(secom) - Em apoio a mais uma Operação Interior, deflagrada pelo Detran no feriado prolongado de 7 de setembro e que foi retomada na última quinta-feira, 8, com previsão de se estender durante todo este feriadão, a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) voltou a alertar os motoristas para que regularizem a situação de seus veículos junto ao órgão estadual, a fim de evitar problemas como apreensão e multas. Na última operação conjunta, no feriado do Dia da Independência, foram apreendidos 78 veículos em situação irregular em Nova Friburgo.
Mais uma vez o superintendente da Autran, coronel Hudson de Aguiar Miranda, explica que as operações de fiscalização dos inadimplentes do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), realizadas em 19 municípios do estado do Rio, têm caráter permanente. O Detran age em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv) e, no caso de Nova Friburgo, com a Autran. Na última terça-feira, 6, o diretor administrativo da Autran, André Luís S. Santos, participou da reunião, na sede do Detran, no Rio, para os ajustes finais dos detalhes da operação deste feriadão.
Regularizar situação dos veículos
Segundo André Luís, a maior preocupação está em alertar os motoristas para que procurem um posto do Detran e regularizem tanto a situação de seus veículos - com o pagamento do IPVA, vistoria e obtenção da documentação atualizada - quanto de suas habilitações, se for o caso. “Nosso intuito não é multar, não é apreender os carros e motos, mas conscientizar o condutor para que proceda da forma correta, colaborando para a redução do número de acidentes”, destacou André Luís.
O diretor informou ainda que o rigor com que as equipes atuaram na primeira Operação Interior surtiu o efeito desejado. Dados estatísticos foram apresentados pelo presidente do Detran, Fernando Avelino, na reunião de terça-feira, confirmando a redução no número de mortos em acidentes de trânsito em comparação ao mesmo período de 2008. O objetivo principal das blitzen é garantir que só estejam trafegando veículos em condições.
Os carros apreendidos em Nova Friburgo serão levados para o pátio da Autran, em Olaria. Mas os motoristas deverão procurar a Ciretran – Avenida dos Ferroviários s/nº, Duas Pedras – para iniciar o processo de liberação do veículo.
Deixe o seu comentário