OPINIÕES - Você acredita que a programação diferenciada deste carnaval animará as ruas e distritos da cidade?

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Uma das datas mais animadas do ano está chegando. No centro de Nova Friburgo, já é possível ver barraquinhas, postes de iluminação e arquibancadas sendo preparados para os dias de festa, além do comércio cheio de adereços e fantasias para os foliões. No entanto, em 2015 a programação do carnaval friburguense será atípica. Isso porque dois blocos e três escolas de samba da cidade anunciaram, desde o final do ano passado, que não participariam dos tradicionais desfiles que costumam movimentar a Avenida Alberto Braune no sábado e domingo de folia. Este ano, apenas a escola Unidos da Saudade e os blocos Raio de Luar, Unidos do Imperador e Globo de Ouro irão desfilar, o que acarretou a realização de um único desfile no domingo, 15. 

Em função desta baixa na folia friburguense, a Prefeitura incluiu algumas atrações especiais na programação do Carnaval da Família 2015, como o badalado sambista Neguinho da Beija-Flor, que se apresentará no sábado, 14, no palco da Praça Dermeval Barbosa Moreira, e um trio elétrico para animar o público que passar pela Alberto Braune no sábado, segunda e terça-feira. Mesmo assim, há quem duvide que os festejos de Momo na cidade repitam o sucesso de anos anteriores. A equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA foi às ruas saber a opinião da população a respeito do assunto. Confira:

 

‘Estou por fora da programação do Carnaval deste ano, mas tirando pelo ano passado acredito que vai ser bem fraco. Mesmo assim, pretendo dar uma volta pela rua em um dos dias de folia’.

Gustavo Schuenck, 27 anos, empresário, Centro


‘Sou nova na cidade, mas pelo que estou vendo as pessoas falarem deve ficar legal, sim. Estou vendo o povo animado, pelo menos em Lumiar. Tenho filho ainda pequeno, mas pretendo vir ao centro da cidade para conferir como será a festa’.

Renata Costa, 31 anos, bancária, Lumiar


 ‘O desfile de todas as escolas e a competição entre elas era o que fazia valer a pena sair de casa e vir para rua. Sinceramente, não estou motivada esse ano. Além disso, a programação está sendo pouco divulgada, nem sei o que vai ter direito’.

Brenda Barbosa, 16 anos, estudante, Córrego Dantas


‘Realmente não tem como prever, mas tenho certeza que igual ao ano passado não vai ser’. 

Renan da Silva, 17 anos, ambulante, Amparo


‘Vamos trabalhar vendendo comida e bebida na barraquinha todos os dias de Carnaval, por isso estamos torcendo para que a animação seja pelo menos 70% igual a dos anos anteriores. Mas, sinceramente, acredito que isso não vai acontecer. Muitas pessoas já estão procurando outros lugares para se divertir ou descansar’.

Fabiana Conceição, 32 anos, ambulante, Orfanato, Chácara do Paraíso


‘Não venho mais para rua, mas quando curtia o Carnaval era bom. Não acredito que vá mudar muita coisa, até porque acredito que quem faz o ambiente ficar animado ou não é o povo’. 

Floriano Simões, 25 anos, vigilante, Perissê


‘Não sou muito ligado a Carnaval, então, para mim, não vai fazer muita diferença haver mais desfiles ou não. Na verdade, acredito que será até mais tranquilo. Mas para quem gosta de brincar e cair na folia, talvez faça diferença’. 

Hélio Ferreira, 75 anos, aposentado, Centro


‘Para mim, as coisas estão cada vez piores. Mudar a programação é péssimo. Friburgo já não tem opções sadias de lazer, principalmente para os jovens. Tenho um filho jovem e sei como a cidade está carente de programações legais. Por conta disso, com certeza vou sair da cidade nesse feriado’. 

Romelia Moraes, 41 anos, dentista, Centro

 

‘A programação do Carnaval 2015 é vergonhosa. Sem contar que não me sinto segura para transitar pelas ruas durante esses dias, não há policiamento suficiente para isso. Vou passar o carnaval deste ano na roça. Já garanti um lugar lá’.

Valéria Bom, 34 anos, estoquista, Braunes


‘Com certeza a animação desse carnaval não será a mesma. Mas como já não gosto de sair nesses dias, vou continuar seguindo a rotina de ficar em casa’. 

Thiago Rodrigues, 24 anos, auxiliar de serviços gerais, Barracão dos Mendes

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade