A Orquestra Candido Mendes sobe ao palco do Teatro Municipal de Nova Friburgo neste sábado, 20, às 20h, para comemorar os três anos de sua primeira apresentação. O Concerto de Terceiro Aniversário reunirá cerca de 60 integrantes da orquestra, criada pela Universidade Candido Mendes, através da Escola Superior de Música, num espetáculo de música clássica e erudita em que o público poderá apreciar peças de Mozart, Brahms, Beethoven e Villa-Lobos. A regência ficará a cargo do maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música. O regente assistente será o professor Marcos Botelho. O evento tem entrada franca, mas o público deverá chegar cedo para garantir lugar.
O concerto antecipa as comemorações pelos três anos da primeira apresentação da Orquestra Candido Mendes, no Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, que é no dia 22. No evento deste sábado serão apresentadas as seguintes peças: na primeira parte do espetáculo – com a Camerata Ucam – haverá Concerto em Sol Maior para Viola (G.P. Telemman, solista João Senna); Eine Kleine Nachtmusik (Mozart). Na segunda parte do espetáculo, já com toda a Orquestra Candido Mendes em cena, o público será presenteado com Preciosa (Carl Maria Von Weber), Tapajônia (Wagner), Sutil (Jonathan Lima Angelo), Minueto e Trio (Luigi Boccherini), Contradança I (Mozart), Dança Húngara (Brahms), Marcha do Triunfo (Beethoven), Bachianas 4 – Prelúdio (H. Villa-Lobos).
A orquestra, idealizada pelo pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, foi criada em junho de 2007 e em pouquíssimo tempo se transformou em motivo de orgulho para a cidade. Hoje são mais de 70 integrantes, oriundos da Escola Superior de Música, criada em 2002, também na Candido Mendes, única instituição privada de todo o Estado do Rio a oferecer o curso licenciatura em música, com o conceito máximo do Ministério da Educação. A escola representa oportunidade única de formação profissional, tendo em vista o retorno da obrigatoriedade das aulas de música nas séries de ensino fundamental. Dezenas de alunos formados pela Ucam vêm se destacando em concursos públicos para o magistério.
Nos últimos três anos, a Orquestra Candido Mendes já participou, por duas vezes, do Festival de Inverno de Nova Friburgo, tornou-se tradição com sua apresentação anual na Catedral, nas comemorações natalinas; e esteve presente em palcos solenes e improvisados, em vários municípios do Estado do Rio. Destacam-se seus dois concertos no Teatro Municipal de Niterói e a apresentação que encerrou as comemorações pelo aniversário do município de Araruama, na Região dos Lagos. Também esteve presente em Teresópolis e, em dezembro, seus integrantes subirão ao palco do Teatro Municipal de Petrópolis.
O idealizador da Escola de Música e principal incentivador da orquestra, Alexandre Gazé, destaca que o terceiro conceito de aniversário ratifica um trabalho de sucesso e pioneirismo que vem sendo realizado na Candido Mendes de Nova Friburgo, principalmente em função do trabalho social ali realizado. Além do curso de graduação e da orquestra, a Escola de Música conta com mais de 400 alunos em suas oficinas, para aprender a tocar instrumentos, nos bairros Vilage e Olaria, onde professores e alunos transmitem seus conhecimentos a preços simbólicos, garantindo um futuro a jovens promissores e expandindo a cultura.
Deixe o seu comentário