Origem-Uerj tem boas perspectivas para 2012

segunda-feira, 06 de fevereiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O ano de 2012 começou com boas perspectivas para a Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico/Campus da Uerj em Nova Friburgo. Além da mudança para a nova sede na Vila Amélia e a entrada de novos projetos em seu programa de estímulo à inovação e geração de empreendimentos, o convênio com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) está em fase de assinatura e em breve também deverá entrar em funcionamento o novo site da instituição.

Mas as novidades não param por aí. Segundo a gerente da Origem, Lanice Fagundes, este ano a incubadora pretende lançar dois editais, uma a cada semestre, visando a seleção de novos projetos. O primeiro, inclusive, já está sendo preparado e a expectativa é de que as inscrições estejam abertas daqui a dois meses, em abril. “Isso sem falar no processo específico que teremos de fazer para atender o convênio que está sendo fechado com a Embrapa”, adiantou.

Lanice Fagundes não tem dúvidas de que 2012 será, para a Origem, um ano de muito trabalho. Isso porque também está no seu planejamento reiniciar o programa de capacitação não só para quem está na incubadora—com projetos pré-incubados, incubados ou associados—, mas também à comunidade de Nova Friburgo e região, principalmente quando o foco for a captação de recursos públicos e privados para o financiamento dos projetos.

“Em razão das chuvas de janeiro de 2011, que causou estragos na antiga Fundação Getúlio Vargas, onde ficava o IPRJ/Uerj, fomos abrigados provisoriamente pelo Sebrae, que nos emprestou uma sala para que pudéssemos continuar atendendo os empreendedores. Mas a falta de espaço físico para os cursos de capacitação prejudicou o calendário que tínhamos preparado para o ano passado. Agora, com a nova sede, temos condições de retomar esse programa”, explicou a gerente.

Outra ação importante que a Origem dá continuidade em 2012 é a implantação de um novo modelo de gestão baseado na plataforma Cerne (Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos), que é uma metodologia proposta pelo Sebrae e a Anprotec (Associação das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) para melhorar os resultados das incubadoras do país. “Estamos trabalhando nisso há dois anos e no final de 2012 vamos nos submeter à primeira certificação”, acrescentou.

Embrapa

O convênio com a Embrapa vem sendo costurado desde 2010 e objetiva a transferência de tecnologia para empreendedores do setor de agronegócio. Ele está sendo fechado com a unidade de Agroindústria de Alimentos, que tem atuação focada no aperfeiçoamento de processos para obtenção de novos produtos a partir de cereais, leguminosas, frutas, hortaliças, óleos essenciais e comestíveis.

De acordo com Lanice Fagundes, pela parceria que vem sendo formalizada, caberá à Origem, além de realizar a seleção dos projetos por meio de editais específicos para o setor de agronegócio, também prestar todo suporte administrativo, gerencial e de mercado, como é feito atualmente com os projetos já em desenvolvimento em seu programa de incubação.

“Nova Friburgo e região, por sua característica agrícola, têm as condições favoráveis para a implantação dessa iniciativa. E a Embrapa, que tem convênios com outras incubadoras do país, identificou a Origem como a instituição que tem o perfil ideal para abrigar essa tecnologia agroalimentar e captar empreendedores no Estado do Rio de Janeiro. Esperamos lançar o primeiro edital ainda neste semestre”, explicou.

Novo site

Já está na fase final de construção o novo site da Origem Incubadora de Empresas Inovadoras. O projeto tem parceria da Incubadora Sul Fluminense e vem sendo desenvolvido pela E-Voxel, uma das empresas incubadas, especializada em design de produto, programação visual e computação gráfica.

No site o empreendedor terá acesso a informações como o histórico do movimento de incubadoras no Brasil e no mundo, áreas de atuação da Origem, sua infraestrutura, serviços, empreendimentos e parcerias, além de notícias institucionais e assuntos relacionados à inovação e empreendedorismo.

“Ainda teremos uma última reunião para a apresentação do leiaute. O site terá uma interface de fácil navegação, apresentando links úteis e arquivos para download. Quem acessar a nossa página também ficará sabendo o que é preciso fazer para ingressar no programa”, adiantou a gerente da Origem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade