Ordem Urbana busca recursos para projetos de segurança

quinta-feira, 04 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - A futura Secretaria Municipal de Ordem Urbana de Nova Friburgo está em busca de parcerias com a iniciativa privada para concretizar, ainda este ano, alguns projetos ligados à segurança. O anúncio foi feito pelo coronel Hudson de Aguiar Miranda, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e comandante da Força Tarefa de Ordem Urbana, que se reuniu na última semana com representantes do Instituto Universitário de Políticas de Segurança e Ciências Policiais (Iupol), da Universidade Candido Mendes. O professor Henrique Vianna, que deixou recentemente a coordenação regional do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) no estado do Rio de Janeiro, explicou que os municípios só poderão aderir ao projeto em 2010.

Durante o encontro, o coronel Hudson explicou que o município de Nova Friburgo não está inscrito no Pronasci, o programa do Ministério da Justiça que libera recursos financeiros a serem aplicados em projetos de segurança pública, como aquisição de equipamentos, campanhas educativas, cursos para agentes e guardas. Tal fato impede, por exemplo, que servidores municipais recebam bolsa-formação por participarem de cursos de capacitação. Na reunião, foram discutidas maneiras de viabilizar a liberação de verbas federais ainda este ano, mesmo que o município não esteja credenciado. O professor Henrique Viana descartou tal possibilidade, explicando que, em função da redução orçamentária do projeto na ordem de 40%, o Pronasci cancelou a adesão de novos municípios este ano.

O ex-coordenador do Pronasci, juntamente com o diretor do Iupol, Alexandre Gazé Filho, apresentaram ao coronel Hudson todos os procedimentos para que Nova Friburgo possa atender aos requisitos do Ministério da Justiça e garantir o credenciamento junto ao Pronasci em 2010. A Universidade Candido Mendes, através do Instituto, se prontificou a disponibilizar toda a consultoria necessária à concretização dos projetos. A primeira medida já foi iniciada, com o detalhamento do decreto de criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em Segurança Pública, primeiro item a ser cumprido. O projeto de criação do GGI já foi entregue ao prefeito Heródoto Bento de Mello para avaliação.

Além disso, o professor Henrique Viana explicou que o Pronasci prioriza, para aprovação dos projetos em segurança, os municípios com mais de 500 mil habitantes. Para garantir o repasse de verbas, a sugestão foi a formação de um grupo regional serrano, que inclua todos os municípios do entorno de Nova Friburgo, a fim de que se atinja tal contingente populacional. O coronel Hudson consultará as demais prefeituras para tentar viabilizar também o Gabinete de Gestão Regional.

Para este ano, a melhor alternativa é fechar parcerias com a iniciativa privada para a realização de projetos de menor vulto, como campanhas educativas, conferências e cursos de capacitação. Segundo Hudson, algumas empresas da região já demonstraram interesse em colaborar com a Força-tarefa de Ordem Urbana. E citou contatos já concretizados com a Frilog, Rota 116 e Energisa. “Estamos abertos a todas as parcerias que possam colaborar para devolver ao município a qualidade de vida que sua população merece, com a implantação de projetos de segurança, inclusive no trânsito. Temos muito a fazer e todos podem ajudar”, afirmou.

O pró-reitor de Coordenação e Expansão da Universidade Candido Mendes, professor Alexandre Gazé, morador da cidade, colocou o campus Nova Friburgo e demais unidades da instituição à disposição da Força-tarefa. O curso de Comunicação Social já está atuando em parceria com a Autran, na realização de um concurso de publicidade voltado à prevenção de acidentes de trânsito.  O pró-reitor se comprometeu em colaborar em campanhas educativas e seminários integrantes dos projetos de segurança deste ano. E destacou o Iupol como referência da Candido Mendes para oferecer consultoria nos processos de credenciamento e execução de projetos em segurança.  “A Candido Mendes sempre atuou de forma integrada, buscando atender às demandas das comunidades onde está inserida, e não poderia ser diferente em Nova Friburgo. O coronel Hudson vem realizando um importante trabalho no município e temos que apoiar todas as iniciativas que resultarem em benefícios para a população”, disse.

Entusiasmado com a possibilidade da parceria, o professor Henrique Viana disse que a atuação dos órgãos de segurança de forma integrada ao meio acadêmico será excelente e, com certeza, trará resultados concretos para o município. “O Pronasci sempre tem a preocupação básica de dar subsídios a projetos de segurança que visem à educação, à cidadania e ao respeito aos direitos humanos e à dignidade. E a parceria com a universidade, com certeza, terá reflexos positivos para a inserção do município no programa e aprovação de projetos”, explicou.

Também participaram da reunião o assessor técnico da Autran, coronel Claudecir Ribeiro e o consultor de Ordem Urbana e Trânsito, André Luiz Santos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade