E você, leitor em que estágio está?
Nova Friburgo está em estágio de alerta. Nova Friburgo não está em estágio de alerta. Nova Friburgo está em estágio de alerta. Nova Friburgo não está em estágio de alerta. Nova Friburgo está em estágio de alerta. Nova Friburgo não está em estágio de alerta. Esta tem sido a grande emoção dos últimos dias, olha que beleza! Vai preparando o seu kit de fuga, porque não tá fácil pra ninguém.
Vaidade em excesso pode significar distúrbio psicológico
Priscilla Franco
Nas academias de ginástica, entre o vai e vem das anilhas, pesos e halteres pode se esconder um distúrbio próprio da vida contemporânea, mas que remete a um conhecido mito da Grécia antiga: o mito de Narciso. Psicólogos chamam de egomania a preocupação excessiva pela própria aparência, que muitas vezes se manifesta em consumismo desmedido, obsessão por magreza e culto ao corpo. O psicólogo Sanmyo Paiva é um estudioso do assunto e explica esta patologia a partir do mito: “A origem da palavra Narciso, em grego Narkissos, vem de narkes, que significa entorpecimento, inconsciência. Narciso ficou entorpecido de si mesmo, tamanha era sua autoadmiração”.
O terapeuta explica que dois tipos de narcisismo são frequentemente diagnosticados nos consultórios. Algumas pessoas se mostram muito sensíveis e se sentem feridas com facilidade. Para outras, o oposto acontece, e o paciente cria um distanciamento diante dos fatos e do outro. O que existe em comum entre os casos é a queixa de um vazio interior, sintomas psicossomáticos e distúrbios da própria imagem e da autoestima. “Eles buscam quem os ouça e lhes dê a importância e a atenção que geralmente não são encontradas nas relações cotidianas”, explica.
Para Sanmyo, a raiz do problema pode estar no apelo psicológico que existe nas atividades que envolvem a busca por um padrão de beleza: “Esse apelo está relacionado às carências humanas e ao sentimento de impotência diante da natureza, da decrepitude do corpo”. O problema não teria uma idade certa para se manifestar e os pacientes costumam relutar em procurar por ajuda. “Eles não encararam a realidade por medo de não suportá-la, e continuam na busca por uma satisfação que nunca se supre.”
O psicólogo promoveu no fim de outubro uma palestra sobre o assunto para alunos do TEI—Treinamento Específico Individual. O objetivo foi munir os interessados da informação necessária para observar se o que os impulsiona ao treino é a busca por melhores condições de vida e saúde ou uma preocupação exagerada com a própria aparência. Uma vez identificado o exagero, Sanmyo recomenda procurar ajuda profissional, para um tratamento que pode ser demorado. “O processo costuma ser lento, cuidadoso e complexo por conta da organização e rigidez do sistema de defesa que as pessoas narcisistas desenvolvem”, justifica.
FRASE DA SEMANA
“Meu clube estava à beira do precipício, mas tomou a decisão correta: deu um passo a frente”
João Pinto (ex-jogador do Futebol Clube do Porto, de Portugal)
LEMBRA DISSO?
A Copa do Mundo de 1998
Leonardo Lima
A 16ª da Copa do Mundo consagraria de vez o fenômeno que nasceu em Bento Ribeiro, bairro pobre do Rio de Janeiro, e ganhou o mundo com sua arrancadas, seus dribles e, é claro, com seus muitos gols. A Copa do Mundo da França, de 1998, seria também a da coroação de um dos maiores ataques da história do futebol: a dupla Ro-Ro, formada por Ronaldo e Romário.
A Seleção de Zagallo vinha de um bom momento. Campeã da Copa América e da Copa das Confederações, não precisou disputar as Eliminatórias por ser a atual campeã mundial. Porém, dias antes do início da competição o grande favorito ao título sofreu um grande golpe. Após lesionar-se em uma partida contra o Friburguense (aqui mesmo, em Nova Friburgo), Romário não conseguiu se recuperar a tempo e foi cortado do grupo. Mas o time que mesclava a experiência de Dunga, Taffarel e Bebeto com alguns jovens talentos, como Roberto Carlos, Rivaldo e o próprio Ronaldo continuava dando confiança aos brasileiros de que o penta poderia ser conquistado.
Na estreia, vitória suada sobre a Escócia, por 2 a 1. Em seguida, goleada sobre Marrocos: 3 a 0. Com a classificação garantida Seleção relaxou e levou uma virada da Noruega na terceira partida: 2 a 1 e a primeira derrota. Sob alguns olhares de desconfiança o Brasil pegaria o Chile, nas oitavas. Outra goleada por 3 a 0. Nas quartas um jogo emocionante conta a Dinamarca e outra vitória, desta vez por 3 a 2. Na semifinal, após o empate em 1 a 1 contra a Holanda no tempo normal,a decisão seria nos pênaltis. Quem não se lembra da imagem de Zagallo antes do início das cobranças gritando para os seus jogadores “Nós vamos ganhar!”? E ganharam.
Só faltava um jogo. Era preciso apenas bater os donos da casa para comemorar o penta. Mesmo visitante, o Brasil era favorito. Antes do jogo, porém, um indício de que aquela não seria uma noite brasileira. Na escalação da Seleção não constava o nome de Ronaldo, e sim o de Edmundo. Após grande suspense a Seleção entra em campo com... Ronaldo.
Era só o princípio da fatídica derrota. O que se viu foi um Brasil apático em campo. Ronaldo mal tocava na bola. França 3 X 0 Brasil. Fácil. O que aconteceu com a nossa Seleção? Tempo depois foi divulgado que o Fenômeno sofreu uma convulsão na véspera da final. História (muito) mal contada até hoje.
LI, VI E OUVI
Amine Silvares
Li: O romance “O Sol é Para Todos”, de Harper Lee, se tornou rapidamente um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna após seu lançamento em 1960. O livro é narrado por uma adolescente, filha de um advogado branco que defende um homem negro da acusação de estupro de uma menina branca. A obra traz uma forte mensagem sobre discriminação racial, discriminação de classe e procura de justiça. A obra ganhou uma adaptação para o cinema em 1962 com Gregory Peck como protagonista.
Vi: A série Pushing Daisies conta a história de Ned, um doceiro, e Chuck, a garota por quem se apaixonou ainda quando criança. Só que Ned tem o poder de trazer os mortos à vida com um toque e, contanto que não toque neles novamente, eles continuam vivos como se nada tivesse acontecido. O problema é que Chuck morre e Ned vai salvá-la, mesmo sabendo que nunca mais vai poder encostar em sua amada, se não quiser perdê-la de vez. Foram feitas apenas duas temporadas, mas o visual cartunesco e o roteiro inusitado ganharam fãs fiéis. Disponível em DVD.
Ouvi: A rapper californiana Kreyashawn não tem cara de rapper. O delineador forte nos olhos lembra Amy Winehouse e o visual é uma mistura de hipster e chola. Ela já lançou duas mixtapes que não são difíceis de achar na internet. Recomendo o single “Gucci Gucci”, que é viciante. Recentemente, Kreayshawn assinou com a Columbia Records e deve lançar um CD em breve. Além de rapper, a artista também é diretora de videoclipes e chegou a gravar uma versão para “The Adventures of Rain Dance Maggie”, do último álbum do Red Hot Chilli Peppers, mas a banda acabou usando uma outra versão.
Deixe o seu comentário