OPINIÕES - Após a limpeza, o que deve ser feito para começar a reconstruir a cidade?

terça-feira, 01 de fevereiro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Amine Silvares

É hora de arregaçar as mangas e começar a reconstruir o que foi perdido em Nova Friburgo. A reportagem de A VOZ DA SERRA foi às ruas para saber a opinião das pessoas em relação ao que deve ser feito primeiro, após a limpeza da cidade.

“Acho que tem que começar pelas casas para as pessoas que ficaram desabrigadas. Ainda tem muita gente nas escolas, pois não tem lugar pra ir. E começar a consertar o que foi estragado, as pontes, as escolas. Mas, primeiro, as casas para quem está desabrigado, fora de lugares perigosos. Ver onde aconteceu tudo e impedir as construções.”

Sirlete Pacheco, 45 anos, zeladora, Conselheiro Paulino

“Para reconstruir a cidade, primeiro, quem perdeu as casas e que está precisando. Depois, postos de saúde e focar na saúde.”

Érica Souza, 30 anos, costureira, Catarcione

“O problema é que os governantes estão deixando na mão do governador, e não é isso. Eles têm que ver o Plano Diretor. Tem muitas pessoas preocupadas com as doações e tem muita gente se aproveitando delas, gente que não precisa. Acho que tem que dar prioridade às áreas que estão isoladas, porque a cidade está um pouco abandonada em certos pontos em relação ao Centro, com a atividade econômica no Centro, e não gira só em torno disso. Tem que haver uma preocupação maior com as pessoas que estão isoladas, desalojadas.”

Gabriela Machado Klein, 27 anos, assistente comercial, Conselheiro Paulino

“Primeiro, temos que acertar todos os serviços públicos, os órgãos públicos de saúde, educação, transporte e, posteriormente, verificar todas as formas de incentivo para os empregadores da cidade para que não haja mais problemas, mais recessão na economia de Nova Friburgo.”

Guilherme Cardoso, 39 anos, advogado, Cônego

“Tem muita coisa para ser feita. Acho que tem que começar pela conscientização dos moradores. Lixo nos lugares errados, construções em lugares perigosos. Depois, reconstruir as casas, pois tem muita gente desabrigada, muitas pessoas precisando.”

Junicéia Melo da Silva, 18 anos, garçonete, Vila Amélia

“Trabalho e renda. Criar empregos para manter o dinheiro circulando e trazer mais empresas para investir na cidade. Investimentos empresariais para movimentar Nova Friburgo. Além disso, esporte, para tirar a cabeça das pessoas da tragédia.”

Cristiano Paulo, 37 anos, estoquista, Olaria

“Precisa haver muitos investimentos em Nova Friburgo, para reerguer o comércio. Foram muitas perdas, principalmente para os pequenos empresários. Precisa haver movimento, e eles foram os mais prejudicados. Acredito que o turismo também precise ser incentivado, fazer um marketing positivo para a cidade.”

Gustavo Gonçalves Coelho, 21 anos, estudante, Centro

“Primeiro tem ser construídas as casas populares para o povo, para alojá-lo. Ver as áreas atingidas e fazer muros de contenção.”

Warley Ferreira, comerciante, Conselheiro Paulino

“Saúde deve ser prioridade, com certeza. Acho que saúde é tudo. Você investe na educação, mas, se não houver saúde, não há nem disposição para ir à escola.”

Íris Thurller Leal, 53 anos, professora, Tingly

“Primeiro, temos que descobrir se o nosso poder público é capaz de administrar o dinheiro que está sendo enviado. Depois, organizar as ações e planejar a reconstrução de cada setor. Construção de encostas e retirada das pessoas que moram em áreas de risco devem ser iniciativas constantes, porque as pessoas sempre voltam para esses lugares. Também acho necessária a publicidade positiva da cidade lá fora. Sem dinheiro entrando, vai ficar difícil reconstruir a Região Serrana.”

Fernando Lima, 35 anos, comerciante, Teresópolis

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade