(SECOM) - Por determinação do coronel Hudson de Aguiar Miranda, responsável pela Força Tarefa de Ordem Urbana de Nova Friburgo e superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), está sendo retomada neste mês de julho a Operação Itinerante, a ser realizada diariamente para coibir infrações de trânsito. Em junho, os agentes da autarquia aplicaram 391 multas na cidade, sendo 161 por estacionamento irregular - 61 registros de veículos parados em vagas de carga e descarga de mercadorias, 30 por estacionar em calçadas e 17 por parar em fila dupla.
O comboio de agentes da autarquia, que atua também em parceria com a Guarda Municipal e o Departamento de Posturas, havia sido suspenso no início das obras da praça Marcílio Dias, a fim de não causar problemas ao sistema viário. Na operação itinerante, em horários variados, um comboio com três viaturas, duas motos da Autran e oito agentes percorrem vários pontos da cidade, flagrando veículos em situação irregular - estacionamento em local proibido, carga e descarga, fila dupla, uso de cinto de segurança e outras infrações previstas no Código Nacional de Trânsito.
Blitzes relâmpagos
As operações estão sendo comandadas pelo assessor técnico da Autran, coronel Claudecir Ribeiro da Silva e sempre percorre pelo menos três bairros por dia, parando durante os percursos para orientar os motoristas e rebocar veículos deixados em locais proibidos. Dentro da operação, também são realizadas duas blitzes relâmpagos, em locais de grande movimentação escolhidos aleatoriamente.
Num comparativo desde que assumiu o comando da Força Tarefa, o coronel Hudson afirmou que ainda há necessidade de um trabalho permanente de conscientização dos motoristas. Segundo ele, as infrações mais cometidas evidenciam a falta de cuidado dos condutores. “Temos que educar os motoristas para que respeitem não apenas as leis de trânsito, mas a vida”, destacou. Em junho, além do estacionamento irregular, as infrações mais cometidas foram justamente a não utilização do cinto de segurança e dirigir falando ao celular, além de avanço de sinal vermelho.
Abril teve mais infrações
Em janeiro, os agentes da Autran multaram 618 veículos; este número caiu em fevereiro para 420 e voltou a subir em março, com 680 infrações. Até agora, o mês com maior número de multas foi abril - 701. Em maio e junho, houve nova redução: 407 e 391, respectivamente. O coronel Hudson explicou que a operação itinerante também tem a finalidade de traçar um perfil dos motoristas, para o monitoramento das principais infrações e posterior campanha educativa. Ele destacou que a operação estará nas ruas diariamente não apenas para multar. “Estamos aprimorando o diagnóstico do trânsito na cidade. Iremos melhorar nossa atuação e orientar motoristas e pedestres para que respeitem as regras de trânsito. Todas as iniciativas da Força Tarefa de Ordem Urbana são planejadas com antecedência, com plano de metas e projetos para redução de incidências”, explicou.
Deixe o seu comentário