A equipe da Defesa Civil de Nova Friburgo foi acionada 19 vezes desde domingo, 18. As chuvas que caíram nos últimos dias na cidade atingiram um alto nível pluviométrico, que chegou à média de 35mm. As estimativas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), baseadas nos índices das estações hidrológicas instaladas pela Serla no município, já indicavam esse grande volume de água. Segundo o tenente-coronel Roberto Robadey, coordenador da Defesa Civil, todas as ocorrências foram prontamente atendidas e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foi acionado para a desobstrução das rodovias.
“As barreiras que interromperam o tráfego de veículos na RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão) e RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo) já foram retiradas pelas equipes do DER, com a supervisão da Defesa Civil. O caso mais grave foi a queda do muro de uma casa, na Avenida Nossa Senhora do Amparo, em Conselheiro Paulino. Todos os familiares foram retirados do local, sem ferimentos, e o domicílio fechado”, informou o coronel Robadey.
Hermínia Pullig Galhardo, moradora da casa interditada pela Defesa Civil, agradeceu o trabalho rápido dos agentes e disse estar na casa de vizinhos até a liberação do local. O coronel Robadey afirmou que Nova Friburgo está sendo monitorada minuto a minuto, através das estações hidrológicas instaladas na cidade, com atenção redobrada em períodos chuvosos. A Defesa Civil está em alerta 24 horas pelo telefone 199.
Assistência Social em ação
Segundo informações da Secretaria de Promoção Social, a casa que desabou no distrito de Riograndina, assim como todas as outras em estado precário, estava interditada pela Defesa Civil desde 2007 e a família amparada pelo programa de aluguel social. A equipe de assistência social da secretaria está atendendo a todas as pessoas em áreas de risco de desabamento e encaminhando-as aos programas de apoio às famílias desabrigadas. Os telefones para atendimento ao público são 2522-5278 e 2543-6303.
Deixe o seu comentário