Arquivo de Notícias
Operação Lei Seca apreende 11 veículos e realiza cinco prisões no fim de semana
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Atividades nas avenidas Roberto Silveira e Julius Arp foram marcadas por violência e tentativas de furar bloqueio
Os 11 veículos apreendidos pela operação Lei Seca no fim de semana passado não foram nenhuma novidade. O número, aliás, está abaixo dos resultados habituais, até mesmo por causa do mau tempo que reduziu o fluxo de veículos, especialmente na sexta-feira, 18. A novidade, a rigor, ficou por conta do tipo de comportamento exibido por motoristas e motociclistas diante da iminência da abordagem, que terminou por render cinco prisões.
"A maior surpresa desse fim de semana foi a violência partindo das pessoas abordadas”, afirmou o superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar. "Um foragido da justiça jogou a moto em cima da equipe da blitz. Ainda bem que tínhamos policiais do 11º Batalhão, pessoal do Detran e da Autarquia de Trânsito. Ele sentiu que seria abordado e tentou fugir, já que deveria estar preso, aí se desgovernou, bateu de frente e aí foi preso.”
As ocorrências, contudo, estavam apenas começando. "Mais tarde, ainda na sexta-feira, dois rapazes vieram pela Avenida Roberto Silveira e seus carros acabaram se tocando. Os dois, nitidamente alcoolizados, pararam os veículos e começaram a brigar na frente de todas as autoridades policiais. Também foram presos”, continuou o coronel.
Já no sábado, na operação da Avenida Julius Arp, as atividades foram marcadas por tentativas de fuga ou de furar o bloqueio. "No sábado houve muitas apreensões e muitas pessoas tentando fugir descaradamente. Duas motos apagaram as luzes e avançaram contra a equipe, por pouco escapando de atropelar os policiais. Esse tipo de atitude nos obrigou a montar cercos, e um desses motociclistas, menor de idade, acabou sendo encontrado instantes depois”, relatou Hudson de Aguiar.
A violência dos infratores chocou todos os envolvidos na operação. "Nós ficamos surpresos sim, porque o objetivo desse tipo de atividade é salvar vidas, é poupar o sofrimento de pais e familiares. Em certas épocas a gente observa que até 80% da ocupação de leitos em hospitais se deve a lesionados do trânsito. É preciso dividir o espaço público de forma harmoniosa e segura, e esse tipo de postura só nos leva a intensificar ainda mais as operações de fiscalização, e a intensificar as campanhas de educação”, concluiu o superintendente.
Saldo das operações do fim de semana: onze veículos apreendidos e cinco prisões realizadas
Leilão de carros apreendidos foi realizado com sucesso
Além das operações de fiscalização, o fim de semana foi marcado também pelo leilão de veículos apreendidos, que ajudou a liberar um pouco de espaço no pátio da autarquia. "O leilão foi um sucesso, os interessados compareceram em massa e tudo que foi colocado à disposição acabou sendo arrematado. Outro como este ainda deve ser realizado antes do fim do ano, porque nosso pátio de quatro mil metros quadrados está ficando pequeno para tantas apreensões. Apenas os dois carros importados é que não puderam ser vendidos porque ainda têm uma dívida ativa cuja responsabilidade deve cair sobre os antigos proprietários. Isso certamente será resolvido antes do próximo leilão”, ressaltou o coronel Hudson.
No leilão do dia 19 foram arrematados 294 lotes, entre carros, motos e sucatas
Moção Especial de Louvor
O vereador Marcio Damazio entregou no último dia 5 Moção Especial de Louvor à Associação de Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango), que atualmente conta com 19 produtores associados. A homenagem foi feita durante o Festival do Morango, no Friburgo Shopping, e entregue ao presidente da associação, Fernando Lima Hottz, e ao vice-presidente José Luiz Brantes. Vale lembrar que Nova Friburgo é considerada a maior produtora de morangos do estado.
87 novos procedimentos serão cobertos por planos de saúde
Itens deverão ser ofertados por todas as operadoras a partir de 2014. Medida inclui 37 medicamentos orais para tratamento de diferentes tipos de câncer
A partir de janeiro de 2014, os beneficiários de planos de saúde individuais e coletivos terão direito a mais 87 procedimentos, incluindo 37 medicamentos orais para o tratamento domiciliar de diferentes tipos de câncer e 50 novos exames, consultas e cirurgias. A medida é resultado de consulta pública realizada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e beneficia 42,5 milhões de consumidores com planos de saúde de assistência médica e outros 18,7 milhões consumidores com planos exclusivamente odontológicos. As novas incorporações foram anunciadas na última segunda-feira, 21, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o diretor-presidente da ANS, André Longo.
A principal novidade no rol de procedimentos da agência é a inclusão de tratamento para o câncer em casa, com medicamentos via oral. Serão ofertados medicamentos para o tratamento de tumores de grande prevalência entre e população, como estômago, fígado, intestino, rim, testículo, mama, útero e ovário. A terapia medicamentosa oral contra o câncer promove maior conforto ao paciente e reduz os casos de internação para tratamento em clínicas ou hospitais.
"Os planos de saúde serão obrigados a oferecer a seus beneficiários o que há de mais modernos no tratamento médico, como o caso de 37 novos medicamentos que serão incorporados ao tratamento do câncer. A mudança no rol dos medicamentos oferecidos pelos planos de saúde é um avanço importante para complementar o cuidado do paciente da saúde suplementar e é uma mudança importante no paradigma do que passa a ser obrigatório para os planos de saúde”, afirmou o ministro Alexandre Padilha.
O novo rol também contempla o cuidado integral à saúde e o tratamento multidisciplinar ao prever na cobertura obrigatória consulta com fisioterapeuta, além de ampliar o número de consultas e sessões de seis para 12 com profissionais de especialidades como fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional. Pacientes, por exemplo, que queiram se submeter à laqueadura, vasectomia, cirurgia bariátrica, implante coclear e ostomizados ou estomizados têm direito a 12 sessões de psicologia.
NOVOS PROCEDIMENTOS - Foram incluídas ainda 28 cirurgias por videolaparoscopia (procedimentos menos invasivos que reduzem os riscos para o paciente e o tempo de internação), além de tratamento de dores crônicas nas costas utilizando radiofrequência e tratamento de tumores neuroendócrinos por medicina nuclear. Também foi estabelecida a obrigatoriedade do fornecimento de bolsas coletoras intestinais ou urinárias para pacientes ostomizados. Além das bolsas também devem ser ofertados ao paciente os equipamentos de proteção e segurança utilizados conjuntamente com elas, como as barreiras protetoras de pele.
No rol odontológico passam a constar a realização de enxertos periodontais, teste de identificação da acidez da saliva; e tunelização (cirurgia de gengiva destinada a facilitar a higienização dentária).
"A inclusão de novos medicamentos e procedimentos não irá impactar em aumento das mensalidades pagas pelos usuários em 2014. Os reajustes nos planos de saúde em decorrência de ampliação do rol de procedimentos têm sido pequenos, já foram, inclusive, em alguns casos, nulos. Até porque, muitos desses novos medicamentos e procedimentos substituirão outros procedimentos já oferecidos e deverão diminuir o tempo de internação e melhorar o tempo de recuperação dos pacientes, como é o caso das cirurgias por videolaparoscopia e dos medicamentos orais para tratamento do câncer”, esclareceu o diretor-presidente da ANS, André Longo.
AMPLIAÇÃO – Além de inclusões, a ANS ampliou o uso de outros 44 procedimentos já oferecidos no rol da agência. Entre eles o exame pet scan, que passa de três para oito indicações: além de tumor pulmonar para células não pequenas, linfoma e câncer colo-retal, o exame passa a ser indicado também para a detecção de nódulo pulmonar solitário, câncer de mama metastático, câncer de cabeça e pescoço, melanoma e câncer de esôfago. O exame de angiotomografia coronariana também foi ampliado para pacientes de risco baixo e intermediário para doenças coronarianas, assim como a tomografia de coerência ótica — que agora também tem indicação coberta pelas operadoras para patologias retinianas, entre elas: edema macular cistoide, edema macula diabético.
A Resolução Normativa editada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) sobre o novo Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde foi publicada ontem, 22, no Diário Oficial da União. A medida é válida para consumidores com planos de saúde de assistência médica contratados após 1º de janeiro de 1999 no país e também para os beneficiários de planos adaptados à Lei nº 9.656/98.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário