OPINIÕES - Você concorda com a inversão de mão implantada na Ariosto Bento de Mello?

segunda-feira, 22 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Flávia Namen

Tradicional endereço comercial da cidade, a Avenida Ariosto Bento de Mello está novamente com o tráfego em mão invertida. É a terceira vez que a mudança é feita na rua, o que surpreendeu muitos motoristas, comerciantes e moradores. Segundo comunicado da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), a medida foi tomada após criterioso estudo técnico e visa solucionar problemas recorrentes na rua, tais como estacionamento irregular e obstrução do fluxo de veículos no local.

A redação de A VOZ DA SERRA tem recebido alguns telefonemas e e-mails de leitores se queixando da inversão. A mudança também foi criticada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio Resende, durante a recente solenidade de entrega do Troféu Mérito Lojista. "A CDL não foi consultada e nem comunicada sobre essa inversão. Liguei para o coronel Hudson para saber o motivo da mudança e ele disse que recebeu abaixo-assinado de vários moradores e comerciantes também. Não tenho loja naquela rua, mas entendo que inverter a mão prejudica enormemente o comércio”, afirmou Bráulio durante seu discurso.

Em função das queixas, a equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA foi ouvir a opinião de comerciantes e de quem trabalha e faz compras na Avenida Ariosto. A maioria dos entrevistados não aprova a medida. 


"Não concordo com essa mudança e foi péssima para o comércio, porque diminui o fluxo de carros e, consequentemente, de clientes. Acho que até para o trânsito foi ruim e têm pouquíssimos carros passando aqui. Fizemos um abaixo-assinado pedindo para voltar como era antes. Não vejo o porquê de terem feito essa inversão.”

Suely Catarcione, comerciante, Centro

 

 

 


"Já mudaram a mão outras vezes e não deu certo. Não entendi por que fizeram isso novamente e não concordo. Nosso movimento some e a rua fica vazia.”

Mabel Marques, vendedora, Jardim Ouro Preto


 

 

 

 

 

"Sou contra essa mudança, porque prejudica muito o comércio e porque experiências passadas mostraram que não deu certo. O cliente casual que para aqui esperando alguém deixa de vir para cá.”

Elecides Júnior, comerciante, Centro 


 

 

 

 

"Acredito que essa mudança tenha sido feita com base em estudos de engenharia de tráfego que atendam ao interesse público e visem a melhoria do trânsito. Para nós, da autoescola, ficou melhor, mas é visível que o fluxo de veículos na rua teve uma redução grande. Acho que ainda é muito cedo para emitir algum juízo de valor e precisamos dar tempo ao tempo para observar se foi algo positivo.”

Paulo Benitez da Silva, dono de autoescola, Centro


 

 

"Desaprovo porque o movimento das lojas caiu muito e é preciso dar uma volta muito grande para entrar de carro na rua. Para o nosso trabalho aqui da agência essa mudança não afetou o movimento, porque temos clientes específicos.”

Roberta Schumacher, agente de turismo, Centro

 

 

 

 


"Eu desaprovo totalmente essa mudança e fizemos até um abaixo-assinado contra, porque não fomos consultados. Essa inversão devia ser feita em outros pontos, como na rua da Igreja Luterana (Pastor Meyer), para facilitar quem vai para Olaria.  

Também acho que tem coisas mais importantes para serem feitas na cidade do que inverter a mão da Ariosto, a começar pelos pombos que infestam a rua.” 

Edílson Mello da Rosa, comerciante, Braunes

 

 

 

"Gostei da mudança e achei que a rua ficou mais tranquila para a gente fazer compras.”

Ana Maria Souza da Silva, professora, Mury


"Não concordo com essa mudança. Parece que a rua virou um condomínio fechado em pleno centro da cidade e isso está prejudicando muito o comércio. Também não estou vendo nenhum benefício para os motoristas e nem para os moradores. Fizemos um abaixo-assinado pedindo para reverem isso.”

Yan Jemciugovas, comerciante, Braunes

 

 

 


"Não tem lógica essa mudança em uma rua comercial. O fluxo de veículos diminuiu muito e o de clientes também. Estamos nos organizando junto à CDL e fizemos um abaixo-assinado para reverter isso. Acho que a prefeitura tem coisas mais importantes para fazer do que ficar mudando mão de rua.”

Helena Fonseca, comerciante, Parque São Clemente


 

 

 

"Muito ruim essa mudança e feita sem necessidade. Tem muitas coisas que a prefeitura precisa fazer na cidade, como capina de rua.”

Bráulio Lima, zelador, Olaria


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade