agora pude escrever sobre as brincadeiras pelo 1º de abril que circularam pela internet. Algumas das melhores que vi estavam no site ThinkGeek e Google, que criaram diversas novas funções para seus serviços. O ThinkGeek ofereceu produtos como um perfume de Game of Thrones, uma cadeira de capitão de Star Trek inflável (que eu compraria, diga-se de passagem) e roupas com dispositivos eletrônicos para viciados em tecnologia. Já o Google, que está sempre se superando, transformou os mapas do Google Maps em mapas à la Mario World, ofereceu os seus vídeos favoritos do YouTube em DVD e falou que ia patrocinar carros de corrida que não vão precisar de piloto para competir. Os produtos do ThinkGeek você ainda acha no site www.thinkgeek.com e os do Google estão disponíveis no blog oficial da empresa, o http://googleblog.blogspot.com.br. Menção honrosa: A Kodak lançou uma máquina que “imprime” gatinhos de verdade.
Ouvi: A rapper nova-iorquina Azealia Banks é a mais nova promessa do hip-hop americano. A jovem de 20 anos já lançou algumas músicas na rede e prepara seu primeiro CD, que deve sair no segundo semestre desse ano. Depois de chamar a atenção com “212”, música bastante dançante e com uma letra furiosa, ela liberou recentemente “Fuck Up The Fun”, faixa produzida por Diplo, o mesmo cara que ajudou a lançar M.I.A. no cenário mundial. Azealia também já lançou “L8R”, “Shady Love” e “Liquorice”, que mostram seu estilo agressivo e marcante. As rimas fortes de Azealia lembram outra grande rapper, a Missy Elliot. Vale a pena correr atrás de “212” enquanto o álbum “Broke With Expensive Taste” não sai.
Deixe o seu comentário