A Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) em Nova Friburgo está admitindo novos projetos para o seu programa de estímulo à criação e fortalecimento de micro e pequenas empresas. Pelo processo seletivo, que também contempla a mudança de modalidade dos empreendimentos já conveniados à instituição, estão sendo oferecidas 18 vagas para 2012, distribuídas entre os projetos pré-incubados (10), os projetos incubados (05) e os projetos associados (03). O prazo de inscrição vai de 26 de outubro a 8 de novembro. O edital está disponível em www.iprj.uerj.br.
“Existe muita gente por aí com uma ideia na cabeça de um produto ou serviço inovador, mas que não sabe por onde começar. Não que lhes falte iniciativa, mas talvez o suporte técnico necessário para que se possa colocá-la em prática. E essa é justamente a proposta da incubadora: ser um ambiente pensado e estruturado para apoiar os empreendedores no desenvolvimento de seu projeto, contribuindo, dessa forma, para a redução da mortalidade das micro e pequenas empresas nos primeiros anos do negócio”, disse a gerente da Origem, Lanice Fagundes, acrescentando o programa da Uerj é voltado tanto a pessoas físicas quanto jurídicas.
De acordo com o edital, serão avaliados projetos inovadores em todas as áreas de conhecimento, preferencialmente em consonância com as competências da universidade e que contribuam para o desenvolvimento de setores econômicos relevantes na região. Eles serão classificados em uma das três modalidades atendidas: pré-incubados (aqueles que estão em fase de definição e necessitam de apoio para o estudo da viabilidade e desenvolvimento do plano de negócios); incubados (estão na fase de implantação do negócio); e associados (empresas já inseridas no mercado, mas que desejam desenvolver um novo produto ou melhorar um já existente).
Para se inscrever, é preciso baixar o edital 01/2011 e seus anexos, preencher corretamente a ficha, o termo de compromisso e elaborar um plano de negócios resumido. Depois, entregar tudo na sede da Origem. Os projetos já conveniados que se inscreverem para mudança de modalidade ou aqueles que já participaram dos editais anteriores estão isentos da taxa de inscrição, que custa R$ 50,00 para alunos regularmente matriculados na Uerj em quaisquer dos seus cursos de graduação e pós-graduação e de R$ 100,00 para os demais interessados. A confirmação da inscrição será feita por e-mail em até cinco dias úteis após o encerramento do período de inscrição.
Serviços
O programa de incubação da Origem, vale destacar, constitui uma atividade de estímulo à criação de empresas baseadas em produtos ou serviços inovadores e ao fortalecimento de empresas já existentes que pretendam agregar inovação ao seu portfólio. Esta atividade é executada através de cursos, consultorias especializadas e acompanhamento do empreendedor visando sua capacitação gerencial, interação com o corpo técnico, docente e discente da Uerj e instituições parceiras, e ainda apoio na captação de recursos humanos e financeiros para a implementação dos projetos.
Os projetos selecionados no edital 01/2011 poderão se utilizar também dos seguintes serviços: apoio administrativo com cópia, impressão, telefone e fax; e infraestrutura compartilhada, compreendendo sala de reuniões, sala equipada com recurso audiovisual, copa e recepção. Futuramente, havendo disponibilidade de espaço, mesmo após a assinatura do convênio, poderão ser oferecidas salas individuais para uso do projeto selecionado em qualquer das modalidades, ficando a metragem e valor a serem divulgados no momento em que a oferta for feita.
Atualmente, a Origem está funcionando provisoriamente na Rua Fernando Bizzotto 72, Centro, anexa ao Escritório Regional do Sebrae. Mas a previsão, segundo a gerente da incubadora, é que no início do ano que vem ela já esteja instalada em sua nova sede, junto ao Instituto Politécnico, que está se transferindo para uma área da Fábrica Filó, na Lagoinha. “A nossa expectativa é começar 2012 já no novo espaço”, informou Lanice Fagundes. Mais informações pelo telefone (22) 2522-2046 ou por e-mail: origem.incubadora@gmail.com e origem@iprj.uerj.br.
Cronograma
1º Fase: Inscrição e entrega do Plano de Negócio Resumido na Origem—de 26/10/11 até 8/11/11
2º Fase: Entrevista com os Membros do Comitê Técnico Consultivo—entre 10/11/11 e 22/11/11
3º Fase: Apresentação oral do Projeto ao Conselho Diretor da Incubadora—entre 6/12/11 e 16/12/11
4º Fase: Seleção e classificação dos projetos dentro das modalidades existentes—entre 6/12/11 e 16/12/11
5º Fase: Divulgação dos resultados finais—16/12/11
6º Fase: Apresentação de documentos para assinatura do Convênio—de 9/01/12 até 31/01/12
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