Orquestra Candido Mendes faz Concerto de Natal amanhã, na Catedral São João Batista

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Universidade Candido Mendes, através da Escola Superior de Música, promove o Concerto de Natal, com apresentação da Orquestra Candido Mendes, nesta sexta-feira, 17, na Catedral São João Batista (Praça Dermeval Barbosa Moreira, Centro), a partir das 18h. O evento tem entrada franca e já faz parte da programação oficial de comemorações natalinas na cidade. No dia seguinte, 18, será a vez dos petropolitanos apreciarem a orquestra, numa apresentação no Teatro Municipal de Petrópolis, também com entrada franca.

Durante a apresentação da orquestra na catedral, a Ucam e a Cáritas Diocesana de Nova Friburgo lançarão o livro Memorial, com a trajetória dos 50 anos de serviços prestados pela Cáritas na Região Serrana. Com texto de Aluysio da Silva Neno, Memorial foi editado pelos alunos do curso de comunicação social da Ucam Nova Friburgo. A logomarca comemorativa do Jubileu de Ouro foi criada pelo aluno de Publicidade, Danilo Silveira.

Tendo como regente o maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música, e regente assistente o professor Marcos Botelho, a Orquestra Candido Mendes apresentará peças de Mozart, Bach, Wagner, entre outros compositores. Já consagrada junto à população de Nova Friburgo, a orquestra vem marcando presença todos os anos com o espetáculo na catedral. São mais de 60 integrantes, oriundos da Escola Superior de Música, criada em 2002, também da Candido Mendes, única instituição privada de todo o Estado do Rio a oferecer o curso licenciatura em música, com o conceito máximo do Ministério da Educação.

Nos últimos anos, a Orquestra Candido Mendes vem se apresentando também em vários municípios do Estado do Rio. Só neste ano, apresentou-se duas vezes no Teatro Municipal de Niterói, encerrou a comemoração de aniversário do município de Araruama, na Região dos Lagos, esteve em Teresópolis e recebeu convite para se apresentar em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.

Além da orquestra, a Escola Superior de Música mantém mais de 250 crianças, jovens e adultos, nas salas de aulas de suas oficinas, onde se aprendem a tocar vários instrumentos, com taxas simbólicas. O projeto, pioneiro, fez com que a Escola de Música abrisse uma nova Casa da Música – a sede funciona no campus Nova Friburgo da Ucam; e a Casa da Música II está no bairro de Olaria, atendendo à população carente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade