Origem recebe a visita de técnicos da Redetec e do Sebrae

sexta-feira, 09 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/Campus da Uerj em Nova Friburgo recebeu esta semana a visita de técnicos da Redetec (Rede de Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro) e do Sebrae que vieram a Nova Friburgo apresentar os programas mantidos em parceria pelas duas instituições: o Bônus Propriedade Intelectual (PI) e o Bônus Metrologia – ambos voltados para os empreendedores individuais e as micro e pequenas empresas sediadas em território fluminense.

Segundo a coordenadora de projetos da Repict (Rede de Propriedade Intelectual, Cooperação, Negociação e Comercialização de Tecnologia), Ruth Epsztejn, o objetivo do Bônus PI é subsidiar, de 80% a 90%, as etapas de patenteamento e registro de marca, desenho industrial e software até o valor de R$ 6 mil ao ano por empreendimento. Os serviços apoiados pelo programa incluem a busca no banco de dados do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), a redação dos pedidos e o acompanhamento do processo até a publicação.

Nesse primeiro encontro, Ruth Epsztejn, falou aos empresários vinculados à incubadora sobre como proteger seu produto ou marca de possíveis reproduções e sobre as vantagens de se aderir ao Bônus PI, que também disponibiliza uma relação de escritórios de advocacia especializados e de núcleos de informação tecnológica de diferentes universidades credenciados pela Redetec e o Sebrae para a realização desse levantamento e da redação dos pedidos de patente e demais registros.

Ruth Epsztejn também é coordenadora de projetos do Rio-Metrologia, ao qual está vinculado o Bônus Metrologia, que facilita o acesso e proporciona a oportunidade de se obter qualidade e confiabilidade nos serviços de ensaios e calibrações em laboratórios conveniados e acreditados pelo Inmetro. Por este programa, são subsidiados até 50% do valor orçado até o limite anual de R$ 2 mil. Para divulgar melhor o Bônus Metrologia, a Origem está organizando para maio uma palestra aberta, com data e local ainda a serem definidos.

A gerente da Origem Incubadora de Empresas Inovadoras, Lanice Fagundes, destaca que o Bônus PI e o Bônus Metrologia são destinados a empreendedores individuais e micro e pequenas empresas sediadas no Estado do Rio de Janeiro, sendo que a adesão a eles se faz por meio de convênio.

“O subsídio oferecido é uma excelente oportunidade para empreendedores e empresas protegerem suas marcas e produtos e consolidarem, através disso, suas ações de diferenciação no mercado, pois quem tem uma marca ou produtos exclusivos tem mais valor a oferecer a seus cliente”, afirma Lanice Fagundes que coloca a Origem Incubadora de Empresas Inovadoras à disposição de todos para mais informações em sua sede, que fica localizada na Rua Alberto Rangel, s/n, Vila Nova. O telefone para contato é 2528-8300 ramal 334 e também pelo e-mail origem @iprj.uerj.br.

Conheça os diferentes tipos de proteção

Propriedade Intelectual: São todas as criações produzidas pelo intelecto humano.

Patente: É a concessão territorial de exclusividade de comercialização de uma inovação que tenha aplicabilidade industrial pelo período de 20 anos.

Registro de software: É protegido pela Lei de Direitos Autorais. A importância do registro está no caso de um litígio ou da necessidade de licenciar o algoritmo e comprovar a autoria do mesmo.

Registro de marcas: É a concessão de exclusividade de uso da marca por 10 anos, prorrogáveis por mais 10 anos sucessivos.

Registro de desenho industrial (design): Concede, automaticamente, o direito de exclusividade por 10 anos.

TAGS: