Amine Silvares
Nas eleições de 2010 Nova Friburgo conseguiu eleger três candidatos, um deputado federal; um deputado estadual e um suplente de senador. As expectativas são grandes em relação às mudanças que podem chegar à região, por isso a reportagem da A VOZ DA SERRA foi às ruas para saber o que a população pensa sobre o resultado do pleito deste ano.
“Mal ou bem, são os candidatos que a gente tem para nos representar. A gente tem que apostar que alguma coisa vai ser feita. Agora resta saber se o pessoal vai tirar as placas e o lixo eleitoral. O pessoal que trabalhou para eles não vai tirar. Então, quem vai tirar?”
Johnny Pereira, 38 anos, vendedor, Jardinlândia
“Gostei, foi bom. Nós precisamos eleger os nossos candidatos, para que possam fazer o melhor pela nossa cidade. Estou satisfeita.”
Creusa Martins, 59 anos, aposentada, Centro
“Sem representação política, você não consegue nada. Então, é uma vitória expressiva. Eu acho que está mudando a mentalidade do pessoal. O pessoal está valorizando. Se você for ver a votação de todos os candidatos daqui, foi uma votação muito expressiva. Houve, inclusive, um aumento do índice de votos dos candidatos locais. Houve uma divisão muito grande, foram muitos candidatos, mas acho que essa eleição mostrou muitas coisas. A gente trabalhou muito para ter segundo turno e está elegendo um governo para quatro anos, para tomar decisões graves e tomar uma série de medidas duras. A gente tem várias coisas pra resolver e Friburgo mostra um exemplo de maturidade. O município só tem a ganhar com isso em termos de ser ouvido, de ter representantes. Espero que tenhamos mais participação com os candidatos daqui. É de se comemorar, pois vai fazer uma diferença muito grande.”
Paulo da Silva, 57 anos, empresário, Centro
“Acho importante Nova Friburgo ter eleito candidatos. Estou satisfeito. Acho que eles fizeram um bom trabalho. É bom que Friburgo esteja sendo representada.”
Manuel Eduardo Lins, 65 anos, aposentado, Salinas
“Espero que eles façam alguma coisa por Friburgo, porque sempre fomos carentes de deputados. Foram muitos candidatos concorrendo. Poderíamos ter tido mais representantes.”
Francisco Medeiros, 59 anos, comerciante, Olaria
“Não sou de Friburgo, mas sempre ouvi falar bem dos candidatos, então, acho que isso vem para somar. Não sei quais são as propostas deles, o que eles querem fazer. Acho que os municípios do interior têm que se unir, porque com representação lá já está difícil, sem representação as chances são bem menores.”
Iuri Guedes, 23 anos, estagiário, Braunes
“Acho que eles são competentes, se não, não teriam sido eleitos. Eu mesmo votei no pessoal daqui. A população tem que se unir. Isso é muito importante para a gente, eu só espero que eles façam alguma coisa pela gente. Isso é muito bom.”
Alexandre Pereira dos Santos, 31 anos, maratonista, Floresta
“Acho que pra gente isso foi muito bom, pra Friburgo. Isso vai trazer mais recursos. Espero que isso traga mais melhorias para a cidade. Temos que eleger os candidatos da nossa terra.”
Marcelo Abreu, 57 anos, balconista, Conselheiro Paulino
“Temos que votar nos candidatos da cidade. Em quem trabalha pra Nova Friburgo e pra outras regiões também. Temos que pensar em todo mundo.”
José Paulo Dias de Lemos, 28 anos, calceteiro, Cordoeira
“São candidatos que trabalharam pela região e, por isso, estão aptos a nos representar. Acho que a população aprendeu a votar, aprendeu a olhar pros erros do passado, o povo escolheu pessoas que realmente fizeram pela cidade. E acho que os políticos friburguenses precisam aprender a investir em Nova Friburgo, precisam aprender que eles não podem usar as eleições para fazer experiências. Quer fazer consulta? Contrate uma empresa de pesquisa ao invés de se candidatar para brincar, enquanto a união poderia trazer mais votos para Friburgo e eleger mais deputados.”
Marcello Pinguim, 44 anos, apresentador do programa Bar’t’Papo, Centro
Deixe o seu comentário