Ônibus do projeto de combate à violência contra mulher faz primeira parada em Nova Friburgo

quarta-feira, 18 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Ônibus do projeto de combate à violência contra mulher faz primeira parada em Nova Friburgo
Ônibus do projeto de combate à violência contra mulher faz primeira parada em Nova Friburgo

Nova Friburgo foi o primeiro município do estado a receber o ônibus do projeto "Mulheres em Situação de Violência no Campo e na Floresta”, coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. O veículo começou ontem, 17, a percorrer as cidades do interior do estado para levar iniciativas de prevenção e enfrentamento às ações de violência contra a mulher. 

A primeira parada do ônibus — adquirido por meio de uma parceria firmada em 2013 entre os governos estadual e federal — foi em Nova Friburgo e contemplou moradoras de Conselheiro Paulino e do condomínio Terra Nova. "O Centro de Referência foi o facilitador para que a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro a receber o ônibus deste projeto fosse Nova Friburgo. Em decorrência dos números de violência doméstica e familiar em Conselheiro Paulino, o distrito foi o escolhido para inaugurar o serviço”, destacou a coordenadora do Centro de Referência da Mulher de Nova Friburgo (Crem), Rosângela Cassano. 

A ação, realizada das 10h às 16h, movimentou a Praça Lafayette Bravo Filho. "Além dos atendimentos jurídicos e psicológicos, a comunidade participou e muitas dúvidas foram sanadas. Professores saíram das escolas e vieram pedir informações e pegar material e o pessoal do comércio também”, disse Rosângela. Além da praça, o ônibus também esteve no condomínio Terra Nova, das 13h às 15h. "Fomos muito bem recepcionados pela comunidade. As crianças fizeram questão de visitar o ônibus e pediram nosso material para levar a seus familiares”, afirmou a coordenadora do Crem. 

Visitas programadas até novembro

À frente da ação estava a assistente social e coordenadora do projeto unidade móvel, Luzinete Araújo, acompanhada de sua equipe e de várias instituições e entidades locais. Além do Crem, apoiaram a iniciativa: Cras Conselheiro Paulino, Centro de Cidadania LGBT Serrana I, Casa da Criança, OAB Mulher e Polícia Militar. "Estamos trabalhando para que o ônibus venha a cidade uma vez por mês e visite um distrito diferente. Os próximos da lista são os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra”, explica a coordenadora do Crem.

Vale destacar que a iniciativa contempla dez municípios e conta com dois ônibus, que têm visitas programadas até novembro de 2015. Os dois veículos custaram R$ 1,1 milhão e levam serviços de segurança, saúde, justiça e assistência social às mulheres. Cada unidade é equipada com duas salas de atendimento, computadores, geradores de energia, ar-condicionado, projetor externo para telão, toldo, 50 cadeiras, copa e banheiros adaptados. As unidades também têm função educativa, através da promoção de palestras e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha e sua aplicação. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Violência | violência contra a mulher | Mulher
Publicidade