Nesta segunda-feira, dia 7 de abril, o jornal A VOZ DA SERRA completa 69 anos de fundação. A fórmula do sucesso nunca foi segredo, pois sempre esteve exposta em nossas páginas para todo o mundo ver: informação relevante, checada com cuidado, respeito ao leitor e um texto simples e direto, tudo isso com um visual moderno associado a fotos que registram a verdade dos fatos.
O reconhecimento de nosso trabalho vem dos nossos leitores, que se espalham em todos os bairros e distritos de Nova Friburgo, dos demais municípios da região e de fora da cidade, inclusive do exterior. Da edição pioneira publicada nos idos de 1945 até os dias de hoje, em que A VOZ DA SERRA pode ser lida através de seu site na internet, fazemos tudo e mais alguma coisa para oferecer o melhor ao leitor.
A sintonia com a população é o principal estímulo para o nosso trabalho, sempre em busca de pautas que abordem temas de seu interesse. Sim, é verdade, de alguns anos para cá, as manchetes policiais têm ocupado muitas de nossas edições, o que lamentamos profundamente. Reflexo dos tempos. Triste dizer, mas a Nova Friburgo de hoje sofre das mesmas mazelas das grandes cidades no que diz respeito à violência. Nossa esperança é que esse tipo de notícia diminua cada vez mais, dando lugar apenas a manchetes sobre desenvolvimento, empregos, instalação de mais faculdades públicas no município, melhorias substanciais na saúde e na educação, enfim, tudo que venha a contribuir para termos de volta a paz, a calma e a segurança que sempre foram uma marca registrada de nossa cidade.
Mas como nossos leitores podem observar, nossas páginas trazem muitos outros assuntos que fogem por completo à violência. São notícias do cotidiano de Nova Friburgo, reportagens aprofundadas sobre todos os fatos importantes da cidade (sempre ouvindo todos os lados envolvidos), relatos do que acontece nas comunidades, uma cobertura esportiva completa dos eventos sociais e esportivos, fotos e matérias belísimas sobre os arredores de Friburgo, um serviço detalhado dos espetáculos e filmes que estão sendo exibidos, colunas sociais, entrevistas com personalidades, informações sobre os rumos e questões envolvendo a política municipal, ou seja, tudo aquilo que repercute na vida dos cidadãos e que os friburguenses precisam para se manter informados sobre o município. Também fazemos questão de sempre ouvir o leitor, seja pela coluna "Opiniões” ou em "A Voz dos Leitores”, onde publicamos os e-mails enviados para a nossa redação, inclusive os que contém críticas ao que sai publicado no jornal.
Aqui estamos nós, portanto, quase setentões, mas com o vigor e otimismo da juventude, enfrentando todas as dificuldades e revezes de cabeça erguida, sem nos deixar abater e sem nos desviar nem por um instante de nosso objetivo.
Nada mal para um jornal do interior que, como os seus coirmãos de outros municípios deste país, luta para vencer num terreno difícil e cheio de incertezas. Mas, como já provamos em diversas ocasiões, nós não somos de desistir da luta, pelo contrário, ela nos alimenta, nos fortalece, nos faz crescer.
Foto: Lúcio Cesar Pereira
AVS: uma instituição na vida da cidade
Muita coisa mudou em Nova Friburgo desde a fundação de A VOZ DA SERRA até os nossos dias, transformando o município num polo regional de desenvolvimento econômico, com uma população que hoje chega a cerca de 180 mil habitantes. Mas, tanto ontem como hoje, os leitores encontram em nossas edições notícias sobre todos os acontecimentos da cidade e seus arredores, além de informações importantes para o seu cotidiano.
A VOZ DA SERRA também é uma fonte de consulta para historiadores e pesquisadores da vida friburguense e um apoio para suas análises e reflexões sobre a comunidade, elevando o jornal a uma fonte permanente de consultas e atualização. Inúmeros trabalhos e monografias sobre a história do município fazem referência bibliográfica ao jornal, o que para nós é motivo de orgulho e engrandecimento. As notícias veiculadas em nossas páginas também são uma preciosa fonte de consulta para estudantes de todos os graus de escolaridade, do Ensino Médio à universidade.
Estes e outros exemplos de interação com os friburguenses fazem de A VOZ DA SERRA um importante veículo de comunicação que transcende a sua natureza puramente informativa. Em outras palavras: além do que se convencionou chamar em linguagem publicitária de "mídia obrigatória”, AVS hoje é uma instituição na vida de Nova Friburgo.
Deixe o seu comentário