OPINIÕES - O que você acha de Nova Friburgo vir a ter uma faculdade de medicina?

segunda-feira, 04 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O prefeito Rogério Cabral e os vereadores Marcelo Verly, Cláudio Damião e Professor Pierre estiveram em Brasília na semana passada negociando com o governo federal a implantação em Nova Friburgo de uma faculdade de medicina. O deputado federal Glauber Braga também está engajado na questão, entre outros políticos, que procuram unir esforços neste sentido. Os objetivos são ampliar as atividades da Universidade Federal Fluminense (UFF) na cidade, interiorizar a formação médica pública e aproveitar o patrimônio da Fábrica Ypu.

A VOZ DA SERRA tem dado destaque a esses esforços políticos e foi às ruas perguntar o que as pessoas pensam sobre o assunto.

 

"Se for para melhorar a cidade e o povo ter mais facilidade para cursar uma faculdade eu acho ótimo. Estamos precisando de muitos médicos. E aproveita um patrimônio daquele, da Fábrica Ypu, que está lá abandonado. Eu acho que é muito bom.”

Maria Erenice Sinder, 59 anos, dona de casa, Cascatinha

 

 

 

 

 


"Eu acho que qualquer faculdade que vier para cá é interessante. Ainda mais com um imóvel daquele, como o da Fábrica Ypu, parado, seria muito bom aproveitá-lo, dar mais uma opção de formação para nossos jovens. Uma faculdade de medicina aqui seria tudo.”

Vani Câmara Damásio, 62, funcionária pública, Olaria

 

 

 


"Acho que sim. Para os jovens que estão querendo fazer uma faculdade fica mais perto. E ainda ocupa aquele imenso prédio da Fábrica Ypu, que está parado. É uma boa medida.”

Aluísio Pereira da Silva, 64, aposentado, Chácara do Paraíso

 

 

 


"Eu acho interessante ter a faculdade, até porque, há a promessa de trazer também o hospital universitário. É gerador de empregos, de cultura e por uma série de fatores, principalmente por aproveitar o prédio da fábrica. E mesmo que não fosse lá, que fosse em outro local, acho que sempre agrega valor à cidade.”

Samuel Hormann, 55, comerciante, Catarcione

 

 

 


"Com certeza é importante. Quantos jovens saem daqui para o Rio e alugam imóveis para poderem estudar? E aqui estudam dentro de casa. E outra coisa: traz mais gente de fora para cá, vai movimentar a economia da cidade. E depois esses universitários poderão continuar por aqui. Veja os médicos de Friburgo: você pode contar nos dedos. Oitenta por cento é do Rio, Niterói, que vêm de fora para cá. E tendo médicos aqui da cidade até o atendimento muda, porque a pessoa já terá laços com a cidade. E já pensou o prédio da Fábrica Ypu todo reformado? Quem conheceu aquilo, ouvindo aquelas sirenes, e agora ver aquilo tudo abandonado... Só em ter uma reforma daquilo já é uma grande coisa.”

Velebaldo Cosendey, 65, aposentado, Vila Amélia


"É uma boa, não tem nem discussão. Qualquer coisa que seja a favor da instrução e da cultura é benefício para a cidade. E é importante para manter o pessoal aqui. Não tenha dúvida que é a melhor coisa. E aproveita um imóvel que está abandonado, que tem uma história antiga. Quando eu vim morar em Friburgo aquilo ali era um espetáculo. E acabaram com aquilo. Eu sou completamente favorável”.

Maurício Reis, 83, aposentado, Cônego 

 

 

 


"Lógico que é uma boa. Sempre onde tem instrução é ótimo. Quanto mais faculdade, quanto mais educação é maravilhoso.”

Jaime Xavier, 80, aposentado, Centro

 

 

 

 

 

 


"Eu sou contra. Acho que uma escola de medicina aqui é um fracasso. Pode-se implantar qualquer outro tipo de escola, menos de medicina. Não vai haver estrutura. Com medicina é diferente, é mais sério, trata-se da vida humana, não é um dente que estraga. Vai haver dificuldade para deslocar os professores para cá. Eles têm que ganhar bem, ter condições e isso é muito difícil. A Prefeitura de Friburgo não tem estrutura para bancar isso. Só se fizer um convênio bem feito, e até pode haver dinheiro, mas às vezes pode não ter o mais importante: um bom corpo docente, um bom laboratório e eu acho que é um custo muito alto.”

Carlos Roberto Henriques Costa, 73, geólogo, Parque Residencial Solares


"É importante, uma boa medida. Muitos jovens aqui da cidade têm que sair, ir para o Rio de Janeiro, Petrópolis, ou outra cidade mais longe atrás de recursos que não encontram em Friburgo. É uma opção para os estudantes se formarem na própria cidade. Se vão continuar por aqui é difícil prever. Só Deus sabe. E é uma boa aproveitar o prédio da Fábrica Ypu, um local que está praticamente abandonado.”

Ernesto Ângelo, 74, porteiro, Olaria

 

 

 

 


"Com certeza. Friburgo já está precisando urgentemente de uma faculdade de medicina, é um centro de referência, uma cidade universitária e com uma faculdade de medicina, então, vai ser um espetáculo, uma beleza: turismo, comércio, economia, tudo. Vai ser muito bom. E aquele prédio da Fábrica Ypu está lá se degradando e a melhor coisa que a Prefeitura pode fazer é justamente isso, aproveitar o prédio para fazer a faculdade de medicina.”

Davi Gomes Nogueira, 69, advogado, Centro



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade