Orem gera muitas polêmicas na cidade

quinta-feira, 14 de outubro de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Estudantes de medicina invadem

Nova Friburgo no feriado prolongado

Olimpíada regional reuniu milhares de alunos e movimentou ainda mais a cidade no feriadão

Por Bruno Pedretti

 A 1º Olimpíada Regional dos Estudantes de Medicina (Orem) deixou Nova Friburgo em clima universitário. Cerca de sete mil estudantes disputaram os jogos e se divertiram em festas promovidas especialmente para eles. Graças à articulação do vereador e presidente da Comissão de Esportes e Cultura da Câmara Municipal, Marcelo Verly, a realização do evento na cidade se tornou possível. Foram quatro dias de competições e muita rivalidade entre as principais universidades de medicina do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Verly enfatizou a importância de concretizar novos eventos para a cidade. “É uma oportunidade de fortalecer o comércio e o turismo friburguense”, frisou. A cidade ficou repleta de estudantes, que com muita empolgação participaram do Orem, dentro e fora das quadras. Bares e boates de Nova Friburgo ficaram lotados pelos futuros médicos, que certamente curtiram o feriado prolongado na serra.

O Orem reuniu modalidades para todos os gostos, entre elas futebol de campo, futsal, basquete, handebol e vôlei, e a prova de que o evento foi um sucesso foi o grande público registrado nos ginásios. O Ginásio Municipal Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino, Ginásio Municipal Adhemar Francisco Combat, em Olaria, Ginásio Helena Deccache, do Friburguense, Ginásio Esportivo Frederico Sichel, do Sesi, e Ginásio Celso Peçanha, no Centro, foram tomados pelos estudantes de medicina, que ainda aproveitaram a estrutura do complexo esportivo do Nova Friburgo Futebol Clube, da Academia de Natação Aquarium e do Estádio Eduardo Guinle para competirem.

Os estudantes estavam empolgados, afinal, artistas consagrados foram convidados a complementar a festa no Nova Friburgo Country Clube. No sábado, 9, foi realizada a primeira festa, intitulada Orem Fantasy, com a presença do Trio Ternura e DJ Tubarão; no dia seguinte, um dos grupos mais esperados, Jammil, e o DJ Bernardo Malta; na segunda-feira, 11, eles puderam aproveitar o funk carioca com a Gaiola das Popozudas, MC Marcinho e Catra. E na terça quem fez a festa foi o grupo Molejo e Rick e Ricardo, fechando o evento com muita música.

A estudante de medicina da Universidade Souza Marques, a friburguense Larissa Ruiz, aproveitou o evento para trazer os amigos para conhecer a cidade. “Foi uma ótima oportunidade para trazer todos os meus amigos para conhecer a minha cidade, a minha casa e a minha família. Um evento de grande porte como o Orem traz muitos turistas para a cidade, o que é importante para integrar os jovens daqui com os estudantes de medicina”, disse Larissa.

A também estudante da Souza Marques, Jéssica Pinto, elogiou a cidade e diz que pretende voltar mais vezes a Nova Friburgo. “Além dos jogos, a cidade oferece ótimos restaurantes e um friozinho que une os estudantes”, opinou.

Secretários e autoridades fazem

uma avaliação positiva do Orem

Um dos grandes benefícios que a olimpíada dos estudantes de medicina trouxe a Nova Friburgo foi a movimentação na rede hoteleira e, principalmente, no comércio. De acordo com o secretário de Turismo, Nauro Grhes, todos os hotéis da região ficaram movimentados e os hotéis e pousadas do município estiveram lotados. “Os hotéis ficaram lotados em todo o feriado, inclusive na quarta-feira. Conversei com alguns comerciantes da cidade e concluí que a venda em determinados comércios foi extremamente positiva”, garante Nauro.

O secretário de Esportes, Frank James Fernandes, avaliou de forma positiva a parte esportiva do Orem, ressaltando a importância de competições do tipo entre a juventude.

O chefe da Guarda Municipal, André Santos, informou que a Polícia Militar e os guardas municipais acompanharam o evento todos os dias. “O balanço foi positivo, os estudantes se comportaram melhor do que os estudantes de Direito, nos Jogos Jurídicos. Houve alguns acidentes de trânsito e um ferimento à bala contra um dos jovens. Mas a Polícia Militar foi eficiente e depois de dois minutos já havia uma viatura no local, prenderam o autor do disparo e encaminharam o jovem ferido para o Hospital Raul Sertã”, relatou André.

Ele elogiou o comando geral da Polícia Militar, através do coronel Hudson de Aguiar, que pediu reforço e foi prontamente atendido. “Havia guardas municipais em grande número. O que acontece é normal em todo encontro de jovens, algumas brincadeiras que extrapolaram às vezes, mas felizmente nenhuma ocorrência mais grave”, avaliou André.

O vereador Marcelo Verly observou alguns pontos a serem melhorados para as próximas edições. “Temos a necessidade urgente de tratamento acústico do Nova Friburgo Country Clube, para minimizar transtornos à população do entorno. Internamente, nenhum incidente sério. Algumas reclamações também ocorreram de moradores próximos às escolas que serviram de alojamento para os estudantes, embora em cada uma delas tenham sido mantidos seguranças contratados pela organização do evento”, afirmou.

Marcelo Verly lamentou o incidente que terminou com um jovem baleado. “Lamento profundamente o ocorrido nas imediações da Escola Galdino do Valle. Nada justifica a tentativa de tirar a vida de alguém”, pontuou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade