Ônibus: gratuidade de usuários entre‭ ‬60‭ ‬e‭ ‬64‭ ‬anos‭ somente com Riocard

Gestor administrativo da Faol explica razão da medida; autor da lei municipal faz sua avaliação
quarta-feira, 16 de março de 2016
por Márcio Madeira
A medida tem provocado longas filas na sede da RioCard na Rua Ernesto Brasílio (Foto: Henrique Pinheiro)
A medida tem provocado longas filas na sede da RioCard na Rua Ernesto Brasílio (Foto: Henrique Pinheiro)

O aguardado cumprimento da Lei Orgânica Municipal em relação à gratuidade no transporte coletivo friburguense a quem tem entre‭ ‬60‭ ‬e‭ ‬64‭ ‬anos,‭ ‬anunciado no último fim de semana,‭ ‬foi rapidamente seguido de uma nova polêmica:‭ ‬a necessidade de cadastramento através de cartão específico fornecido gratuitamente pela RioCard,‭ ‬ao contrário do que acontece com os passageiros com‭ ‬65‭ ‬anos ou mais que viajam nos ônibus sem pagar passagem apresentando ao motorista ou cobrador somente a carteira de identidade.

A aplicação desta medida,‭ ‬acordada anteriormente junto à Prefeitura,‭ ‬foi fiscalizada em alguns dos principais pontos de ônibus da cidade,‭ ‬gerando indignação entre passageiros e o autor da emenda à LOM que determina a gratuidade,‭ ‬vereador Professor Pierre.‭ ‬A fim de esclarecer as razões do cadastramento,‭ ‬uma reunião entre o parlamentar e o gestor administrativo da Faol,‭ ‬Adaílton Sena,‭ ‬foi agendada na manhã desta quarta-feira,‭ ‬16,‭ ‬na própria unidade da RioCard em Nova Friburgo.

Por que cadastrar

De acordo com Adaílton,‭ ‬o cadastramento é importante para fornecer informações precisas sobre custos e demandas necessárias à prestação de um serviço de qualidade.‭ “‬Houve esta semana o aumento da tarifa relativo aos custos do ano passado e foi imposto pela Prefeitura que a Faol cumprisse o que determina a emenda à Lei Orgânica feita pelo vereador Professor Pierre.‭ ‬A concessionária está cumprindo o que foi determinado pelo poder concedente,‭ ‬e agora,‭ ‬daqui até o próximo reajuste,‭ ‬todas estas custas vão ter que ser mensuradas.‭ ‬Porque tem que haver uma fonte de custeio,‭ ‬que hoje não existe.‭ ‬Então a Prefeitura vai ter um ano para se estruturar,‭ ‬para que haja essa fonte,‭ ‬e a Faol terá que‭  ‬apresentar a conta.‭ ‬Tanto de combustível,‭ ‬como peças,‭ ‬insumos,‭ ‬e o total de gratuidade de usuários entre‭ ‬60‭ ‬e‭ ‬64‭ ‬anos‭”‬,‭ ‬observou Adaílton.

Ele disse ainda que se a empresa de ônibus não tiver esse controle terá que trabalhar com uma estimativa,‭ ‬e aí poderá acabar prejudicando a população ou a própria empresa.‭ ‬Ao passo que tendo um sistema perfeito,‭ ‬não haverá este tipo de dúvida.‭ ‬O número será conhecido,‭ ‬e se não for criada a fonte de custeio,‭ ‬o valor vai ter que ser repassado para a tarifa.‭

“Ainda não sabemos qual é o tamanho dessa população.‭ ‬Temos uma estimativa do IBGE datada de‭ ‬2010‭ ‬que fala em‭ ‬5%‭ ‬da população nesta faixa dos‭ ‬60‭ ‬aos‭ ‬64‭ ‬anos,‭ ‬mas nós não sabemos quantos são usuários do sistema.‭ ‬E é evidente que existem os casos daquelas pessoas que percorriam trajetos curtos a pé,‭ ‬e agora vão utilizar os ônibus.‭ ‬Por isso,‭ ‬o cadastramento é importante também para a empresa mensurar sua capacidade de frota.‭ ‬Ou seja:‭ ‬até mesmo para poder prestar um bom serviço,‭ ‬sem lotação excessiva dos ônibus,‭ ‬nós precisamos desse número.‭ ‬Nós já temos certa dificuldade com os‭ ‬maiores de‭ ‬65,‭ ‬porque eles não têm essa necessidade e fogem um pouco a esse controle.‭ ‬Agora temos a faixa entre‭ ‬60‭ ‬e‭ ‬64,‭ ‬que é uma novidade.‭ ‬A gente não sabe o tamanho dela‭”‬,‭ ‬acrescentou Adaílton.

Abusos

Outro argumento apontado em favor da adoção do cartão foi o combate as tentativas de fraude.‭ “‬Desde antes da lei do Professor Pierre,‭ ‬já com a gratuidade a quem tem mais de‭ ‬65‭ ‬anos,‭ ‬todos os dias nos deparamos com fraudes no sistema,‭ ‬de pessoas com carteiras adulteradas,‭ ‬outras se valendo da aparência para tentar viajar sem pagar.‭ ‬E quando casos assim são identificados,‭ ‬geralmente a pessoa sai e deixa a carteira adulterada com o motorista.‭ ‬Diariamente nós encontramos esse tipo de fraude,‭ ‬e com cartão esperamos inibir essas práticas e garantir que o direito possa ser exercido por quem realmente tem direito a ele‭”‬,‭ ‬explicou Adaílton.

Filas

A implantação do sistema por cartão,‭ ‬todavia,‭ ‬tem provocado longas filas na sede da RioCard na Rua Ernesto Brasílio.‭ ‬O gestor administrativo da Faol explica o que está sendo feito para agilizar o atendimento.‭ “‬Desde desta quinta-feira,‭ ‬17,‭ ‬o atendimento será ampliado em duas horas,‭ ‬passando a ser das‭ ‬8h às‭ ‬18h.‭ ‬Atualmente são realizados‭ ‬200‭ ‬atendimentos ao dia,‭ ‬mas nosso objetivo é de que este número possa subir a‭ ‬500‭ ‬em‭ ‬breve.‭ ‬Atualmente temos entre quatro e cinco atendentes trabalhando no limite da estrutura física.‭ ‬A Rio Ônibus,‭ ‬no entanto,‭ ‬mandou mais equipamentos,‭ ‬e a Faol cedeu pessoal para ajudar no cadastramento.‭ ‬Obviamente vamos precisar de algo entre três a quatro dias para que essas pessoas sejam treinadas e possam começar gradativamente a dar maior agilidade.‭ ‬Esperamos que a partir do meio da semana que vem já estejamos fazendo um número bem maior de atendimentos,‭ ‬e naturalmente isso irá coincidir com uma queda‭ ‬do fluxo de interessados,‭ ‬uma vez que a divulgação na mídia provocou uma grande procura nestes últimos dias‭”‬,‭ ‬garantiu Adaílton.

É importante destacar que o acordo firmado com a Prefeitura‭ ‬anteriormente deu‭ ‬30‭ ‬dias‭ ‬a empresa Faol preparasse todo o sistema,‭ ‬mas‭ ‬imediatamente‭ ‬foi iniciada‭ ‬a emissão dos cartões para os maiores de‭ ‬60‭ ‬anos.‭ ‬Até o fim do experiente de terça-feira,‭ ‬15,‭ ‬já haviam sido‭ ‬emitidos‭ ‬mais de‭ ‬200‭ ‬cartões,‭ ‬e desde então tem sido feitos cerca de‭ ‬20‭ ‬atendimentos por hora.‭ ‬O leitor‭ ‬Carlos Moura sugere ainda que o atendimento seja feito‭ ‬também‭ ‬aos sábados,‭ ‬a fim de atender a usuários do sistema que não podem se cadastrar durante o horário comercial.

Avaliação do vereador

Autor da emenda que concedeu a gratuidade e principal voz a cobrar o respeito à Lei Orgânica,‭ ‬o vereador Professor Pierre lembrou a importância de assegurar o quanto antes o direito à toda a população na faixa entre‭ ‬60‭ ‬e‭ ‬64‭ ‬anos,‭ ‬mas também mostrou-se favorável a combater qualquer forma de fraude ao sistema.

‭“‬Primeiramente a lei tem que ser cumprida.‭ ‬Finalmente,‭ ‬uma lei que é de‭ ‬2012,‭ ‬está sendo posta em prática para favorecer a parte da população que pode exercer esse direito.‭ ‬Claro que‭ ‬temos a legislação que assegura o acesso direto aos ônibus,‭ ‬e essa semana eu tive que fazer uma fiscalização porque as pessoas estavam procurando o posto da RioCard,‭ ‬e ele não estava dando conta deste atendimento por conta da demanda.‭ ‬Isso é compreensível.‭ ‬Houve então uma cobrança do Poder Legislativo através da minha ação para que fosse dada uma solução‭”‬,‭ ‬atestou o vereador.‭

Ele lembra ainda que a partir de então surgiu o‭ ‬compromisso da RioCard e da Faol‭ ‬para assegurar o mais rápido possível o acesso ao direito através da ampliação do atendimento no posto da RioCard,‭ ‬através da otimização e do quantitativo da equipe,‭ ‬de modo que isso possa ser mais rápido.‭ ‬“Eu questionei muito o impedimento de acesso através da apresentação de documento de identidade,‭ ‬mas a empresa me apresentou seus argumentos.‭ ‬Especialmente agora,‭ ‬que na maioria dos coletivos o‭ ‬cobrador‭ ‬fica‭ ‬próximo ao motorista,‭ ‬algumas pessoas aproveitam o momento do desembarque para entrar,‭ ‬e andam de ônibus gratuitamente sem ter este direito assegurado em lei.‭ ‬Esse é um problema que tanto para a empresa quanto para quem de fato tem este direito,‭ ‬e‭ ‬não podemos‭ ‬assinar embaixo de situações que visam algum tipo de burla à legislação.‭ ‬Tudo aquilo que puder proteger o direito dos idosos acima de tudo,‭ ‬e ao mesmo tempo combater atitudes fraudulentas,‭ ‬deve ser apoiado.‭ ‬Apesar de este não ser o ponto de vista da legislação,‭ ‬essa foi uma linha de bom senso à qual chegamos,‭ ‬para que pudesse haver um entendimento.‭ ‬Desde,‭ ‬é claro,‭ ‬que este atendimento fosse ampliado de modo a garantir o exercício do direito o mais rápido possível a esta parte da população que já espera há muito tempo‭”‬,‭ ‬resumiu o vereador Professor Pierre.

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