OPINIÕES - Dia dos Namorados: pra você, amar é...

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969
por Jornal A Voz da Serra

Quem tem mais de 30 anos certamente se recorda da famosa série de tirinhas "Amar é...”, criada pela cartunista neozelandesa Kim Casali, que se tornou uma verdadeira coqueluche entre os anos 70 e 80 e chegou a estampar todo tipo de objeto pessoal ao redor do mundo, desde agendas pessoais a roupas de cama.

Passados todos esses anos, as tirinhas talvez tenham saído de moda — e o próprio conceito de amar tenha se tornado algo um tanto mais complexo. Em constante adaptação aos novos tempos, no entanto, este verbo curto e mágico continua motivando e tocando as pessoas de maneiras tão intensas quanto pessoais. E foi em clima de Dia dos Namorados que A VOZ DA SERRA foi às ruas para ouvir o que é amar na atualidade.

 

 

"Para mim, amar é tudo. É ter Deus no coração, ter paz, alegria! Viver a vida com muita emoção, renovando as esperanças a cada dia! Para os jovens que estão querendo formar uma nova família, eu desejo que eles se amem antes de tudo. Amem-se! Amar é doar-se! Sem esquecer que ninguém ama o outro se não amar antes a si mesmo. Meu casamento durou praticamente 50 anos e foi até o passamento de meu marido. Eu desejo que todos sejam felizes como eu fui e continuo sendo.”

Lenia Izabel Iecker Sancho


 

 "Amar é companheirismo, é viver bem, é respeitar um ao outro... É ter cumplicidade e carinho.”

Louise Abreu e Caíque Machado 


 

 

 

 

 

 

 

 

"Amar não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. É encarar a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. Amar só é lindo quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser. Mesmo solteiro, acredito no amor, pois quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, porque tudo passa a acontecer dentro de nós.”

Felipe Mello Rodrigues


 

 

"Para mim, amar é sempre cuidar um do outro, conservar sempre o respeito. É proteger no dia a dia, não perder o carinho e o cuidado. É provar o amor todos os dias. É dedicação.”

Tâmara Manhães Rocha 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Amar é muito bom! Nós vamos fazer 60 anos de casados e não existe segredo para conviver não! Simplesmente é preciso ter colaboração e entendimento. Um tem que entender o outro, sempre. Compreensão é tudo.”

Décio Schuabb e Zilda Rosa Martins Schuabb, casados há quase 60 anos 


 

 

 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 

"É uma explosão de sentimentos! É inexplicável, não tem como explicar o que é o amor. Você apenas sente e não entende, não tem outra explicação.”

Nathalia Miranda e Iasmin Freiman Marques


 

 

 

 

 

 

 

 

"Definir o amor hoje em dia está meio difícil, mas eu acho que é paz, é união, é um pensar no outro. O cuidado, o carinho, o respeito... Tudo isso é amor.”

Amor em família: Gisela Siqueira Vogt (d), ao lado do irmão Richard, da sobrinha Viviane e dos sobrinhos-netos 


 

 

 

"Companheirismo, dedicação, paciência, compreensão e, acima de tudo, gostar um do outro. Amar é ir além do cônjuge e amar a família como um todo. Minha esposa é uma pessoa muito especial, e não é à toa que estou com ela há 20 anos e temos duas filhas.”

Lúcio C. Pereira e Daniela da Cunha, casados há 20 anos 


 

 

 

 

 

 

"Ah, amar é tão grande, né? Acho que hoje em dia, com essa vida tão corrida, as pessoas muitas vezes não prestam a devida atenção umas nas outras, e para amar é preciso sentir. Talvez sentir dê trabalho, tome tempo... Eu acho que amar está relacionado a carinho, mas é preciso saber como ser carinhoso. E para isso você tem que prestar atenção à outra pessoa. É muito complicado, amar não é uma coisa só. Amor é simples, e ao mesmo tempo é o mais complexo que nós temos. Amor não é só isso de olhar, querer e desejar. Amar é prestar atenção, mesmo em meio à correria do dia a dia.”

Maria Fernanda Neves do Carmo 


 

"Amar é ter dedicação, é ter paciência, cumplicidade. A cumplicidade é o que mantém tudo unido. No meu caso, sendo bombeiro, o amor é algo que vem desde a profissão. Tem que haver respeito, tem que ter parceria, porque conviver a dois não é fácil. É preciso ser tolerante e levar para o relacionamento tudo o que ajude a conviver bem no dia a dia.”

João Paulo Mori e Antônia Carvalho Mori, casados há 21 anos 


 

 

 

 

 

"Acho que o primeiro amor que nós experimentamos é pela família. Amar não é apenas algo restrito ao casal, mas a um grupo maior de pessoas. Os amigos e, antes de tudo, a família. Amar é compreensão, é reciprocidade, é carinho.”

Beatriz Teixeira e Matheus Viegas, amor entre amigos



TAGS:
Publicidade