Orquestra Candido Mendes emociona o público no Municipal

quarta-feira, 24 de novembro de 2010
por Jornal A Voz da Serra
Orquestra Candido Mendes emociona o público no Municipal
Orquestra Candido Mendes emociona o público no Municipal

A Orquestra Candido Mendes apresentou um concerto inédito no último dia 20, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, em comemoração ao seu aniversário de três anos. O evento teve entrada franca e o público se emocionou com obras dos grandes nomes da música clássica, entre eles, Mozart, Beethoven e Brahms. Como regente titular, o concerto contou com o maestro Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes. O regente assistente foi o professor Marcos Botelho.

Hoje a Orquestra Candido Mendes conta com mais de 70 componentes, dezenas de instrumentos e pelo menos 60 peças já exaustivamente ensaiadas e apresentadas para diferentes públicos, em espetáculos variados, palcos oficiais (teatros e casas de espetáculos) ou improvisados (igrejas, áreas ao ar livre), em diversas cidades, numa jornada de extraordinária beleza e encanto, que guarda uma só emoção na plateia. O principal maestro de toda essa história, idealizador da Escola Superior de Música e da orquestra, é o pró-reitor de Coordenação e Expansão da Ucam, professor Alexandre Gazé.

“Quando criamos a Escola de Música ainda não havia a obrigatoriedade do ensino, tivemos que lutar por isso. A partir do ano que vem, segundo a lei, todas as escolas terão que ensinar música. Foi neste contexto que surgiu a orquestra, porque ela é a grande formatura da Escola de Música, é a realização de um projeto. São três anos de trabalho, mas, para nós, representa muito, é a realização de um sonho. A cada apresentação da orquestra nós recebemos um prêmio”, conta o pró-reitor, emocionado.

Nos últimos três anos, a Orquestra Candido Mendes já participou, por duas vezes, do Festival de Inverno de Nova Friburgo, tornou-se tradição com sua apresentação anual na Catedral São João Batista, nas comemorações natalinas, e esteve presente em vários municípios do Estado do Rio. Destacam-se seus dois concertos no Teatro Municipal de Niterói, a apresentação que encerrou as comemorações pelo aniversário do município de Araruama, na Região dos Lagos. Também esteve presente em Teresópolis e, em dezembro, seus integrantes subirão ao palco do Teatro Municipal de Petrópolis.

A Escola Superior de Música, criada em 2002, também é motivo de orgulho da Candido Mendes, única instituição privada de todo o Estado do Rio de Janeiro a oferecer o curso Licenciatura em Música, com o conceito máximo do Ministério da Educação. Suas oficinas de música lotam as salas de aula, com alunos de todas as idades, dos mais variados perfis socioeconômicos, numa prova de que a cultura se sobrepõe às diferenças e propicia a interação. Hoje são mais de 400 aprendizes.

O diretor administrativo da Universidade Candido Mendes de Nova Friburgo e secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, também prestigiou o evento, que marcou a trajetória de sucesso da orquestra.

“O Teatro Municipal é a casa-matriz da cultura, é o principal equipamento cultural da cidade. Trazer para cá a Orquestra Candido Mendes para comemorar o seu terceiro aniversário é um motivo de grande satisfação para o teatro e para toda a equipe da cultura”, afirmou o diretor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade