A Orquestra Candido Mendes sobe ao palco do Teatro Municipal de Nova Friburgo neste domingo, às 18 horas, na apresentação do Concerto de 4º Aniversário. O evento tem entrada franca e promete novidades em relação às apresentações anteriores dos músicos e maestros da Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes. Dividido em três partes, o espetáculo trará a Camerata de Cordas, a Camerata de Sopros e Percussão e, por fim, todos os integrantes da Orquestra Sinfônica Candido Mendes.
Serão 16 peças, reunindo o que há de melhor da música clássica. Entre os destaques, Vivaldi, Schubert, Tchaikovsky e Reich. Destacam-se também peças com composições de Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso, Milton Nascimento. A Camerata de Cordas irá apresentar “Yesterday”, de John Lennon e Paul McCartney.
A apresentação da orquestra contará com a presença de três maestros: Francisco Fernandes Filho, diretor da Escola Superior de Música; Marcos Botelho, como regente assistente; e Bruno Rodrigues, regente convidado.
Já consagrada junto à população de Nova Friburgo, a Orquestra Candido Mendes tem sido presença constante nos festivais de inverno da região. Recentemente, apresentou-se na reabertura do Teatro Municipal de Nova Friburgo. São mais de 60 integrantes, oriundos da Escola Superior de Música, criada em 2002, também da Candido Mendes, única instituição privada de todo o Estado do Rio de Janeiro a oferecer o curso de Licenciatura em Música, com o conceito máximo do Ministério da Educação.
Nos últimos anos, a Orquestra Candido Mendes vem se apresentando também em vários municípios do Estado do Rio de Janeiro. Já esteve duas vezes no Teatro Municipal de Niterói, encerrou a comemoração de aniversário do município de Araruama, na Região dos Lagos, esteve em Teresópolis e recebeu convite para se apresentar em Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.
Além da orquestra, a Escola Superior de Música mantém mais de 250 crianças, jovens e adultos nas salas de aulas de suas oficinas, onde se aprendem a tocar vários instrumentos, com taxas simbólicas. O projeto, pioneiro, fez com que a Escola de Musica abrisse uma nova Casa da Música – a sede funciona no campus Friburgo da Ucam; e a Casa da Música II está no bairro de Olaria, atendendo à população carente.
Deixe o seu comentário