Crianças que sofrem com lábio leporino ou fenda palatina vão ganhar uma oportunidade de corrigir o problema de graça. Numa bela iniciativa, o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Hospital do Fundão, vai receber a Operação Sorriso — uma ONG que atua desde 1982 com médicos voluntários que fazem cirurgias gratuitas em crianças em mais de 50 países. A triagem dos pacientes acontecerá nos dias 6 e 7, a partir das 8h. Os escolhidos para receber a operação e seus acompanhantes terão alojamentos.
De acordo com as estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 mil crianças nascem por ano no mundo com a fissura. Somente no Brasil, são mais de 5 mil. O problema traz diversas complicações como: dificuldades para se alimentar, falar, socializar ou, até mesmo, sorrir. Algumas crianças acabam excluídas, escondidas do contato social e rejeitadas. Na maioria dos casos, os pais não têm condições de pagar pela cirurgia que elas necessitam para ter uma vida normal.
Toda a ação da ONG é feita através de voluntariado. Ao todo, mais de 160 mil crianças já foram atendidas, sendo mais de 3.500 somente no Brasil. O Hospital do Fundão fica na Rua Rodolpho Paulo Roco 255, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Para mais informações sobre a instituição, seu trabalho, como ser voluntário, doações e como se beneficiar, o site é www.operacaosorriso.org.br, ou através dos telefones (21) 7152-3855 e (11) 3443-1710.
Deixe o seu comentário