Em virtude das chuvas de janeiro, a Origem Incubadora de Empresas Inovadoras do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro/campus da Uerj em Nova Friburgo, está funcionando temporariamente junto ao Escritório Regional do Sebrae, no centro da cidade. Segundo a gerente da Incubadora, Lanice Fagundes, um espaço alternativo está sendo estudado pelo governo do Estado, Prefeitura e direção do IPRJ, para que a universidade possa retomar suas atividades acadêmicas, de extensão e de pesquisa, tendo em vista que o temporal destruiu laboratórios, derrubou casas e também levou abaixo parte da estrada de acesso ao local.
“Como incubadora da Uerj, iremos acompanhar a universidade para onde ela for, mas, por enquanto, estaremos atendendo numa sala gentilmente cedida pelo Balcão Sebrae, que tem sido, desde o início, um dos nossos grandes parceiros. Entendendo o momento pelo qual estamos passando, a gerente, Fernanda Gripp, nos acolheu, para que pudéssemos continuar nosso trabalho de apoiar os empreendedores no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, capacitando-s para atuarem no mercado que, neste momento de reconstrução da cidade, sinaliza um cenário futuro repleto de oportunidades para as micro e pequenas empresas”, disse Lanice Fagundes.
Ainda segundo a gerente da Origem, depois de encontrar um endereço provisório onde pudesse funcionar até que seja definido o lugar para a instalação do IPRJ, um das primeiras medidas foi entrar em contato com os empreendedores vinculados ao programa (projetos pré-incubados, incubados e associados) e convidá-los para uma reunião no Sebrae. Em pauta, a situação atual da Incubadora e das empresas após a tragédia e as ações futuras. Também foi falado sobre as linhas de crédito que o BNDES está disponibilizando para recuperação do setor produtivo. “Um dos resultados desse encontro é que serão agendados atendimentos individuais para que cada empresa possa expor suas maiores necessidades e também definirmos um plano de ação. Para começar, embora não seja nenhuma novidade as condições de financiamento anunciadas, as linhas que estão sendo oferecidas podem ser uma boa oportunidade para aquelas empresas que precisam ou precisarão de crédito, pois, na atual conjuntura, há menos burocracia na hora de se obter o empréstimo”, explicou Lanice Fagundes, acrescentando que, para essas operações, o BNDES já disponibilizou R$ 4 milhões.
O Escritório Regional do Sebrae em Nova Friburgo fica na Rua Fernando Bizzotto, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-6908. Um e-mail alternativo também foi criado para permitir a comunicação com os empreendedores e a comunidade: origem.incubadora@gmail.com.
Perspectivas
Mesmo com todas as perdas sofridas e as dificuldades que surgiram neste início de ano, 2011 trouxe novidades e boas perspectivas para a Origem, com a entrada de novos projetos e empresas selecionadas no edital 2010, obtenção de recursos junto a agências financiadoras para investimentos em infraestrutura e serviços oferecidos, e a consolidação de importantes parcerias. Com o objetivo de melhorar seus processos e resultados, a Origem também dará continuidade ao trabalho de adequação ao Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), um modelo de gestão proposto pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), para futura certificação.
“Nosso programa estimula a criação e o fortalecimento de empresas baseadas em produtos ou serviços inovadores. Somos uma incubadora multissetorial, com foco na vocação de Nova Friburgo e região, independentemente das competências do Instituto Politécnico”, explica Lanice Fagundes, acrescentando que sete propostas foram aprovadas no edital do ano passado para iniciarem o convênio em 2011 - quatro pré-incubados (projetos ainda na fase de definição do negócio) e três incubados (empresas já inseridas no mercado, mas que desejam desenvolver um novo produto ou melhorar um já existente). “Com a entrada desses novos empreendedores, temos atualmente 22 projetos e empresas vinculadas à Origem”, disse.
Os novos projetos abrangem as áreas de meio ambiente (biofertilizantes e de aproveitamento de resíduos), fitoterapia (drogas vegetais a partir de espécies exóticas e da Mata Atlântica), gastronomia (temperos e especiarias), tecnologia da informação (web services e site de horário de ônibus) e educação e cultura (editora virtual). O programa é realizado através de cursos, consultorias e acompanhamento do empreendedor, visando à capacitação gerencial e interação com corpo técnico, docente e discente da Uerj e instituições parceiras, além do apoio na captação de recursos humanos e financeiros para a implementação dos projetos. “O objetivo é proporcionar condições para que eles possam se desenvolver e sobreviver no mercado”.
Ainda segundo Lanice Fagundes, entre as perspectivas da Incubadora para 2011 estão a revisão do regimento interno e outros documentos; a retomada do Programa de Desenvolvimento Gerencial do Empreendimento (PDGE); o oferecimento de cursos e atividades para o público em geral; a consolidação dos convênios que vêm sendo formatados com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), para apoio técnico aos empreendedores; e o lançamento de novo edital de seleção. Também é meta da Origem submeter-se à avaliação do Cerne para obtenção da certificação relativa ao primeiro nível de maturidade do programa.
IPRJ ainda está sem
água, luz e telefone
Embora o prédio principal, o da graduação e também o da Origem não tenham sofrido maiores danos, o IPRJ foi bastante atingido por deslizamentos de pedras e quedas de barreiras. Os serviços de energia elétrica, abastecimento de água e telefonia ainda não foram restabelecidos, e nem há previsão de quando isso vai acontecer.
A internet também não funciona, mas, para possibilitar um canal de comunicação com a comunidade, está no ar apenas uma página provisória (www.iprj.uerj.br), disponibilizada pela Diretoria de Informática (Dinfo) em seus servidores, com informações importantes para alunos e funcionários da instituição.
Deixe o seu comentário