Visando oferecer assessoria contábil às empresas vinculadas a Origem Incubadora de Empresas Inovadoras, do Instituto Politécnico do Rio Janeiro/Campus da Uerj em Nova Friburgo, firmou parceria com a AQC Contabilidade. O convênio foi formalizado em dezembro de 2009 e já no mês passado, dentro do Programa de Desenvolvimento Gerencial dos Empreendedores (PGDE), foi promovido um workshop para apresentação dos serviços disponibilizados pelo escritório, evento que contou com a participação das empresas pré-incubadas, incubadas e associadas.
“Trata-se de mais uma iniciativa pioneira da incubadora. Vínhamos percebendo, ao longo do nosso trabalho, a necessidade de termos uma firma de contabilidade que entendesse as demandas das empresas vinculadas à Origem. Obviamente buscaremos aproximá-la das questões relativas às leis que acabam por trazer oportunidades e incentivos fiscais às empresas. É um rico e potencial mercado cuja parceria, além da vantagem financeira, traz também uma base sólida de conhecimento e assessoria que todo empreendimento deveria ter”, afirma o gerente da Origem, Luiz Borges.
A AQC Contabilidade é uma empresa friburguense e está preparada para atuar tanto com o processo de abertura, legalização e encerramento de empresas, quanto na assessoria empresarial e departamentos fiscal, pessoal e contábil, imposto de renda e outros serviços.
“Procuramos sempre atender às necessidades de cada cliente adaptando-se a qualquer situação e procurando a melhor saída para os problemas enfrentados no dia a dia. Ficamos agradecidos e honrados com a parceria firmada com a Origem e colocamo-nos a disposição com a nossa equipe para dirimir as dúvidas e auxiliar os empresários dos projetos incubados/associados, que receberão um atendimento diferenciado e qualificado, observando-se a necessidade de cada um”, garantiu o contador e sócio proprietário da AQC, Afonso Quintino da Costa.
Workshop - Como parte do PDGE, a Origem promoveu no último dia 25 o Workshop de Gestão Contábil. Foram abordados diversos assuntos relacionados à contabilidade, legislação fiscal e tributária e relatórios gerenciais. A iniciativa teve como objetivo orientar e ajudar os empreendedores que já têm firma registrada quanto ao melhor aproveitamento das informações contábeis na gestão da empresa. Já aqueles que ainda não constituíram a sua, puderam se preparar para chegar mais conscientes nesta fase do empreendimento. Segundo Hugo Ferreira, do Departamento Pessoal, neste primeiro encontro com os empreendedores ligados à Origem, a AQC Contabilidade abordou a melhor forma de contratar um colaborador e, se for o caso, rescindir este contrato, observando os preceitos legais, normas e convenções coletivas de trabalho. Também foram prestados alguns esclarecimentos sobre benefícios, acessórios como vales transporte, alimentação e gratificações diversas, além de orientações de saúde e segurança do trabalho, GFIP/FGTS, INSS e contribuições sindicais, entre outros assuntos.
A implantação da nota fiscal eletrônica foi outro tema discutido, já que o projeto instituirá mudanças na emissão e gestão de informações fiscais, beneficiando contribuintes e administrações tributárias e auxiliando a alimentação de dados do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). O assunto foi apresentado por Pedro Alves Frez, do Departamento Fiscal, que falou ainda sobre a certificação digital, orientando os empreendedores a fazer a denominada “A3”, que possibilita ao contador obter informações e resolver pendências na Receita Federal sem sair do escritório.
Na área de legalização, abordada por Alexandre da Silva Eyng, foi apresentado o Projeto Apareça e Cresça, no qual a AQC apoia e incentiva empresários informais a vir para legalidade. Ele também discorreu sobre os diferentes tipos de empresa, regimes tributários, lucro presumido e a necessidade de se ter um controle de certidões periodicamente para não perder os prazos de programas como o Prime, além da possibilidade de concorrer a editais provenientes de agências de fomento. Alexandre explicou ainda a importância de se estruturar a firma administrativa e contabilmente, devendo haver troca e transparência nessa relação de parceria com o contador.
Em complemento, André Pereira da Silva, do Departamento Contábil, chamou a atenção dos empreendedores para a escrituração contábil digital que, com o aumento das fiscalizações, este fato deve ser prioridade para as empresas. De acordo com ele, essa escrituração, de modo simplificado, vem a ser a substituição dos livros de registros pelos seus equivalentes digitais. A partir de um sistema de contabilidade, a empresa gera um arquivo no formato especificado, que é submetido ao Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pela Receita Federal.
Mais informações pelos telefones 2533-2263, 2533-2265, 2533-2287 e 2533-2332, ramal 331.
Deixe o seu comentário