Ônibus intermunicipais: decisão sobre pontos de parada ainda indefinida

Usuários pedem ampliação do trajeto, mas definição depende do Plano de Mobilidade Urbana, que está em fase de licitação na prefeitura
sábado, 23 de junho de 2018
por Paula Valviesse
O ponto nas proximidades da Igreja Luterana (Fotos: Henrique Pinheiro)
O ponto nas proximidades da Igreja Luterana (Fotos: Henrique Pinheiro)

Um ano depois de ser selado um acordo entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro (Detro), o embarque e o desembarque de passageiros dos ônibus intermunicipais no Centro de Nova Friburgo permanece sem conclusão. Das paradas definidas por meio de um estudo feito em conjunto pelo Detro e a prefeitura, algumas alterações entraram em vigor, como a reativação do desembarque de passageiros dos coletivos oriundos dos municípios vizinhos do Centro-Norte do estado na Avenida Rui Barbosa, em frente ao Hospital Municipal Raul Sertã, e na Avenida Euterpe Friburguense para as linhas que ligam Cachoeiras de Macacu, Macaé e Rio das Ostras a Friburgo.

Contudo, para muitos passageiros, a distância entre um ponto e outro e até do centro comercial, econômico e financeiro do município ainda é grande. “Os ônibus que vem das cidades vizinhas como Bom Jardim, Cordeiro e Macuco, por exemplo, poderiam voltar a fazer o percurso antigo com o prolongamento do itinerário até a Praça Marcílio Dias, no Paissandu. Isso permitiria um maior acesso ao centro e aos bairros do entorno. O Perissê, por exemplo, é perto com relação ao Paissandu, mas para quem desembarca no Suspiro a opção é pegar um ônibus municipal, pagando mais uma passagem”, ressalta a professora Michele Barbosa Braga, de 26 anos.

“Moro em Bom Jardim e visito com frequência a minha mãe em Cachoeiras de Macacu. Pelo menos três vezes por mês preciso desembarcar no Suspiro e ir à pé até o Paissandu para pegar o outro ônibus. Antes era só descer no ponto [na Avenida Galdino do Vale Filho] e aguardar. Com bolsas e malas, especialmente em dias de chuva ou à noite é complicado. Seria bom se os ônibus (intermunicipais) voltassem a passar pelo Paissandu”, comenta a vendedora Leidiane Dutra Tardin, 39 anos.

A solicitação dos usuários está na proposta apresentada em março de 2017. Conforme anunciado pelo secretário de Ordem e Mobilidade Urbana, à época Luiz Filipe Laginestra, o trajeto teste para os ônibus provenientes da região Centro-Norte inclui os desembarques nos pontos em frente ao Raul Sertã, a Praça do Suspiro e, no Paissandu, o retorno do desembarque na Avenida Padre Roberto Sabóia de Medeiros, onde existe um recuo. Além disso, os coletivos ganhariam um novo ponto para embarque na Avenida Euterpe Friburguense.

E para os coletivos vindos da região Sul, feita a alteração que permite o desembarque no Suspiro, fica pendente a decisão sobre o embarque, que atualmente só pode ser feito na parada final (ao lado da Igreja Luterana). “Sou de Papucaia [distrito de Cachoeiras de Macacu] e o ideal seria na volta poder pegar o ônibus no Suspiro, como antigamente”, diz o professor de Educação Física, Rodrigo Lima, 24 anos.

Segundo o Detro, cabe às prefeituras determinar os pontos de parada dos ônibus municipais e intermunicipais e informar ao órgão. No caso do acordo realizado no ano passado, houve a participação do órgão em função das solicitações dos usuários de transporte coletivo.

Sobre a questão a prefeitura informou que a definição final sobre as paradas de ônibus intermunicipais nos pontos do centro da cidade passa pela avaliação do Plano de Mobilidade Urbana, que está em fase de licitação. De acordo com o Executivo, esse estudo está previsto para acontecer nos próximos 60 dias e, uma vez licitado e contratado, a execução deve ser concluída em oito meses.

O governo municipal também ressaltou que o ponto em frente ao Hospital Municipal Raul Sertã, está sendo utilizado pelos coletivos que vêm da região Centro-Norte e que fazem sua parada final atrás do Clube do Xadrez. E que os coletivos vindos da região do Sul vão até a Rodoviária Norte e depois fazem a sua parada final próximo à Igreja Luterana. E ainda de acordo com a prefeitura, as empresas de ônibus estão cumprindo com a parte no acordo.

A discussão sobre os pontos de embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais vem se arrastando desde maio de 2015, quando entrou em vigor a determinação de que os coletivos não poderiam mais acessar o centro, limitando o trajeto aos terminais rodoviários. Em julho do mesmo ano, com a forte insatisfação dos usuários, foram estabelecidos os pontos do Clube Xadrez e da Igreja Luterana. Já em 2017 a prefeitura firmou o novo acordo, ampliando as permissões de parada.

Co-autor do projeto de lei sobre embarque e desembarque de ônibus intermunicipais nos pontos em vias estaduais existentes nos municípios, o deputado estadual Wanderson Nogueira, enfatiza a necessidade de uma elucidação da questão por parte do poder público municipal. “Essa batalha representa a integração de toda a região, o direito de ir e vir dos usuários, questões econômicas do comércio friburguense e, acima de tudo, a oportunidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Nos manifestamos quando foi necessário, fizemos diversas audiências públicas ouvindo as pessoas, estivemos nas rodoviárias, conversamos com o ex-prefeito, com o Detro, secretário de transportes estadual da época, apresentamos lei na Alerj que não teve sucesso. Dialogamos com o prefeito Renato Bravo antes mesmo dele assumir a prefeitura. Fizemos tudo o que pudemos para resgatar o embarque e desembarque no Centro. Conseguimos uma vitória parcial com todo esse movimento que foi a retomada de alguns pontos, mas ainda não consideramos o ideal”, avalia o deputado.

 

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