Uma oportunidade de boa música e lazer aconteceu na noite de domingo, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, na Praça do Suspiro, com a apresentação da Orquestra Candido Mendes, da Escola Superior de Música da universidade. Um repertório superespecial para comemorar o aniversário da cidade foi iniciado com Can-can e encerrado com o tradicional Parabéns pra você, sob a regência do prefeito Heródoto Bento de Mello, que mais uma vez foi chamado para comandar os músicos, a exemplo do que acontecera no dia anterior, com a orquestra de Campos, quando Heródoto comandou a Radetzk Marche.
Dividindo a regência da orquestra com o maestro assistente Marcos Botelho, que acaba de ser aprovado com louvor para a Escola Nacional de Música, o professor Francisco Fernandes Filho (maestro titular), apresentava as peças. Uma grande surpresa ficou por conta do projeto Solistas em Concerto, lançado recentemente e que revelou o músico Isaac Rodrigues, que, inclusive, teve seu talento consagrado na música final do espetáculo. Isaac tem 15 anos, começou na música aos 9 anos, é filho de Nova Friburgo e tem em seu currículo várias apresentações com a Banda Campesina, inclusive no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. O jovem músico foi aplaudido de pé e, com certeza, deixará a cidade para seguir carreira profissional em breve. O secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, até defendeu a inscrição de Isaac no programa Raul Gil, da TV Bandeirantes. “Estou certo de que se ele for para o programa ganhará e, em pouco, tempo gravará um CD”, afirmou Roosevelt.
Na plateia, diversas personalidades apreciaram o concerto, como Francisco de Assis (coordenador geral do campus Nova Friburgo da Ucam), Aécio Alves da Costa (presidente da Academia Friburguense de Letras), a professora da Ucam, também pesquisadora e historiadora Janaína Botelho, Dilva Maria de Moraes (UBT), Hamilton Werneck (professor e escritor), José Duarte (presidente da Associação Friburguense de Imprensa), Girlan Guilland (secretário municipal de Comunicação), entre outros.
O programa do concerto da Orquestra da Ucam incluiu: Can-can (J. Offenbach) arranjo de Jorge Ayer); Minueto n° 3 (W. A. Mozart), arranjo Jorge Ayer; Greensleeves (arranjo de Jorge Ayer); Jesus, alegria dos homens (J.S.Bach – arranjo Jorge Ayer e teclado Andréa Senna); Cânon in d (Pachebell – adaptação de Márcio Carvalho e teclado Andréa Senna, sob a regência de Marcos Botelho); Solstício (Yahn Wagner - regência de Marcos Botelho); Dança Húngara n° 5 (J. Brahms – arranjo Arthur Pontes e regência de Marcos Botelho); Ballet da Ópera Iphigénie em Aulide (Gluck – arranjo Jorge Ayer); Minueto e Trio (Luigi Boccherini - arranjo Jorge Ayer); Concerto Estudantil n° 2 (F. Seitz – arranjo Arthur Pontes e solista Isaac Rodrigues).
Deixe o seu comentário