Os Eco Amigos e o abraço ao jequitibá milenar

sexta-feira, 29 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Os Eco Amigos e o abraço ao jequitibá milenar
Os Eco Amigos e o abraço ao jequitibá milenar

(SECOM) - O grupo de caminhadas Eco Amigos, mais uma vez com o apoio da Secretaria de Turismo, realizou passeio em meio à natureza. No domingo, 24 de maio, 58 pessoas se encontraram no Centro de Turismo, pela manhã, e se dirigiram à Teodoro de Oliveira para iniciar a caminhada sobre o leito da antiga linha férrea, onde a Mata Atlântica toma o lugar, restando apenas trilhas.

A segunda etapa do passeio começou pela antiga estrada que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu, onde foram vistas fontes de água e os andarilhos puderam ter contato direto com a natureza. Segundo Luiz Carlos da Costa Santos, presidente do grupo Eco Amigos, pode-se ouvir, inclusive, o canto da araponga, uma espécie de pássaro que só sobrevive em região de Mata Atlântica preservada.

Os participantes passaram por duas pontes de ferro, construídas pelo Barão de Nova Friburgo entre os anos de 1875 e 1878. Após atravessarem as pontes, os andarilhos encontraram ruínas da linha férrea e a área onde eram feitas as manobras dos trens e, ainda, onde ficava a oficina da ferrovia. Em seguida, chegaram a Boca do Mato, passando por um trecho de sítios, e parando para um piquenique oferecido pelo Rotary Caledônia que levou também cinco ingleses, em visita a Nova Friburgo e que ficaram encantados com a beleza natural da região.

Todos visitaram o local onde será a sede oficial do Parque Estadual dos Três Picos e conheceram o jequitibá que possui cerca de mil anos de existência. Para se ter uma idéia do diâmetro da árvore, foram necessárias 25 pessoas para abraçar o seu tronco

Assunta Cicerelli, que participou da caminhada do Eco Amigos pela segunda vez, adorou o passeio. “Fiquei encantada com a natureza. Estava cercada de vegetação. Uma maravilha. Vou continuar participando, porque a gente conhece lugares lindos que nem imaginamos que existam”, afirmou a imigrante italiana de 66 anos que, por ter sido criada na roça, adora o contato com a natureza.

O transporte de ida e de retorno para Nova Friburgo foi feito em ônibus oferecido pela empresa concessionária de transportes coletivos, a Faol, que desde a primeira caminhada vem apoiando a iniciativa da Secretaria de Turismo. A programação de caminhadas dos próximos meses vai contemplar diversos pontos turísticos e locais com vista ampla de Nova Friburgo. Os níveis de dificuldade são calculados a partir das distâncias percorridas. As categorias 1 e 2 – 4km; 3 e 4 – 10km; 5 e 6 – 15km; 7, 8, 9 e 10 – 20km. Neste mês de junho, as caminhadas acontecerão nos dias 07/06 (São Pedro da Serra/Boa Esperança e Lumiar – Categoria 6); 21/06 (Janela das Andorinhas – Categoria 5);  28/06 (Rio Bonito/Toca da Onça – Categoria 8).

Mais informações e cronograma completo, além de inscrições para participação nas caminhadas, podem ser encontrados no site www.ecoamigos.org ou no telefone (22) 2522-1100.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade